Dentadura fixa: entenda o que é e como funciona esse tratamento

12 minutos para ler

A odontologia trabalha para resgatar a qualidade de vida e a estética do sorriso dos pacientes. Dessa forma, são desenvolvidos tratamentos e dispositivos que trazem conforto e bem-estar, mesmo para pessoas que perderam todos os dentes. Esse é o caso da dentadura fixa.

Isso mesmo! Talvez você não conheça, mas essa prótese tem inúmeras vantagens sobre as tão populares peças removíveis, que geram insegurança, vergonha e até dificuldade na hora de se alimentar. Sem falar no desconforto, como aftas e outros incômodos, por conta de estarem mal ajustadas.

Ficou curioso para conhecer a dentadura fixa, como funciona e suas indicações? Acompanhe este post e tire todas as suas dúvidas!

O que é dentadura fixa?

A dentadura fixa ou prótese tipo protocolo é uma das melhores soluções estéticas e funcionais para pacientes que não têm os dentes. Apesar de ser chamada de dentadura, esse item é muito diferente da prótese móvel mais popular.

Isso porque é fixa, ou seja, fica estável na boca. Com isso, não há o risco de ela se movimentar ao falar, sorrir ou se alimentar. Representa, portanto, vida nova ao paciente. O objetivo é fazer a reabilitação da arcada dentária com materiais resistentes, estéticos e confortáveis, de modo a melhorar a qualidade de vida, a saúde e a autoestima.

Quais as diferenças da prótese fixa para os outros modelos de prótese?

A principal diferença entre elas está na maneira de fixá-las. Nesse tratamento, é preciso realizar um processo cirúrgico para que os pinos de titânio sejam instalados. Todavia, a prótese fixa total é, na verdade, uma peça única, colocada em determinados implantes.

Assim como no processo da ponte fixa, o dente artificial é fixado nos dentes mais próximos. É necessário, para realizar o tratamento, que seja feito um desgaste com a finalidade de encaixar a prótese perfeitamente. No caso da ponte fixa, ela pode também ser colocada usando como suporte somente um dente.

Existe ainda outra opção, que é a chamada ponte adesiva. Nessa situação, a prótese é fabricada com uma base de metal em ambos os lados, sendo fixada nos dentes próximos, evitando o desgaste de dentes saudáveis. Também é fixa a prótese sobre o implante, porém, ela é uma peça única. Inclusive, cada dente artificial é inserido em um pino de titânio.

Outra alternativa de prótese fixa, que pode ser usada para revestir toda a coroa ou somente uma parte do dente, é a coroa dentária. Nessa situação, a peça é confeccionada com porcelana e depois é cimentada sobre o dente, sem que seja preciso realizar uma cirurgia.

A recomendação do procedimento dependerá de vários elementos, como o resultado dos exames ortodônticos (tomografia e exame de sangue) e a condição de toda a estrutura dentária do paciente.

Quais são os principais tipos de dentadura fixa?

Abaixo, listamos os principais tipos de dentadura fixa para que avalie junto ao seu dentista a ideal para você. Veja!

Dentadura fixa superior

É uma excelente alternativa para pacientes que desejam abandonar de vez as dentaduras convencionais, pois possibilita que o céu da boca fique completamente livre. Assim, é possível voltar a sentir os sabores dos alimentos, além de conforto ao se alimentar.

A prótese fixa superior requer entre sete a nove implantes na arcada dentária. Porém, alguns pacientes não têm disponibilidade óssea para tal — a altura, a espessura ou mesmo a qualidade pode ser insuficiente.

Nesse caso, o dentista pode realizar menos implantes (no mínimo quatro), se a distribuição e a qualidade da implantação forem ajustadas às cargas mastigatórias que recaem sobre a prótese. Portanto, indivíduos que tiveram perda óssea podem utilizar a dentadura fixa superior, mas, para isso, o osso restante deve ser suficiente para a execução do procedimento.

