Você sabe qual a importância da avaliação odontológica?

3 minutos para ler

A grande maioria das pessoas sabe a importância de procurar um médico com frequência para fazer exames de rotina e averiguar se está tudo bem com a sua saúde. Entretanto, quando se trata de fazer uma avaliação odontológica, esses cuidados muitas vezes são deixados de lado.

Procurar um dentista apenas quando sente alguma dor ou incômodo é muito prejudicial e pode contribuir para a evolução de doenças e, consequentemente, dificuldades no tratamento. Se você quer aprender mais sobre a importância de uma consulta de avaliação, continue lendo este post!

O que é a avaliação odontológica?

A consulta de avaliação é essencial antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Ela é o primeiro contato do dentista com o paciente e é nesse momento que o profissional vai entender as necessidades de tratamentos para cada caso.

Além disso, é benéfica para os dois lados, pois o dentista poderá examinar minuciosamente a saúde bucal e necessidades de intervenção terapêutica, enquanto o paciente tem a oportunidade de conhecer melhor a infraestrutura e o trabalho do profissional.

Como é realizada?

É na consulta de avaliação que o dentista realizará um exame completo nos dentes, tecidos moles e gengivas, em busca de alterações prejudiciais à saúde oral. O processo é rápido, indolor e, normalmente, não dura mais do que 15 minutos.

É necessário que o paciente informe ao profissional sua rotina de higienização bucal e qualquer desconforto na mastigação. A partir do que é observado, pode ser necessária a realização de alguns exames adicionais como a radiografia.

Qual a importância de realizar?

A avaliação odontológica é importante, pois ela consegue diagnosticar cáries, gengivites, tumores, cistos, doenças periodontais, problemas ósseos e até câncer bucal e outras lesões.

Além disso, também é possível verificar a necessidade de utilização de aparelho ortodôntico e restaurações. É durante a consulta que o profissional poderá avaliar como são cuidados de higiene bucal do paciente e quais medidas adicionais devem ser tomadas.

Com que frequência devo visitar o dentista?

O recomendado é que você visite o dentista pelo menos duas vezes ao ano, mesmo que não apresente nenhum sintoma. Isso é determinante para identificar doenças e problemas logo no estágio inicial, o que tornará o tratamento mais eficaz e rápido.

Um diagnóstico tardio pode ser mais complicado, doloroso e resultar na perda dos dentes. Existem também patologias que podem começar na boca e afetar outras partes do corpo — é o caso, por exemplo, de algumas bactérias presentes no tártaro, capazes de afetar o coração.

Por isso, quanto antes o paciente tiver um diagnóstico, mais fácil será o tratamento. Desse modo, manter bons hábitos de higiene e visitar um dentista pelo menos duas vezes por ano é a chave para a manutenção da saúde bucal de crianças, adultos, idosos e para garantir um sorriso perfeito.

Perceba então que realizar uma avaliação odontológica é o primeiro passo para um tratamento seguro e eficaz. Não se esqueça de tirar todas as suas dúvidas com o profissional e contar todos os incômodos que sente durante a mastigação.

Agora que você já sabe a importância de realizar uma consulta de avaliação e visitar o consultório odontológico regularmente, nada de deixar esses cuidados de lado, certo? Com qual frequência você procura um dentista? Conte para nós nos comentários!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-