Você sabe o que é periodontia?

8 minutos para ler

Existem diversas especialidades na odontologia, assim como ocorre na medicina. Uma delas é a periodontia, que não trata os dentes diretamente, mas os tecidos localizados ao seu redor, como o osso alveolar e a gengiva.

Eles também são suscetíveis a doenças e problemas e, quando isso acontece, afetam o dente que está saudável na boca. Sendo assim, os cuidados são de extrema importância para ter um sorriso bonito e uma boca saudável.

Mas muito se fala em cuidar da dentição e pouco sobre os tecidos que sustentam os dentes. Por isso, preparamos este artigo a fim de esclarecer melhor o que é a periodontia, sua importância, os tratamentos que ela realiza e esclarecer em quais situações é preciso procurar um periodontista. Continue a leitura!

O que é periodontia?

A boca opera como um grande conjunto. Por isso, é necessário que todos os seus componentes e tecidos estejam saudáveis e em equilíbrio, a fim de evitar problemas e doenças. Portanto, não podemos tratar os dentes de forma isolada, já que eles estão ligados aos tecidos periodontais, que também precisam de tratamento.

A periodontia é uma especialidade em odontologia que faz o tratamento e a prevenção de doenças que acometem os tecidos de sustentação dos dentes: gengiva, cemento (tecido conjuntivo mineralizado), osso alveolar e ligamento periodontal.

É muito importante saber um pouco mais sobre o assunto, já que boa parte da população tem algum tipo de doença periodontal, mas demora muito para perceber isso, já que ela é indolor. Mas o quadro evolui e passa a afetar os dentes, podendo levar à sua perda.

Afinal, o que mantém a dentição fixa na boca são justamente os tecidos que compõem o periodonto. Portanto, se acontece algum problema com eles, os dentes também são afetados em sua saúde e, dependendo da gravidade, ocorre a motilidade deles, que podem se soltar da boca por não terem mais uma base sólida para se manterem presos à arcada dentária.

Por isso, a periodontia é uma área extremamente importante para preservar os dentes e a beleza do sorriso. É válido lembrar, também, que as doenças que afetam os tecidos periodontais proliferam bactérias que migram para outros órgãos do corpo. Assim, cuidar desses tecidos ajuda a preservar a saúde orgânica.

De que forma essa ciência é aplicada?

A periodontia estuda, investiga, diagnostica, trata e previne as doenças periodontais. Elas são causadas principalmente pelo acúmulo de bactérias na região, que causam inflamações. Se não forem tratadas rapidamente, evoluem para infecções e causam a perda dos dentes.

Mas existem outros fatores que desencadeiam os problemas periodontais, pois a formação da placa bacteriana é apenas uma condição que prejudica o periodonto. Veja outros itens que trazem prejuízos também:

  • próteses que foram mal colocadas;
  • má oclusão dentária;
  • fatores hormonais;
  • uso de alguns tipos de medicamentos;
  • aparelhos ortodônticos para correção dentária;
  • diabetes mal controlado;
  • doenças autoimunes;
  • tratamentos oncológicos.

Sendo assim, a periodontia é aplicada por meio de tratamentos, procedimentos e ações do periodontista que visam, primeiramente, fazer a prevenção dos problemas por meio de intervenções e da educação do paciente. Quando necessário, aplicam-se tratamentos a fim de reverter as condições já instaladas.

Quais são as vantagens da periodontia?

Alguns problemas bucais, como a cárie e o tártaro, levam o paciente rapidamente ao consultório do dentista porque ele mesmo consegue visualizar essas condições. No entanto, nem sempre a doença está visível, pois ela pode afetar as estruturas internas da boca, nesse caso, o periodonto.

A vantagem de se consultar com um periodontista é avaliar criteriosamente os tecidos de sustentação dos dentes, identificando problemas antes que eles se agravem. Assim é possível realizar um tratamento precoce para não deixar que pequenas inflamações, como a gengivite, cheguem a estágios mais graves, como a periodontite.

Além desses problemas, a periodontia também trata aqueles que estão mais escondidos, como os que afetam a raiz dos dentes. Todas essas condições são muito delicadas porque acometem o alicerce da dentição. Então, a grande vantagem da periodontia é preservar a saúde bucal desde a sua base para que a parte visível do sorriso esteja ainda mais saudável.

O que é a periodontite?