Dentadura fixa inferior

A dentadura fixa inferior pode ser apoiada na arcada dentária por meio de duas técnicas. Na técnica fixa, o dentista especializado precisa realizar entre quatro a cinco implantes dentários na região.

Já a técnica overdenture requer entre dois e três implantes na região anterior, já que ela garante mais resistência. Tal método proporciona ainda bastante estabilidade, favorecendo a mastigação do paciente.

Dentadura fixa de silicone

A dentadura fixa de silicone é recomendada especialmente a pacientes que necessitam substituir apenas alguns elementos dentários. Por ser flexível e, ao mesmo tempo, rígida, essa prótese favorece um melhor encaixe.

Além disso, trata-se de uma alternativa bastante resistente ao calor, não sofrendo deformações ou modificações em contato com temperaturas mais altas, nem risco de quebra ou ruptura.

O ganho estético da prótese de silicone também deve ser mencionado, já que ela não conta com grampos metálicos. Logo, é bastante discreta, tornando-se parte natural do sorriso e proporcionando uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Para quem a dentadura fixa é recomendada?

Há duas situações em que a dentadura fixa é indicada. Uma delas é quando o paciente já usa dentadura, mas deseja melhorar sua qualidade de vida com a utilização de um modelo fixo.

Ela também é recomendada a indivíduos que, por algum motivo, estão prestes a perder todos os dentes. Em qualquer um dos casos, é fundamental que o dentista avalie se há porção óssea suficiente para receber os implantes e também o histórico de saúde do paciente.

Qual a durabilidade da prótese fixa?

Existem vários tipos de materiais que fazem a composição das próteses. Hoje em dia, os mais utilizados são porcelana pura e metal com porcelana ou uma infraestrutura sem nenhum metal. As próteses mais resistentes ainda são as de metal com porcelana, apesar de as de zircônia serem uma opção estética ao metal, apresentando uma resistência bastante próxima, e as de porcelana pura serem as melhores esteticamente falando.

A durabilidade da prótese dependerá de alguns elementos como o preparo correto do dente, a adaptação da prótese ao dente, o espaço suficiente, a qualidade dos materiais empregados e a relação da prótese com os dentes vizinhos e antagonistas (do arco oposto). Para manutenção, são essenciais a higiene frequente e as visitas regulares ao consultório dentista para controle e profilaxia.

Logo, falar sobre a durabilidade das próteses dentárias inclui vários elementos, como: o tipo de prótese, a matéria-prima aplicada e os cuidados com ela. A Faculdade de Odontologia da USP realizou uma pesquisa e concluiu que as próteses fixas e as removíveis duram aproximadamente de 5 a 7 anos.

O fato é que a prótese de durabilidade mais extensa é a fixa com mais de dois elementos em porcelana — ela dura em torno de 10 a 15 anos. A higiene é o segredo para ter dentes saudáveis e harmônicos. Todavia, muitos pacientes que utilizam a dentadura tradicional dizem ter dificuldade para higienizá-la.

A prótese fixa exige bastante atenção para que fique sempre limpa, porém, é a que garante mais praticidade no momento da escovação. Atenção: a prótese feita com resina é mais suscetível a formar manchas e menos resistente. Portanto, se o paciente é fumante e ingere alimentos que apresentam corantes em excesso, saiba que ela sofrerá mudanças de cor e, consequentemente, terá sua estética comprometida.

Caso seja feita uma boa higiene e sejam adotados todos os cuidados necessários quando o paciente for praticar esportes, existem grandes chances de a prótese fixa durar toda a vida, especialmente as próteses de porcelana e metal.

Como funciona esse tratamento?

Você está curioso para saber como a prótese tipo protocolo fica fixa na boca? A estabilidade é conseguida com a instalação de seis a oito implantes dentários (na arcada superior ou inferior), que sustentam a peça.

implante dentário é um parafuso e funciona como a raiz do dente — fica fixado no osso da mandíbula ou maxilar, abaixo da gengiva. É um dispositivo constituído geralmente de titânio, um material biocompatível, ou seja, as chances de rejeição pelo organismo são extremamente baixas.

