Prótese dentária fixa ou móvel: saiba as diferenças

protese dentaria movel
6 minutos para ler

Uma prótese dentária é uma forma de reconstruir ou substituir dentes danificados ou perdidos e devolver ao paciente sua estética bucal e suas funções mastigatórias. As próteses podem ser fixas, removíveis, parciais ou totais e os modelos mais conhecidos são as dentaduras, indicadas para pacientes que perderam todos os dentes na boca.

Embora tanto a prótese fixa quanto a removível proporcionem bons resultados, cada tratamento tem suas particularidades. Por isso, é muito comum que pacientes tenham dúvidas sobre qual é a melhor opção. 

Quer saber a diferença entre elas e quais as alternativas disponíveis para o seu caso? Continue a leitura deste post para tirar suas dúvidas. Boa leitura!

Prótese dentária fixa x prótese removível

A principal diferença entre as próteses fixa e removível é justamente a mobilidade. Enquanto a primeira é fixada pelo dentista e não pode ser movida pelo paciente, a segunda pode ser retirada sempre que ele desejar (inclusive durante a higiene bucal).

Ao contrário do que muita gente pensa, a dentadura não é a única prótese removível (embora seja a mais popular): há também as próteses parciais, conhecidas como roach. Já as próteses fixas podem ser parciais ou unitárias. Veja, a seguir, as diferenças entre elas.

Prótese total removível ou dentadura

Consiste em uma estrutura confeccionada à base de resina acrílica com gengivas e dentes artificiais, o que dá mais naturalidade ao sorriso. As próteses totais podem ser superiores ou inferiores. Os modelos superiores possuem o palato, o que possibilita um melhor encaixe na boca.

Há alguns anos, a dentadura era a melhor opção para pessoas com perda dentária total. Sua principal vantagem é o custo, que é relativamente baixo se comparado a outros tipos de tratamento.

A desvantagem da dentadura é que, caso ela não se encaixe com perfeição na boca do paciente, pode causar feridas nas gengivas e nas mucosas, o que ocasiona bastante desconforto. Além disso, as funções mastigatórias ficam comprometidas com a prótese removível.

Pacientes que usam dentadura há muito tempo podem sofrer com perda óssea e ficar com aparência mais envelhecida.

Prótese parcial removível

Conhecido vulgarmente como roach, esse tipo de prótese dentária consiste em uma estrutura com um ou mais dentes e um gancho metálico, que é responsável por fixá-lo na boca.

Para que um paciente use o roach, ele precisa ter dois dentes em bom estado para servirem de suporte. A vantagem dessa opção é que os dentes não precisam sofrer desgaste para que o roach seja fixado. A desvantagem é em relação à estética, pois dependendo da posição em que ele será inserido na boca, o metal pode aparecer na hora do sorriso.

Prótese fixa unitária

Também conhecida como coroa dentária, é indicada para pacientes que sofreram grandes perdas em sua estrutura devido a ação de cáries, fraturas ou restaurações muito grandes. A vantagem desse tratamento é que ele devolve as funções estéticas e mastigatórias dos dentes do paciente.

Prótese parcial fixa

Essa é a famosa ponte fixa. Ou seja, são dentes artificiais usados para substituir dois ou mais dentes naturais que foram perdidos. Para que seja realizado o tratamento, é necessário que o paciente tenha dentes saudáveis para servir de suporte. 

A desvantagem desse tratamento é que, para que a ponte seja fixada, dois dentes precisam sofrer desgaste. Então, caso o paciente tenha dentes saudáveis, eles sofrerão danos para permitir o encaixe da ponte. A vantagem é que, por ser uma prótese fixa, oferece melhor estética e melhora as condições de mastigação.

Como é feito o tratamento

Primeiramente, o dentista faz uma avaliação da cavidade bucal do paciente e conversa com ele sobre as expectativas do tratamento. Depois de entender suas necessidades, o profissional o orienta sobre a melhor alternativa. 

Independentemente de a prótese ser total, parcial, fixa ou removível, o dentista faz um molde da arcada dentária, manda o modelo para o laboratório e, enfim, a prótese é confeccionada. O tempo de tratamento depende do tipo de prótese dentária escolhido.

Cuidados com a alimentação

Quando usa próteses dentárias, o paciente deve ter cuidados com a alimentação, principalmente no caso de optar por uma prótese fixa. Isso porque existe um período de adaptação durante o qual certos alimentos devem ser evitados. Além disso, uma estrutura fixa tem um custo mais elevado e qualquer dano sofrido será mais caro para ser reparado.

Por isso, devem ser evitados, no início do uso das próteses, alimentos muito duros e pegajosos. Os cuidados devem ser mantidos para sempre, para garantir vida longa às próteses.

Cuidados com a higiene das próteses

Não pense que usar uma prótese dentária significa poder descuidar da saúde bucal. Mesmo quem usa dentadura deve escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia. Isso porque a prótese facilita o acúmulo de resíduos alimentares e isso contribui para o desenvolvimento de mau hálito e problemas na gengiva.

As próteses removíveis devem ser retiradas na hora da escovação e higienizadas separadamente. Pode-se usar uma escova de dentes comum para limpá-las e, depois, vale incluir um enxaguante bucal para completar a limpeza.

Já as próteses fixas devem ser higienizadas com a escova normal e, depois, com uma interdental para que a limpeza seja completa. O uso de fio dental para retirar os resíduos entre os dentes também é necessário e o enxaguante bucal é bem-vindo.

Como escolher a melhor opção de tratamento

A única pessoa que pode indicar a melhor opção de tratamento com prótese dentária para cada caso é um dentista. Depois que ele fizer a avaliação da boca, tirar radiografias e verificar a saúde de dentes, ossos e mucosas, ele apresenta a melhor alternativa.

E isso varia de acordo com as possibilidades do paciente, já que os custos dos tratamentos mudam conforme o procedimento e a qualidade dos materiais usados para confeccionar as próteses. O importante é procurar um profissional de confiança, com as qualificações necessárias para cuidar bem de seu sorriso.

Gostou do post e quer ler mais conteúdos sobre prótese dentária e outros tratamentos odontológicos? Então assine nossa newsletter para receber novidades diretamente em seu e-mail.

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-