Quais as principais bactérias da boca e como mantê-la sempre saudável?

4 minutos para ler

As bactérias estão por todas as partes do corpo humano. Em alguns casos, a presença de bactérias é benéfica, como no intestino. Já as bactérias da boca provocam a formação de cáries e aumentam o risco de doenças e infecções.

No post de hoje, vamos falar quais as principais bactérias da boca e como mantê-la sempre saudável! Vamos lá?

Quais as principais bactérias encontradas na boca?

Estafilococos

As bactérias dessa espécie são frequentemente encontradas na boca. Elas possuem uma parede celular espessa, também conhecida como gram-positiva. Estes organismos são patogênicos ― pode multiplicar-se no organismo de seu hospedeiro ― e podem causar diversas infecções nos seres humanos. Uma doença em outra parte do corpo pode reduzir a função imune, resultando em uma infecção secundária.

Estreptococos

Essa bactéria na boca representa uma porção significativa da contagem total do organismo. Todas as bactérias deste tipo vivem na boca do ser humano e são encontradas geralmente na natureza. A bactéria Estreptococos não é apenas um agente patogênico potencial, mas causa também cavidades nos dentes. Ele converte a sacarose em ácido, e a formação desse ácido dissolve o esmalte dos dentes. Quando o esmalte é dissolvido, o ácido pode caminhar para dentro do dente, chegando até o tecido da gengiva.

Lactobacilos

O ácido láctico produzido pelo organismo do gênero Estreptococos não é o único a causar estragos na boca. Membros dos Lactobacilos também convertem lactose em ácido láctico, aumentando mais ainda o ácido causador de cáries.

O que pode ser feito para garantir uma boca mais saudável?

Selecionamos dicas preciosas para a prevenção e cuidados que você deve ter com a saúde bucal para evitar essas bactérias:

Escolha bem sua escova de dente e capriche na escovação

A escova de dente é primordial para a higienização bucal. Independente da marca, é importante que ela tenha cerdas macias, arredondadas e a cabeça pequena para não machucar a língua e a bochecha. Além disso, esse formato de escova facilita a limpeza dos dentes de trás da boca.

A escovação ideal deve ser feita três vezes ao dia, no mínimo, e sempre após as refeições. A escovação noturna deve ser mais caprichada, pois durante o sono, a temperatura da boca aumenta, a produção de saliva diminui e é nesse momento que as bactérias proliferam.

Use o fio dental

O fio dental forma uma bela dupla com a escova contra as bactérias da boca. Ele remove os resíduos alimentares de áreas que a escovação não alcançou. O ideal é usá-lo após as refeições e antes de dormir. Se inflamar, continue usando, pois depois de 3 dias a inflamação diminui e o sangramento cessa.

Não exagere no creme dental

A limpeza da boca também precisa de uma ajuda a mais. Estamos falando do creme dental e soluções para bochecho. Os dois oferecem sensação de frescor e hálito puro. Mas não substituem uma boa escovação. O creme dental deve ser usado em quantidades pequenas, proporcional a uma ervilha.

Diminua o consumo de doces

Os doces não precisam ser eliminados do seu cardápio, porém, devem ser ingeridos após a refeição principal, quando a salivação neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias. Outra dica é ingerir um copo de água após a ingestão de doces, pois isso ajuda a remover os restos de alimentos que ficam entre os dentes.

As bactérias da boca são muito perigosas. O ideal é evitá-las, mantendo uma escovação regular e correta.

Gostou do nosso post? Então, conte para nós o que você faz para manter a saúde da sua boca sempre em dia, deixe seu comentário!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

2 comentários em “Quais as principais bactérias da boca e como mantê-la sempre saudável?

    1. Olá Claudia, agradecemos seu contato. E Para isso entramos em contato para agendar uma avaliação. Neste dia o especialista irá te atender e ter todo diagnóstico de seu caso. Existem vários tipos de coroa e cada um tem sua indicação especifica. Então assim será possível ver sua necessidade e te passar todas as informações necessárias. Estamos te aguardando!

Deixe uma resposta

-