Quais as etapas desse procedimento?

Quando o paciente vai colocar a dentadura fixa, o dentista faz um planejamento prévio, com a avaliação bucal e solicitação de exames — como tomografia e hemograma —, a fim de saber as condições de estrutura óssea e de saúde geral.

A instalação dos implantes dentários é efetuada com uma cirurgia. Após o procedimento, é preciso esperar cerca de quatro meses para que ocorra a osseointegração, que é quando o dispositivo de titânio fica aderido ao osso.

Depois desse processo, é realizada a confecção da dentadura fixa. Após o dentista fazer todos os ajustes de tamanho, altura e formato dos dentes para que não haja nenhum desconforto ao paciente, ela é encaixada sobre os implantes.

Enxerto ósseo

No caso de pessoas com massa óssea insuficiente, é necessário fazer a cirurgia de enxerto ósseo anteriormente ao procedimento. É uma etapa fundamental para que a estrutura sustente bem os implantes, garantindo, assim, o sucesso do tratamento.

O dentista pode aumentar a espessura ou a altura do tecido ósseo, aplicando material de laboratório (sintético) ou parte de algum osso do próprio paciente. Após tal cirurgia, deve-se esperar em torno de quatro meses para o procedimento de colocação dos implantes.

De que material é composta a prótese fixa?

A dentadura fixa proporciona um aspecto natural do sorriso e pode ser feita de:

  • resina acrílica sobre metal — é o material mais popular e acessível para confeccionar a prótese. Conta com uma estrutura interna de metal que assegura a fixação nos implantes. Tem um bom resultado estético, porém, é preciso cuidado com alguns alimentos, como café, vinho, beterraba e açaí, que podem manchar a peça, caso não seja higienizada completamente;
  • porcelana sobre metal — a porcelana apresenta um efeito estético bastante similar ao esmalte dentário, além de ser mais resistente, durável e reter menos pigmentos do que a resina acrílica. Também conta com uma estrutura interna de metal;
  • porcelana sobre zircônia — é a composição mais tecnológica quando o assunto é dentadura fixa. Fornece todas as vantagens da porcelana e não tem metal, já que está sobre uma estrutura de zircônia.

Quais os benefícios para os pacientes?

A dentadura fixa transforma a vida dos pacientes porque:

  • garante a estética do sorriso, o que melhora a aparência. Isso pois ela é supernatural, ou seja, muito semelhante à dentição de verdade;
  • eleva a autoestima, uma vez que a pessoa fica confiante e não tem medo de conversar, dar risada ou se alimentar em público;
  • melhora a fala e também a respiração;
  • propicia a mastigação completa dos alimentos, isso evita problemas de digestão e outros males para a saúde;
  • não causa aftas ou outros machucados por problemas de encaixe, tão comuns nas dentaduras móveis;
  • mantém-se mais limpa que a convencional, de forma a evitar doenças e problemas bucais;
  • dura mais tempo, já que os materiais empregados em sua confecção são de alta qualidade e propiciam conforto e segurança;
  • é estável, isto é, tem mais sustentação na boca. Assim, não é preciso ficar com medo de que ela caia ao falar ou se alimentar e muito menos ao sorrir;
  • promove conforto no dia a dia das pessoas.

Quais os cuidados de limpeza e manutenção?

Para garantir o sucesso do tratamento com a prótese tipo protocolo, é fundamental a cooperação do paciente. É importante realizar a higienização bucal completa, pois os restos de alimentos podem ficar mais facilmente aderidos entre a prótese e a gengiva.

A escovação deve ser efetuada sempre após as refeições e, principalmente, antes de dormir. Utilize uma escova de cerdas macias e um creme dental com flúor pouco abrasivo. Faça movimentos suaves em toda a extensão e cantinhos da dentadura fixa.

