Como deve ser feita a higiene bucal do implante dentário?

4 minutos para ler

Hoje está cada vez mais comum o uso do implante dentário, porém nem todas as pessoas acabam se atentando para a necessidade de manter uma higiene bucal adequada – o que pode acabar gerando problemas e inconvenientes que vão desde mau hálito até uma inflamação mais séria.

\n\n

Assim, se você quer evitar essas questões, fique atento às informações importantes que trouxemos.

\n\n

O implante dentário exige menos cuidado do que os dentes?

\n\n

Esse ainda é um mito que faz com que muitas pessoas não se atentem para a necessidade de uma higiene bucal adequada.

\n\n

A formação das placas bacterianas acontece nos implantes e na dentição natural da mesma maneira, o que pode gerar vários problemas de saúde quando a higienização não é feita da forma correta.

\n\n

 

Quais doenças que a má higiene bucal pode me trazer?

\n\n

Se você tem implante dentário e não está realizando a higiene bucal da maneira correta, fique esperto, pois você está correndo um risco grande de contrair mucosite e periimplantite – que são inflamações na gengiva e no osso.

\n\n

E, o pior, é que essas doenças podem ser assintomáticas, o que faz com que a pessoa não perceba o problema, demore a se tratar e acabe até mesmo perdendo o implante.

\n\n

Por isso, se você apresenta mudança na coloração da gengiva e sangramento gengival, já é preciso procurar o seu dentista. Além disso, em casos mais graves, é possível haver inchaço, dor e mobilidade do implante.

\n\n

Como realizar a higiene bucal adequada?

\n\n

Para prevenir todos os problemas acima, é fundamental realizar uma higiene bucal adequada e também visitar o seu dentista periodicamente.

\n\n

Os cuidados devem ser principalmente voltados para a retirada de resíduos alimentares que possam ficar entre os pinos do implante e a prótese, além de se evitar o acúmulo de placa bacteriana.

\n\n

Hoje já é possível encontrar no mercado alguns acessórios que facilitam na hora da boa higienização, como:

\n\n

    \n

  • Escova unitufo, que possui um formato característico e capaz de alcançar facilmente a região dos pinos;
  • \n

  • Fio dental com ponta rígida que facilita o uso nas próteses;
  • \n

  • Passa fio que é uma peça plástica com formato de agulha e que possui um “buraquinho” por onde se coloca o fio dental, facilitando o seu manuseio;
  • \n

  • \nEnxaguantes próprios para esse tipo de limpeza.
  • \n

\n\n

Entretanto, antes de sair por aí comprando o seu kit, é sempre importante conversar com o seu dentista, já que cada um desses materiais pode ser mais ou menos indicado dependendo do seu tipo de prótese (como parcial, unitária, total, removível ou fixa).

\n\n

Atenção também à higiene bucal pós-operatório

\n\n

Além dos cuidados diários, quem acabou de colocar uma prótese também precisa ficar atento, já que esse é um momento que exige cuidados redobrados, pois a boca ainda pode estar sensível.

\n\n

Por isso, o ideal é optar por uma escova dental de cabeça pequena e compacta, que seja capaz de retirar a placa bacteriana de forma suave e sem agredir a região recém operada, além de modelos com cerdas ultramacias.

\n\n

No pós-operatório também podem ser usadas as escovas interdentais, que ajudam a complementar a limpeza da região entre os dentes e a gengiva, sem criar nenhum tipo de trauma nos tecidos e nos implantes.

\n\n

Com todas essas dicas ficou mais fácil fazer a higiene bucal correta do implante dentário? Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, veja o post que fizemos sobre as principais bactérias encontradas na nossa boca e dicas incríveis para mantê-la saudável.

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-