O que comer após a extração do dente siso? Descubra agora!

3 minutos para ler

Para muitas pessoas, a extração do dente do siso é recomendada para evitar problemas mais adiante. Se esse é o seu caso, saiba que alguns cuidados são importantes para uma boa recuperação no pós-operatório. Por causa disso, surge a dúvida: o que comer após a extração do dente siso?

Nos sete primeiros dias, a dieta precisa ser líquida ou pastosa. Além disso, os alimentos devem ser consumidos na temperatura morna ou fria. Manter a higiene bucal, ficar em repouso, não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas são outras orientações importantes após a cirurgia.

Neste post, vamos mostrar o que comer após a extração do dente siso para ajudar na cicatrização e rápida melhora no período pós-operatório. Saiba agora!

Sorvetes

Devido à baixa temperatura, o sorvete contrai os vasos faciais e ajuda a combater a dor, o inchaço e o sangramento na fase pós-cirúrgica. Além disso, é um alimento de fácil consumo, o que é fundamental para quem passa pela cirurgia de extração do dente do siso.

Frutas

Se você não sabe o que comer após a extração do dente siso, experimente as frutas em forma de sucos e vitaminas ou raspadas e amassadas. Assim, é possível diminuir os incômodos ao abrir a boca para ingerir o alimento, algo comum após os primeiros dias de cirurgia.

Sopas, cremes ou caldos frios

Os cremes e os caldos mornos ou frios são a dica de pratos salgados para quem acabou de fazer a extração. Batê-los no liquidificador é importante para evitar os ingredientes sólidos, que dificultam o consumo no período pós-operatório.

As sopas também podem ser inclusas na dieta depois dos primeiros dias de cirurgia. Porém, carnes e legumes devem estar bem cozidos para facilitar a ingestão e evitar problemas na região bucal. Lembre-se de esperar a temperatura baixar antes de se servir.

Purês

Uma boa dica é experimentar os diferentes sabores de purê. O tipo mais comum é o de batata, mas você pode usar outros legumes para preparar o prato, como a abóbora e a mandioca.

Por serem cozidos e amassados, os purês têm a consistência perfeita para quem se recupera da cirurgia do dente do siso. Assim como as sopas, eles devem ser consumidos na temperatura morna ou fria para evitar a piora das dores e do inchaço ou os sangramentos na região.

Gelatina

A gelatina é outra opção perfeita para quem acabou de realizar a extração do siso. Afinal, ela é gelada e fácil de ingerir. Para ficar com uma textura mais líquida, uma dica fundamental é preparar a sobremesa com mais água que o normal.

E então, aprendeu o que comer após a extração do dente siso? Por fim, lembre-se de manter a higienização bucal e seguir todas as recomendações do seu dentista para se recuperar da cirurgia de forma rápida e tranquila, certo?

Gostou deste post? Então, agora que você já sabe quais são os alimentos indicados depois da cirurgia do dente do siso, não deixe de compartilhar a informação com os seus amigos nas suas redes sociais!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-