Conheça alguns mitos sobre saúde bucal

4 minutos para ler

A sabedoria popular sempre foi uma excelente forma de se aprender as mais diversas curiosidades, mas nem sempre ela está certa. Os mitos são consequências de algumas informações que nós geralmente escutamos de familiares ou amigos e que, entretanto, não são verdadeiras.

Quando o assunto é saúde bucal, são várias as afirmações infundadas em que as pessoas acabam acreditando. Hoje separamos algumas delas para que você entenda melhor como cuidar da sua higiene bucal, confira!

Escovas duras são as melhores para a saúde bucal

Você já ouviu alguém dizer que as escovas de dentes ideais são aquelas com as cerdas mais duras, pois são elas que limpam bem os dentes? Na verdade, esse é um grande mito. As melhores escovas são as que têm a cabeça pequena e podem limpar todos os cantos da boca.

As cerdas devem ser macias, senão podem causar pequenos machucados na gengiva que, apesar de nem sempre serem sentidos, em casos graves podem causar infecções. Sendo assim, nada de escovar os dentes com força ou esfregar a gengiva forte demais!

Bicarbonato de sódio clareia os dentes

O bicarbonato de sódio já foi muito utilizado como clareamento caseiro. Ocorre que, na verdade, o que clareia os dentes não é a substância em si, mas sim o fato de ela atuar como esfoliante, retirando o esmalte.

Por ser abrasivo, se usado em excesso, o produto acaba deformando os dentes, além de causar erosões e sensibilidade. Isso não quer dizer que o bicarbonato de sódio não possa ser usado em outros cuidados com a saúde bucal.

clareamento caseiro adequado é feito por meio de um gel que possui a substância certa para essa função. No entanto, é sempre necessário realizar o acompanhamento com um dentista.

Quanto mais creme dental melhor

Quem faz a limpeza bucal é a escova, não o creme dental. Portanto, colocar uma grande quantidade de creme não otimiza o processo. Na verdade, gera apenas desperdício.

Goma de mascar sem açúcar auxilia no combate às cáries

Ainda há quem acredite que mascar chiclete sem açúcar pode prevenir a cárie. Na verdade, não previne, embora também não cause cárie. O problema é que a goma de mascar pode provocar outros malefícios, como a fadiga muscular e o agravamento de problemas como o bruxismo.

O envelhecimento causa a perda de dentes

Embora se acredite que é normal envelhecer e perder os dentes, a verdade é que a queda deles está relacionada a traumas, doenças gengivais maltratadas e também à genética. Com uma boa higiene bucal e um tratamento constante, é possível manter todos os dentes, mesmo na terceira idade.

Os dentes precisam ser escovados logo após as refeições

Esse mito é bastante popular, mas, ao contrário do que muita gente pensa, o ideal é esperar passar ao menos meia hora desde a última refeição antes de escovar os dentes. Durante esse período, a saliva neutralizará o pH dos alimentos e bebidas.

Grandes quantidades de açúcar ingerido causam mais cáries

É um mito dizer que, quanto mais açúcar você ingere, mais cáries você tem. O que causa cáries é a falta de cuidado adequado com a limpeza dos dentes, não a quantidade de alimentos que você comeu.

Viu, como às vezes acreditamos em informações não comprovadas e acabamos errando na hora de cuidar da saúde bucal? Compartilhe essas informações com seus amigos nas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem esses mitos!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-