O conhecimento da periodontia permite aos profissionais identificar e tratar casos de periodontite, evitando a perda dos dentes. Essa inflamação ocorre quando a gengivite (inflamação da gengiva pela placa bacteriana e formação de tártaro) não é tratada.

O processo inflamatório chega até os tecidos subjacentes e prejudica aqueles que fazem o suporte dos dentes. Com o passar do tempo, sem o devido tratamento, eles ficam moles e podem cair.

O tratamento periodontal ajuda a controlar e eliminar a inflamação, revertendo os diversos sinais e sintomas causados pela periodontite, sendo alguns deles:

  • gengivas vermelhas, sensíveis e inchadas;
  • halitose, ou seja, mau hálito intermitente;
  • sangramento da gengiva, especialmente quando o fio dental é usado;
  • presença de tártaro e placa bacteriana;
  • formação de pus entre a gengiva e o dente;
  • motilidade dental;
  • gengivas retraídas.

Assim, as gengivas voltam a ficar saudáveis, e os espaços que podem ter-se formado entre elas e os dentes são eliminados. Os tecidos se recuperam e se tornam firmes mais uma vez, mantendo os dentes fixos.

Quais são os tratamentos mais comuns na periodontia?

Assim como acontece com outras especialidades odontológicas, alguns tratamentos são mais recorrentes na periodontia. Veja a seguir quais são eles.

Raspagem

É um procedimento bastante meticuloso e pode trazer certo incômodo para aqueles que apresentam sensibilidade na gengiva. Nesses casos, é interessante conversar com o dentista antes de iniciar o procedimento, para que ele seja mais tranquilo tanto para o paciente quanto para o profissional.

A técnica consiste em usar instrumentos para fazer a remoção da placa bacteriana e do tártaro (tartarectomia) localizados nas bordas da gengiva ou abaixo dela. Isso é necessário porque são esses resíduos de alimento que proliferam as bactérias causadoras da inflamação.

Limpeza

Também chamada de profilaxia, a limpeza feita no consultório é essencial para remover as impurezas que a escova não consegue eliminar nas escovações diárias. Esse é um procedimento de rotina realizado por clínicos gerais, mas o periodontista também o aplica para controlar as doenças periodontais.

Esse cuidado precisa ser mantido em casa com a higienização feita da forma como o dentista orientar. Em alguns casos é indicado o uso fio dental específico para quem tem dentes sensíveis, a fim de não causar incômodos nem machucar as gengivas.

A periodontia também envolve tratamentos estéticos que visam valorizar o sorriso. Esse é o caso da gengivoplastia, uma plástica feita na gengiva para que seus contornos e tamanho estejam adequados à dentição do paciente, modelando os dentes de forma harmônica.

Quando procurar um periodontista?

Ao fazer as visitas de rotina com o dentista clínico geral, se houver necessidade, ele encaminhará o paciente para um periodontista. No entanto, o próprio indivíduo pode observar a necessidade de agendar um horário com esse especialista. Veja algumas situações que indicam quando esse profissional deve ser procurado.

Inflamação na gengiva

Se você notar que sua gengiva está sensível, vermelha e inchada isso é sinal de que uma inflamação está iniciando. Esses são os primeiros sintomas da gengivite, problema tratado pelo periodontista. Então, é hora de procurá-lo para não se tornar uma periodontite.

Dor na gengiva

Se a gengiva estiver dolorida e essa sensação intensificar durante a mastigação e a escovação, por exemplo, é sinal de que existe algum problema com os tecidos periodontais. Uma inflamação pode estar se manifestando internamente.

Dor de dente sem causa aparente

Diversas situações podem fazer um dente aparentemente saudável ficar dolorido, como a sensibilidade, uma pulpite ou condições que afetam os tecidos periodontais. Sendo assim, você pode se consultar diretamente com o periodontista para ele avaliar as estruturas internas da sua boca.

Sangramentos na gengiva

Os sangramentos que acontecem ao escovar os dentes, passar o fio dental e mastigar podem estar relacionados com a gengivite. Portanto, se você perceber que isso acontece de forma recorrente, procure o periodontista.

Agora que você já sabe o que é a periodontia e por que ela é importante, procure cuidar das suas gengivas também. Faça exames de rotina a cada seis meses e não se esqueça de que os problemas periodontais são prevenidos em casa, com a escovação e o fio dental. Também mantenha um cardápio equilibrado para nutrir toda sua boca e mantê-la saudável.

Quer saber mais sobre como cuidar dos seus dentes? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos interessantes como esse em seu e-mail!

 
The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-