Clarear os dentes em casa: saiba quais os principais riscos

7 minutos para ler

Cada vez mais as pessoas se conscientizam da importância de cuidar dos dentes para ter um sorriso bonito e saudável. Embora isso seja bom, trouxe um efeito negativo, porque encontramos facilmente receitas e produtos para fazer tratamentos sem consultar um dentista. Esse é o caso das técnicas para clarear os dentes em casa.

Você também já deve ter se deparado com informações que apontam limão, bicarbonato de sódio, carvão ativado, açafrão entre outros ingredientes como sendo eficazes para eliminar o amarelamento e manchas. Além disso, encontramos kits de clareamento dentário, sem acompanhamento especializado, vendidos livremente.

Muitos acreditam na eficácia desses métodos e aderem a eles. No entanto, quando fazem isso, estão colocando em risco a integridade dos seus dentes e a sua saúde. Para que você entenda melhor, preparamos este artigo mostrando os efeitos negativos de clarear os dentes sem acompanhamento especializado. Confira!

Os riscos de clarear os dentes em casa

Quem não deseja ter um sorriso perfeito, com dentes bem alinhados e branquinhos? Existem diversos tratamentos e procedimentos odontológicos que possibilitam alcançar esses resultados, mas algumas pessoas preferem solucionar os problemas por conta própria.

A facilidade de acesso a informações tem um aspecto negativo nesse sentido, por permitir a veiculação de propagandas enganosas. Atualmente, é muito fácil encontrar produtos para clarear os dentes em casa sem a supervisão de um especialista. Seu método é simples e o investimento atrativo.

Também encontramos receitas caseiras e sugestões de ingredientes ou substâncias que supostamente poderiam clarear o esmalte dentário. O problema de todos esses métodos é que eles apontam somente promessas, porém, não trazem um embasamento científico, nem tão pouco alertam sobre os riscos que oferecem.

O fato é que adotar métodos alternativos para clarear os dentes em casa pode colocar a integridade da dentição em risco e desequilibrar a saúde bucal. Também desencadeia prejuízos para a saúde orgânica, portanto, é melhor não se arriscar.

A seguir, esclarecemos quais são os principais riscos de tentar fazer um clareamento sem a indicação de um profissional. Veja que as consequências, muitas vezes, podem ser sérias.

Desgastes dentários

Aqueles que divulgam receitas e produtos para clarear os dentes em casa muitas vezes têm como argumento o fato de que as manchas são superficiais. Seguindo essa linha de raciocínio, bastaria fazer um polimento no esmalte dentário para que elas desaparecessem.

O problema é que as substâncias utilizadas para fazer esse “polimento” contêm componentes abrasivos. Ou seja, eles realmente lixam o esmalte dentário, mas não removem somente as manchas, também uma porção do dente.

Isso significa que há um desgaste na superfície do esmalte, e o maior problema é que ele não se recompõe com o passar do tempo. Assim, uma vez que a estrutura dentária é perdida ela não volta nunca mais, e o dente perde essa sua camada de proteção externa.

Desmineralização do esmalte

Dependendo das substâncias que compõem a fórmula dos produtos para clarear os dentes em casa, o contato delas com o esmalte dentário pode provocar a desmineralização dele, que é diferente do desgaste.

Nesse caso, não é a porção externa que se vai por causa do atrito, mas os dentes perdem minerais da sua estrutura. Consequentemente, ficam mais frágeis e podem se quebrar com facilidade, sofrer desgaste, trincar e manifestar sensibilidade.

Manchas e escurecimento

Sabia que, em alguns casos, os métodos para clarear os dentes em casa podem provocar o efeito contrário daquele esperado? O que se deseja é eliminar manchas, o amarelamento e ter uma dentição mais branca, certo? Contudo, eles podem provocar essas manchas e alterar a tonalidade do esmalte dentário.

Isso acontece em função das substâncias que compõem esses produtos ou dos pigmentos que são encontrados nos ingredientes. Podem ocorrer reações na superfície do esmalte, bem como, pelo fato de ele ser poroso, absorver esses corantes.

Sensibilidade dentinária

O esmalte dentário é a camada mais externa do dente. Muito resistente, ele serve como uma proteção para a dentina e a polpa dentária, que são mais sensíveis. Por isso, se ocorre um desgaste ou desmineralização dessa camada protetora, há uma exposição das partes internas.

Ali estão localizadas terminações nervosas, vasos sanguíneos entre outras estruturas. Então, quando há essa superexposição delas, o contato com alimentos, bebidas e substâncias desencadeia sensações dolorosas, ou seja, a sensibilidade.

Além disso, esses métodos caseiros provocam agressões também nas gengivas, o que pode levar a sua retratação. Quando esse problema acontece a raiz dentária é que fica exposta. Como ela também é mais porosa do que o esmalte, vem a sensibilidade.

Queimaduras na boca

Quando o clareamento dentário é feito por um especialista, ele aplica nas gengivas um produto que evita o contato com o agente branqueador. Toma diversas precauções para que a mucosa bucal não esteja exposta à substância, porque isso poderia causar irritações.

Ao adotar os métodos caseiros, dificilmente o indivíduo toma essas precauções. Por isso, existe um grande risco de sofrer as queimaduras na gengiva, na parte interna dos lábios e da bochecha, na língua e na garganta.

Alergia e intoxicações

Todos os produtos utilizados pelo dentista no clareamento feito em consultório e com acompanhamento foram testados e aprovados por órgãos competentes. Isso significa que eles não oferecem riscos para a saúde do paciente.

Essa garantia não existe quando são adotadas receitas caseiras e produtos de procedência duvidosa. Portanto, há o risco também de se manifestarem alergias na cavidade bucal, bem como intoxicação por causa da composição dessas substâncias.

A importância do dentista para fazer um clareamento

Você viu como as técnicas para clarear os dentes em casa podem ser prejudiciais para a estrutura e saúde dos seus dentes, bem como para o seu organismo de modo geral? Então, se você deseja ter dentes livres de manchas e amarelamento, o ideal é procurar um dentista para fazer um clareamento profissional.

Mesmo que você não tenha tempo de comparecer às sessões no consultório, é possível fazer o clareamento em casa, mas com a supervisão do especialista e utilizando os produtos recomendados por ele, na dosagem exata para os resultados que você deseja alcançar.

Embora o clareamento não seja um procedimento invasivo, ele atua na estrutura do dente. Portanto, é preciso utilizar as substâncias corretas, que não provoquem agressões nem danos. Somente o dentista pode indicar quais são elas e o modo correto de utilizá-las.

Além disso, a consulta com o especialista é fundamental para que ele esclareça sobre os resultados que podem ser alcançados em cada caso. Afinal, as pessoas têm dentes diferentes com tonalidades também diferentes. Sendo assim, a cor final varia em função das características de cada um.

Se você realmente deseja ter dentes bonitos e saudáveis, fuja dos métodos para clarear os dentes em casa. A melhor decisão é consultar um especialista e conferir as opções disponíveis em seu caso, para que você possa eliminar o amarelado e as manchas com segurança e alcançar os resultados que espera.

Sabia que ter dentes bonitos e saudáveis tem um forte impacto na autoestima? Entenda melhor essa relação e confira opções de procedimento para alcançar um sorriso perfeito.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-