Para limpar os espaços entre a prótese e a gengiva, você pode utilizar uma escova unitufo, bem como um fio dental especial, que tem uma das pontas rígida e a outra com o formato de esponja — ideal para limpar essa região. Existe, ainda, o passa-fio, um tipo de agulha plástica, que facilita o uso do fio dental comum.

Só utilize enxaguantes bucais caso sejam recomendados pelo dentista, pois alguns podem desgastar a prótese. No caso de dentadura fixa feita de resina acrílica, é importante assegurar a higienização após o consumo de alimentos com pigmentos, a fim de evitar manchas.

Visitas ao dentista

Além disso, o paciente deve visitar o dentista periodicamente (no mínimo a cada seis meses) para avaliar as condições de saúde bucal e da própria prótese. Esse também é um momento importante para realizar aquela limpeza mais profissional.

Usando a dentadura fixa, é possível ter um sorriso bonito e ficar com a autoestima elevada. A peça apresenta mais conforto e melhor efeito estético que os modelos móveis, além de trazer confiança ao paciente. E então, está esperando o que para consultar seu dentista e trocar sua prótese convencional pela fixa?

Nosso post foi útil para você? Conseguiu compreender o que é e como funciona a dentadura fixa? Que tal fazer com que mais pessoas fiquem bem informadas? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais agora mesmo!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

6 comentários em “Dentadura fixa: entenda o que é e como funciona esse tratamento

  1. Gostaria de saber,se eu fizer um implante p depois colocar uma dentadura fixa eu tenho que esperar 4 meses?
    E nesse tempo ficarei com apenas os dentes que fiz implante?
    Desde já agradeço a atenção

    1. Ola Simone, obrigada por sua pergunta. O período de osseointegração é o tempo que o osso precisa para se consolidar ao redor dos implantes, esse tempo é fisiológico e a grande maioria dos implantes nacionais requer um tempo de 4 a 5 meses para osseointegração na mandíbula (inferior) e de 6 meses para a maxila (superior). O que pode acelerar esse período é uma característica que alguns implantes tem em sua superfície (tratamento de superfície) que consegue reduzir esse período em alguns casos até para 90 dias. Esses implantes chamados de osseointegração rápida, são importados e por este motivo costumam ter um custo diferenciado. Quanto a ficar sem dentes fique tranquila, tanto para reposição de 1 único dente quanto na reposição de todos no caso de uma dentadura fixa, sempre indicamos os provisórios, para que nesse período você possa aguardar a cicatrização de seus implantes com estética e função normalmente. Sendo assim não ficará sem dentes em nenhum período independente do tipo de implante que você faça. Espero ter te ajudado.

  2. Olá eu só tenho 4 dentes superior uso prótese mais senpre tá quebrando à possibilidade de eu colocar dentadura fixa e tem com higeanizala.

    1. Olá Sonia!
      Nesse caso você possui prótese fixa sobre dente, então não se aplicam as mesmas questões dos implantes. O ideal é que você busque novamente o seu dentista para que o problema seja solucionado. Para próteses fixas são utilizados cimentos definitivos e não é comum que se tenha mobilidade, esse fato poderia acontecer na fase de provisórios, mas com dentes em porcelana é esperado um assentamento final da peça sem movimentações.

  3. Gostei tirou minhas dúvidas pois pretendo realizar uma dentadura protocolo na parte do inferior mas estava com dúvida sobre o tempo que teria de esperar para colocar o protocolo então tirou minhas dúvidas agora só falta o proficional para e poder fazer a minha dentadura protocolo moro em cotia obrigada Dtora Talitha

    1. Que bom Fatima que pude te ajudar. Estamos a disposição para você iniciar seu tratamento, nossa clinica fica na Estrada de Itapecerica 3746 e nosso atendimento é de segunda a sexta feira das 8 as 20 horas e aos sábados das 8 as 18 horas 

Deixe uma resposta

-