7 vantagens do aparelho ortodôntico transparente

6 minutos para ler

Se você tem má oclusão, isto é, dentes desalinhados ou disfunções na mordida, precisa usar um dispositivo para a correção estética e funcional. O problema é que muitas pessoas não estão dispostas a utilizar peças e fios metálicos na boca, além de borrachinhas. A solução para esse caso é o aparelho ortodôntico transparente.

Esse tipo de aparelho é muito mais discreto, além de confortável e higiênico. Logo, ele é bastante procurado por adultos que desejam ter dentes bonitos sem, com isso, precisar exibir um sorriso metálico. Podendo ser fixo ou removível, tal dispositivo ortodôntico garante, inclusive, um tratamento mais rápido que a opção convencional.

Neste post, vamos mostrar quais são as 7 principais vantagens do aparelho ortodôntico transparente e dar dicas para você acertar na escolha do dispositivo. Acompanhe!

Quais os benefícios do aparelho ortodôntico transparente?

Ainda está em dúvida se deve ou não utilizar aparelho ortodôntico transparente? Se sim, confira a seguir as principais vantagens desse dispositivo!

1. É discreto

A discrição, sem dúvida, está entre as principais vantagens do aparelho transparente. Não à toa, ele é o preferido dos pacientes adultos. Os dispositivos feitos de safira, por exemplo, são translúcidos, logo, praticamente invisíveis. Vale destacar que as opções removíveis são confeccionadas conforme a arcada dentária de cada pessoa — isso também faz com que elas sejam mais discretas.

2. Tem as mesmas funcionalidades que os metálicos

Os aparelhos dentários transparentes garantem resultados tão bons quanto os convencionais, portanto, não tenha receio de optar por eles. A única diferença está no material utilizado durante a confecção, o qual substitui os bráquetes de metal. Além disso, há modelos que dispensam até mesmo o uso de borrachinhas.

3. É tão resistente quanto a opção convencional

Engana-se quem pensa que os aparelhos ortodônticos transparentes são menos resistentes que os metálicos. Isso não é verdade. Muitos deles são feitos em porcelana ou porcelana monocristalina, materiais que, além de oferecerem resistência, são esteticamente bonitos. Aliás, a porcelana monocristalina é translúcida, por isso, fica praticamente imperceptível quando colada ao dente.

4. É mais confortável

Uma reclamação de muita gente que usa aparelho é o surgimento de feridas nas gengivas e mucosas. Os aparelhos transparentes removíveis são a solução para evitar esse problema. Trata-se de um conjunto de moldes, fabricados de acordo com a arcada dentária do paciente, logo, não requerem o uso de bráquetes, fios e borrachinhas. Por esse motivo, eles são muito mais confortáveis que os dispositivos fixos.

5. Facilita a higiene bucal

Por falar em aparelho removível, trata-se de uma opção muito mais higiênica, já que ele pode ser retirado na hora da escovação. Sendo assim, não há o risco de restos de alimentos acumularem nos dentes. Da mesma maneira, esses dispositivos facilitam a higienização bucal e dispensam o uso de acessórios específicos para aparelho, como o passa fio.

Outra coisa: os aparelhos transparentes removíveis ajudam na prevenção de doenças bucais, como cárie, mau hálito e inflamação nas gengivas. Portanto, se você tem condições de investir nessas opções, converse com o seu dentista e, se ele apoiar o uso, vá em frente. Sem dúvida, o custo-benefício compensa.

6. Garante um resultado mais rápido

Você já ouviu falar nos aparelhos autoligados transparentes? Eles têm bráquetes em formato diferenciado, além de fio termoativado, que dispensa o uso de borrachinhas. Devido à tecnologia empregada na confecção desse dispositivo, o tempo de tratamento pode ser mais acelerado em comparação com as alternativas convencionais.

7. Requer menos manutenção

Tanto o aparelho autoligado quanto o removível, ambos transparentes, exigem menos manutenção. O primeiro, principalmente, por causa do fio termoativado, que é bastante eficiente e dispensa o emprego de elásticos, facilitando, inclusive, a higienização bucal.

Já o segundo porque é o próprio paciente quem faz a troca do aparelho, de acordo com o conjunto de moldes que tem em mãos e a orientação do dentista. Nesse caso, em particular, as visitas mensais ao consultório para a realização de manutenção não são necessárias.

Como acertar na escolha do aparelho ortodôntico?

Você já conhece os benefícios do aparelho ortodôntico transparente, mas, entre as opções disponíveis, sabe dizer qual é a melhor? Fique de olho nas nossas dicas para fazer uma escolha acertada!

Opte por um dispositivo de qualidade

Antes de decidir pelo aparelho simplesmente porque ele é discreto e até “bonito”, certifique-se de que é confeccionado com materiais de qualidade. O policarbonato, por exemplo, corre o risco de manchar, comprometendo a estética do seu sorriso. Logo, se optar por ele, terá de restringir muito sua alimentação. Nesse caso, a melhor alternativa são os dispositivos de porcelana ou safira.

Avalie a resistência do aparelho

A resistência do aparelho também precisa ser observada, afinal, se o material for muito fraco, poderá sofrer danos com os atritos e as forças da mastigação. O acetato e a porcelana são ótimas alternativas. Já o policarbonato é uma opção mais frágil, logo, requer uma atenção maior.

Fique atento aos cuidados de higiene e à alimentação

Os aparelhos ortodônticos transparentes também requerem cuidados. Eles precisam ser higienizados corretamente, sob o risco de restos alimentares acumularem na boca, propiciando o surgimento de doenças e comprometendo até mesmo o tratamento odontológico.

É necessário ter cuidado, ainda, com os tipos de alimentos consumidos, evitando aqueles que podem causar problemas, como os que contêm corantes. Nesse sentido, aliás, os dispositivos removíveis representam uma vantagem a mais sobre os fixos, já que podem ser retirados durante a higienização bucal.

Peça a orientação do seu dentista

Todo paciente que vai iniciar um tratamento ortodôntico precisa procurar um dentista de confiança, a fim de fazer uma avaliação cuidadosa da boca e da própria saúde. Além disso, o profissional especializado poderá tirar todas as dúvidas, apontando as vantagens e desvantagens de cada dispositivo e recomendando o melhor para você. É importante ouvir o que ele tem a dizer.

Como pôde perceber durante a leitura, o aparelho ortodôntico transparente oferece muitas vantagens sobre a alternativa convencional. Mas, para fazer a escolha certa, é fundamental optar por uma clínica odontológica séria e de confiança. Assim, você terá toda a tranquilidade e segurança para realizar o seu tratamento e conquistará o sorriso que sempre desejou.

Precisa colocar aparelho ortodôntico? Se sim, entre em contato com a Qualimplan! Estamos prontos para atender você.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-