Entenda por que é importante fazer a mastigação correta dos alimentos

4 minutos para ler

“Mastigue bem antes de engolir!”: quem nunca escutou essa frase quando pequeno, não é mesmo? Infelizmente, são poucas as pessoas que levam esse ensinamento para a vida toda, pois, embora simples, exige muita paciência e compromisso.

Na correria do dia a dia, realmente pode ser difícil mastigar devagar e engolir de modo correto. Temos milhares de responsabilidades em mente e às vezes nos esquecemos de que os detalhes são os que mais fazem diferença na vida da gente.

Afinal, a mastigação correta do alimento traz inúmeros benefícios para a nossa saúde e pode evitar uma série de complicações futuras. Conheça agora a importância desse hábito saudável!

Mastigação correta e sua importância

A mastigação é uma técnica que aprendemos desde pequenos, mas que muitas vezes não é efetuada corretamente: ora mastigamos só de um lado, ora mastigamos pouco antes de engolir. O certo é ter paciência, pois os benefícios são melhores do que podemos imaginar.

Ajuda na perda de peso

A mastigação bem-feita é aquela que possui um intervalo de 2 segundos entre cada “dentada”. A alimentação de um almoço, com isso, deveria durar 30 minutos em média. Alguns pensam que é muito, mas esse tempo é suficiente para que o alimento chegue no intestino em boa quantidade e o organismo sinta-se satisfeito.

Isso não ocorre quando a mastigação é rápida, e o indivíduo tende a comer em maior quantidade. Perceba então que a mastigação correta é ideal para aqueles que desejam perder peso.

Proporciona uma boa digestão

Ao mastigar bem, os alimentos são triturados em maior número, o que facilita a digestão. Aliás, é bom lembrar que a digestão começa na boca, com a ação da enzima ptialina (amilase salivar).

Essa substância serve como um “gatilho”, avisando o estômago que a comida está por vir. Dessa forma, o estômago produz os ácidos estomacais que vão agir sobre o alimento que, quanto mais triturado estiver, mais bem digerido será.

Permite uma maior absorção dos nutrientes

Isso é uma consequência direta da boa trituração dos alimentos. Como as enzimas digestivas vão atuar de melhor forma sobre os alimentos, a absorção dos nutrientes pelo organismo será mais bem aproveitada, reabastecendo os estoques energéticos de maneira saudável.

Fortalece os músculos do maxilar

A mastigação bem-feita deve ser realizada por todos os dentes e dos dois lados. Com isso, os músculos do maxilar se tornam resistentes e fortes para a trituração de alimentos mais duros, por exemplo. Além do mais, a saliva produzida por esse exercício auxilia na limpeza dos dentes e na prevenção de doenças.

Possibilita uma melhor degustação dos alimentos

Nós possuímos uma série de papilas gustativas, que estão distribuídas de maneira uniforme pela nossa língua. No entanto, elas não são estimuladas da mesma forma. Uma boa mastigação permite que a gente sinta o gosto da comida de forma intensa e usando todas as papilas.

Consequências da má mastigação

Quando mastigamos de forma correta, temos uma série de benefícios. Quando não o fazemos, entretanto, atraímos uma série de problemas, que podem ser difíceis de resolver no futuro.

A mastigação feita só por um lado, por exemplo, além de triturar os alimentos de forma ineficiente, força mais um lado do maxilar do que o outro, com possibilidades de ocasionar problemas na arcada dentária e até comprometer a deglutição.

Além disso, uma comida mal mastigada acaba acelerando o processo digestivo. Os ácidos não agem como deveriam, os nutrientes não são absorvidos e os alimentos caem muito rápido no intestino: tudo isso pode favorecer o aparecimento de gastrites, azia e má digestão.

A mastigação correta dos alimentos virou sinônimo de saúde. São vários os benefícios que obtemos com esse simples hábito e afastamos uma série de problemas indesejáveis. E lembre-se: visite regularmente o seu dentista para saber se sua mastigação está sendo efetuada da melhor maneira!

Agora que você já sabe como realizar uma mastigação correta, entenda o que provoca o ranger dos dentes nas pessoas!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-