Afinal, quais são as possíveis causas da sensibilidade nos dentes?

3 minutos para ler

Muitas são as pessoas que sofrem com a sensibilidade nos dentes. Esse pode ser um problema bastante incômodo já que pode atrapalhar seus melhores momentos.

Por exemplo, ao sair com os amigos ou ir para uma festa de aniversário, é preciso sempre ficar atento ao que come, principalmente, à temperatura dos alimentos.

A nossa função aqui neste conteúdo é ajudá-lo a identificar se você tem esse problema, encontrar a causa e, é claro, oferecer um direcionamento para o tratamento. Vamos lá?

Quais os sinais e sintomas da sensibilidade nos dentes?

Um dos sinais mais comuns que aparecem em quem sofre com a sensibilidade dos dentes é a dor. Ela costuma ocorrer quando a pessoa ingere um alimento muito frio, como um sorvete, ou então muito quente, como aquele cafezinho depois do almoço.

Há também outras ingestões que costumam provocar dor, como de alimentos com certa acidez: refrigerantes, sucos cítricos e alguns tipos de vinho. Comidas com uma grande quantidade de açúcar também podem causar desconforto.

Quais as causas da sensibilidade?

A sensibilidade nos dentes tem dois principais motivos: o desgaste do esmalte dentário ou a retração gengival.

Uma das causas do desgaste do esmalte é a ingestão de alimentos ácidos, como refrigerantes, alguns tipos de molhos, entre outros. Quem consome muito, com o passar do tempo, pode desenvolver uma maior sensibilidade nos dentes.

Com a dentina exposta, quando uma refeição muito fria ou quente toca nos túbulos, causa o incômodo — a dor que muitas pessoas sentem.

Uma das razões da retração gengival é a falta de higienização correta dos dentes. Com a formação da placa bacteriana, a retração começa, expondo parte da dentina. Outra causa é a escovação exagerada, usando muita força com cerdas duras. Com o passar do tempo, isso também pode remover o esmalte dentário.

Quer mais uma causa? O bruxismo. Sim, ele pode ser o grande responsável pela dor que você sente quando come determinados alimentos. Como os dentes esfregam um no outro, esse movimento costuma remover o esmalte e deixar a dentina exposta.

Como tratar o problema?

A sensibilidade nos dentes tem tratamento e a primeira coisa a ser feita é identificar a causa. Só dessa maneira você poderá realmente se livrar do problema. Por exemplo, caso a sensibilidade seja causada pelo bruxismo, então, deve-se iniciar o cuidado necessário para essa patologia.

Como o problema pode ser um conjunto de fatores, é necessário olhar para todas as possíveis origens. Há quanto tempo você não realiza uma limpeza nos dentes? Uma placa bacteriana já pode ter se formado, causando a retração gengival.

Se você usa uma escova de dentes de cerdas duras, está na hora de trocar por uma macia, e faça menos pressão no momento da escovação.

Aplique uma boa higienização bucal. Além de escovar os dentes com um bom creme dental, use também o fio dental e um enxaguante bucal. Visite o seu dentista com frequência e realize uma limpeza a cada 6 meses pelo menos.

Além de todos esses cuidados para o tratamento da sensibilidade nos dentes, é necessário evitar os alimentos que causam dor, especialmente os ácidos, que corroem o esmalte.

Quer aprender mais sobre os cuidados com os dentes? Descubra se ao usar o fio dental da forma correta, você consegue evitar o sangramento na gengiva!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-