Consulte uma estética dental em SP para cuidados dentários e rejuvenescimento do rosto

6 minutos para ler

Já imaginou sentir vergonha de sorrir em público? Você não precisa passar por isso, se souber quais são os tratamentos estéticos realizados por uma estética dental em SP.

Lembre-se que o sorriso afeta diretamente o bem-estar das pessoas e a sua autoestima está diretamente relacionada a como você se enxerga no espelho: pessoas que gostam de si mesmas são mais confiantes e felizes. Porém, algumas imperfeições no sorriso podem minar esses sentimentos

Para solucionar esse problema, existem os tratamentos estéticos bucais que são realizados por dentistas especializados e proporcionam ótimos resultados. Saiba mais em nosso artigo!

O envelhecimento e a saúde bucal

A falta de cuidado com os dentes pode resultar em uma aparência envelhecida, mudanças na expressão facial e, consequentemente, um problema de autoestima.

A partir dos 30 anos, a região do nariz, boca e queixo tende a diminuir, dando um aspecto de envelhecimento. O nariz parece caído, os lábios finos e o queixo protuberante. Isso acontece porque os músculos se atrofiam e a produção de colágeno começa a ser bloqueada.

Outros problemas bucais também podem dar um aspecto envelhecido ao rosto, como alterações nas posições dos dentes, questões ósseas e musculares, mudanças nas funções da face e perdas de dentes.

Contudo, mesmo com o avanço da idade, você pode manter um sorriso harmonioso e bonito. Procure um profissional de odontologia e peça uma avaliação para encontrar a solução ideal para você.

Os tratamentos indicados

Os tratamentos estéticos também abrangem os cuidados com os dentes. A seguir, vamos abordar alguns tratamentos indicados para melhorar a sua estética bucal e minimizar os efeitos do envelhecimento.

1. Profilaxia

A profilaxia, também conhecida como limpeza, é o procedimento mais comum oferecido por dentistas. Apesar de necessária, muitas pessoas acabam adiando esse procedimento, o que pode resultar em um sorriso amarelado e também no surgimento de cáries.

As limpezas devem ser feitas a cada 6 meses no consultório. Esse procedimento remove as placas bacterianas, evitando cáries e o amarelamento dos dentes.

2. Clareamento

O clareamento dental também é um procedimento muito procurado pelos pacientes que estão descontentes com a coloração dos dentes. Esse tratamento pode ser feito de duas formas: no consultório do dentista, por meio de tratamento a laser, ou de forma caseira, utilizando um gel aplicado em uma moldeira.

O clareamento pode ser realizado em todos os dentes ou somente em um que esteja mais escuro que os demais. Assim, as cores ficam uniformes, proporcionando um sorriso harmonioso.

Graças aos avanços da tecnologia, o clareamento a laser causa menos sensibilidade aos dentes. Para ambos os tratamentos, é necessário o acompanhamento do especialista. A duração média das técnicas é de três semanas.

3. Alongamento dos dentes

Dentes com tamanhos diferentes, muitas vezes, podem incomodar e diminuir a autoestima dos pacientes, por isso, muitos procuram procedimentos de alongamento. Esse processo é feito por meio de lâminas de cerâmica desenhadas de forma personalizada, e resultam em um aspecto muito natural.

As lâminas de contato podem ser aplicadas em vários dentes, corrigindo diferenças de cor, formato e tamanho. Esse tratamento exige baixa manutenção e sua durabilidade pode passar de 10 anos.

4. Encurtamento ou alongamento da gengiva

Alguns pacientes se sentem incomodados com sorrisos gengivosos ou a falta de gengiva, mas poucos sabem que esses problemas podem ser corrigidos com o dentista.

Para os casos de gengiva muito aparente, é feito o procedimento de gengivoplastia, no qual retira-se um pedacinho da gengiva, alongando os dentes e redesenhando o sorriso. O procedimento é simples, com anestesia local e não necessita de curativo.

Já nos casos de falta de gengiva, pode ser realizado um método de enxerto com um tecido parecido. O tratamento tem um ótimo resultado.

5. Correção de dentes tortos

Outro problema comum são dentes saltados ou tortos. Para resolvê-lo, são utilizados os aparelhos ortodônticos. Hoje, os aparelhos fixos e móveis são mais eficientes e tem um tempo de tratamento muito menor do que há alguns anos.

Além disso, os aparelhos fixos são muitos mais discretos. O InvisaLign, por exemplo, é um molde transparente que se encaixa perfeitamente à sua arcada dentária.

6. Correção de falhas na estrutura óssea

A falta de queixo é uma falha muito comum na estrutura óssea e que pode ser corrigida por meio da cirurgia ortognática — um procedimento que reposiciona os ossos do rosto.

Em alguns casos, a cirurgia não é necessária e o problema pode ser corrigido apenas com o uso do aparelho ortodôntico. A análise de cada caso é feita pelo dentista especializado. 

7. Implante e prótese

A falta de dentes é um problema muito comum, que afeta um grande número de brasileiros. Apesar disso, muita gente ainda não recorre aos implantes e próteses por medo do procedimento.

A técnica de implante consiste em inserir parafusos de titânio ou zircônia nos ossos e, em seguida, colocar a prótese com o mesmo formato e cor dos dentes naturais. Já as próteses fixas ficam apoiadas nos dentes laterais e não precisam do implante.

Os dois procedimentos são muito eficazes e em até 72 horas o paciente já pode morder normalmente utilizando os dentes novos.

Além de melhorar a estética e os sinais da idade, os implantes e próteses também melhoram a qualidade de vida, aliviando as dores e proporcionando uma mastigação mais eficiente.

Encontre uma estética dental em SP

Antes de mais nada, é preciso estar com a saúde bucal em dia, por isso, procure um profissional para fazer um check-up e verificar se está tudo certo. O próprio dentista poderá indicar quais os tratamentos mais indicados para você.

A maioria dos casos é realizada em semanas e o tratamento pode se ajustar ao seu tempo corrido. É fundamental a escolha de profissionais especializados e com experiência, que poderão prestar um atendimento mais ágil e eficaz.

Recorrendo aos tratamentos estéticos dentais, você não vai mais sentir insegurança ao sorrir e conversar em público e ainda pode minimizar os efeitos da idade. Se já descobriu o melhor tratamento para você mas não sabe onde encontrar uma estética dental em SP, pode contar com a Qualimplan. Teremos muito prazer em recebê-lo!

Esse post foi útil para você? Então, descubra também o que é preciso fazer antes de colocar o aparelho ortodôntico.

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-