Entenda a importância do cuidado com a saúde bucal da gestante

4 minutos para ler

A gestação é um período intenso, marcado por várias consultas e exames médicos. Mas sabia que também é preciso incluir nessa agenda o acompanhamento odontológico? É importante ter atenção especial à saúde bucal da gestante para evitar problemas, inclusive para o bebê.

Quer entender melhor por que a grávida deve redobrar a atenção com o sorriso? Neste post, descubra os principais cuidados com a saúde bucal que ela deve ter e os benefícios das visitas periódicas ao dentista!

Por que a grávida deve redobrar a atenção com a saúde bucal?

Quando a mulher engravida, ela passa por muitas alterações no organismo, principalmente por conta dos hormônios. É comum que ela tenha azia e vômitos, o que deixa a boca mais ácida e mais suscetível à gengivite e a cáries.

A gengivite é uma inflamação nas gengivas, que as deixa mais sensíveis e doloridas. É um quadro que, quando não tratado, pode evoluir para uma infecção mais série, a periodontite, atingindo, assim, os tecidos de sustentação do dente.

É necessário ter atenção especial com a saúde bucal da gestante, pois problemas periodontais podem ocasionar o parto prematuro. Por isso, o acompanhamento do dentista nessa fase é essencial.

Outra mudança que pode surgir nesse momento é o desejos intenso por doces, o que também contribui para o surgimento da cárie dentária.

Vale ressaltar que, especialmente no primeiro trimestre de gestação, muitas mulheres podem sentir enjoos na escovação, não conseguindo fazer a higienização adequada.

Quais são os principais cuidados da saúde bucal da gestante?

É fundamental que a grávida tome uma série de cuidados com a saúde bucal, como:

  • sempre escovar os dentes após as refeições e antes de dormir;
  • não se esquecer de passar o fio dental para retirar restos de alimentos da linha da gengiva e do espaço entre os dentes;
  • adotar uma dieta equilibrada, principalmente moderando o consumo de doces;
  • fazer o check-up no dentista.

Qual é a importância de fazer as visitas periódicas ao dentista?

Os cuidados de saúde bucal da gestante incluem medidas para realizar em casa e visitas periódicas ao dentista. O melhor período para a consulta é o segundo semestre da gravidez, visto que os enjoos diminuem e a barriga ainda não tem um tamanho que incomoda.

Na consulta de rotina, o dentista realiza uma avaliação bucal completa, faz a limpeza e aplicação de flúor. Caso seja necessária alguma intervenção, a gestante pode ficar tranquila. Nesse caso, ela precisa contar ao dentista a sua condição para que ele utilize um anestésico especial, que não faça a constrição dos vasos sanguíneos.

Em relação ao raio-X, é importante evitar esse procedimento e só realizá-lo em casos de urgência odontológica. Se for essa a situação, saiba que o dentista tomará todas as precauções para proteger o bebê.

Em resumo: o ideal é que a mulher tenha o hábito de fazer o check-up odontológico para, quando engravidar, saber que seus dentes e gengivas estão saudáveis!

Viu só como é necessário ter um olhar especial para a saúde bucal da gestante? É uma maneira de a mulher garantir um sorriso saudável e evitar uma série de problemas que poderiam prejudicar o bebê.

Gostou das informações? Quer entender mais sobre o assunto? Confira quais são os 4 problemas bucais que mais aparecem na gravidez!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-