Quais são os tipos de implante dentário? Respondemos aqui!

6 minutos para ler

Quando perdemos um dente, pelos mais diversos motivos, é necessário fazer um implante dentário. Ele será a base para o novo dente que vai substituir o que está em falta na boca. Para saber melhor como é realizado todo o procedimento, é importante entender que existem vários tipos de implante dentário.

Mas, o que é um implante dentário? Trata-se de um tipo de cilindro, mais conhecido como pino, feito de titânio (na maioria das vezes), que é colocado dentro do osso pelo dentista especializado. A ideia, aqui, é que o implante faça o papel da raiz do dente que não existe mais.

Quer saber um pouco mais sobre implante dentário, os seus tipos e qual a importância desse tratamento para a sua saúde? Então, leia este post até o final!

Por que é importante fazer o implante dentário?

O implante é indicado para pessoas que já perderam algum dente ou então se ele está com muitos problemas e não há mais chance de ser recuperado, apesar das tentativas. A extração para colocação do implante é uma das últimas alternativas para resolver o agravo. Portanto, fique bem atento caso o seu dentista queira fazer a extração por qualquer motivo.

O implante evita que os outros dentes acabem tomando o lugar daquele que foi removido. Eles podem ir para os lados ou os que estão em local oposto podem avançar. Por exemplo, o dente extraído foi da arcada de cima e o dente oposto, da arcada de baixo, acaba subindo, o que pode ser um problema, já que ele passa a expor partes do dente que são mais sensíveis.

Por isso, a colocação do implante tende a evitar uma série de problemas bucais, especialmente aqueles relacionados à mordida.

Quais são os tipos de implante dentário?

Vejamos, agora, quais são os tipos de implante encontrados no mercado. Dessa forma, você passa a ter mais informação sobre o procedimento que pretende realizar.

Implante de titânio

Há muitas pesquisas tentando compreender qual é, de fato, o melhor material para a fabricação de um implante dentário. Por enquanto, o tipo mais utilizado é o de titânio. Uma característica que faz dele o mais comum é a sua durabilidade. Ele consegue ser bastante resistente e evitar problemas, como a corrosão, com o passar do tempo.

Outra característica importante é o fato de ele ser biocompatível. Como esse tipo de material consegue se adaptar bem às funções orgânicas, isso o torna bastante compatível com o nosso corpo. Assim, os casos de rejeição do implante de titânio são bem raros.

Implantes de cerâmica

Os implantes de cerâmica vêm fazendo sucesso. Eles conseguem ser mais compatíveis com o organismo, mais resistentes e oferecem melhor aparência estética, em comparação aos implantes de titânio.

Esses implantes são feitos a partir de um material chamado zircônia, que é um tipo de cerâmica e tem elevada resistência. Além disso, por ter uma cor marfim, consegue deixar o implante imperceptível. Isso é muito interessante, por exemplo, para pessoas que perderam os dentes da frente.

Portanto, a grande vantagem do implante de cerâmica é que, com ele, não fica aparecendo aquela pontinha como ocorre com o de titânio.

Mini-implantes

Essa é mais uma novidade no mercado e mais uma opção para quem não deseja fazer a etapa de colocar um enxerto ósseo.

Quando perdemos um dente, parte do osso que fica acaba sendo reabsorvido. Por isso, para a colocação de um implante, é necessário fazer um enxerto. No caso dos mini-implantes (também conhecidos como implante dental curto), essa etapa não é necessária.

Como eles são menores e mais estreitos, não precisam de uma grande quantidade de osso para se fixar. Assim, eles conseguem oferecer um menor custo, mas só podem ser colocados em casos mais específicos.

Implantes nanotecnológicos

A nanotecnologia também chegou aos consultórios dentários. Os implantes nanotecnológicos conseguem oferecer uma série de benefícios, em comparação a outros tipos de implantes.

Eles conseguem oferecer uma cicatrização muito mais rápida. Enquanto os implantes convencionais cicatrizam em cerca de 120 a 180 dias, os nanotecnológicos precisam apenas de 21 dias. Tornando o tratamento muito mais fácil e rápido de ser realizado.

A incorporação de substâncias como cálcio e fósforo nesse tipo de implante é o que faz com ele ofereça uma cicatrização mais rápida. Esses implantes são chamados, também, de implantes de cicatrização rápida ou bioreativos.

Implante unitário simples

É indicado para os casos em que houve a perda de apenas um dente. É a melhor opção para esse caso, pois é possível realizar o tratamento de forma mais rápida e evitar a perda dos dentes vizinhos. A colocação do implante leva cerca de 40 minutos e consegue obter melhores resultados aos pacientes que resolverem fazer o implante logo após a extração do dente.

Implante 2×3

Existem pessoas que perderam três dentes, mas não é necessário que, em todas elas, sejam colocados três implantes, um para substituir cada dente. Dependendo da localização, é possível utilizar apenas um implante para substituir dois dentes perdidos. O mesmo vale para quem perdeu dois dentes e só seja necessário um implante.

Para utilizar esse tipo de implante, os dentes perdidos precisam ser consecutivos, ou seja, eles precisam estar um ao lado do outro. Por exemplo, os últimos dentes, tanto da parte inferior quanto da inferior, não precisam estar completos. Caso você tenha perdido, por exemplo, três dentes molares, dois implantes já conseguem resolver o problema.

Implantes com prótese Overdenture

Quem não consegue se adaptar às próteses convencionais, pode ter uma alternativa: as próteses Overdenture. Esse tipo de implante é feito com a colocação de dois ou três parafusos. Neles, é encaixada uma prótese móvel.

Essa prótese pode ser confeccionada em diversos materiais, como acrílico, cerâmica e outros. Ela consegue oferecer diversos benefícios ao paciente por ser móvel. Assim, também ajuda na hora da higienização.

Existem diversos tipos de implante dentário e diferentes formas de tratamento. Você e o seu dentista tentarão encontrar qual é o mais indicado para o seu caso. Siga todas as instruções que ele passar e comece o procedimento o quanto antes.

Quer marcar a sua consulta? Então, entre em contato conosco e faça o seu agendamento!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

2 comentários em “Quais são os tipos de implante dentário? Respondemos aqui!

  1. Preciso fazer no lateral superior? Com Implante de ceramica, pergunto:
    1- devo levar a radiografia ?
    2- Carga imediata , pode ser feita , qual o custo?
    3- Qual o prazo em geral p implante perm.? Custo aprox.?
    4- Parecelamento so com com C.C.?

    11 989214700
    Grato

    1. Olá Mauro, sim é importante que leve a radiografia para avaliação desde que ela seja recente, se tiver mais de 2 meses é necessário fazer outra. Em alguns casos precisamos também de tomografia que é um exame que permite avaliar espessura e não só altura como a panorâmica. Quanto a carga imediata tudo vai depender da condição óssea da região, com os exames de imagem o implantodontista pode avaliar a possibilidade. O prazo médio de espera da osseointegração no implante é de 6 meses para a região superior, mas trabalhamos também com implantes de osseointegração rápida podendo diminuir o tempo para 90 dias. Quanto a custo vai de caso para casa, o ideal é agendar uma avaliação para assim o diagnóstico ser completo!

Deixe uma resposta

-