Entenda de uma vez como cuidar dos seus dentes

3 minutos para ler

Quando o assunto é manter a saúde bucal em dia, muitas pessoas têm interesse, mas não sabem quais cuidados adotar. A verdade é que poucos sabem como cuidar dos dentes com propriedade, um aspecto fundamental para manter um sorriso bonito e o funcionamento correto de todo o corpo.

É isso mesmo: o nosso organismo funciona de forma interligada — e isso significa que manter a boca saudável reflete na operação de todo o resto. Sabendo disso, veja, a seguir, como cuidar dos dentes. Vamos lá?

Saiba a hora certa de trocar as escovas

Esse é um aspecto que passa despercebido por muitas pessoas, inclusive por aquelas que têm interesse em manter a saúde bucal. O ideal é que as escovas de dente sejam trocadas a cada três meses, tendo em vista que sofrem um desgaste natural e perdem a sua eficiência.

Em alguns casos, a troca deve acontecer antes, como quando as cerdas se abrem ou a cor delas muda. Portanto, esteja atento e não abra mão desse cuidado. 

Escolha o creme dental correto

É bem provável que você já tenha ouvido sobre a importância de escovar os dentes três vezes ao dia, mas é bom destacar que a escolha do creme dental também é muito relevante para conquistar os resultados esperados. O recomendado é que ele tenha flúor para remover a placa bacteriana, que é a principal causa de cáries e gengivite.

Visite o dentista com periodicidade

As visitas recorrentes ao dentista são indispensáveis, já que auxiliam na prevenção de muitas doenças bucais. Caso elas já sejam uma realidade, ele é o profissional mais indicado para realizar possíveis tratamentos.

O dentista é capaz de realizar um exame profissional detalhado ou ainda uma limpeza — o que ajuda a manter a boca saudável. Além disso, a limpeza remove muitas manchas causadas pelos próprios alimentos ou alguns hábitos, como o tabagismo.

Lembre-se de higienizar a língua

É comum encontrar pacientes que pensam que a higienização deve se restringir aos dentes e às gengivas. Na verdade, quanto mais eficiente ela for, com mais facilidade a boca ficará livre das bactérias.

A língua, por exemplo, é uma região com grande acúmulo de restos de alimentos, e merece atenção. Por isso, o indicado é escovar a região também. O cuidado deve ser adotado depois da escovação dos dentes e deve acontecer de cima para baixo. Para ter resultados ainda mais eficientes, uma dica é investir em um limpador específico para a região.

Dê atenção para a dieta

Outro aspecto que deve ser levado em conta é a dieta. Isso porque ingerir os alimentos certos pode ajudar a fortalecer os dentes ou ainda dar ao organismo os nutrientes de que ele precisa para manter a dentição forte e saudável.

Somado a isso, não dá para negar que ela também pode interferir em algumas situações. Quem tem uma alimentação rica em açúcares, por exemplo, deve ter atenção redobrada com a higienização.

Depois de ler este artigo, ficou mais fácil saber como cuidar dos dentes, não é mesmo? Tenha em mente que um bom dentista também é indispensável em situações assim, principalmente se considerarmos que ele pode oferecer as melhores dicas para a preservação da sua saúde bucal.

Se você gostou deste post, aproveite para ler o nosso artigo com algumas dicas sobre o que levar em conta na hora de escolher um dentista

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-