7 riscos de fazer o clareamento dental de forma caseira

6 minutos para ler

O sorriso é uma das principais marcas do rosto  não tem como negar. Por isso, garantir os dentes lindos, brancos e alinhados é uma das melhores maneiras de se sentir bem e confiante para os desafios do dia a dia.

O clareamento dental se difundiu como um procedimento importante nesse sentido, mas é bom tomar muito cuidado para que ele não se transforme em uma verdadeira dor de cabeça. É isso mesmo: o procedimento pode trazer danos aos dentes e às gengivas quando não é feito da maneira correta.

Se você ficou curioso, então entenda neste post alguns riscos de fazer o procedimento de forma caseira e sem acompanhamento profissional. Vamos juntos nessa?

1. Dor e sensibilidade nos dentes

Quando os dentes ficam muito sensíveis, podem acabar provocando dor em algumas situações específicas, como quando ocorre o consumo de alimentos gelados ou cítricos. A sensibilidade é um acontecimento natural e acomete muitas pessoas, mas é bom ter em mente que o clareamento dental de forma caseira pode intensificar (e muito) esse sintoma.

Para você ter noção, uma média de 70% dos pacientes costuma lidar com esse desconforto, mas a boa notícia é que ele costuma passar alguns dias depois que o tratamento é finalizado. Ainda assim, o ideal é que o procedimento tenha o acompanhamento de um profissional especializado, principalmente se considerarmos que a sensibilidade pode ser ainda mais forte para os pacientes que têm retrações gengivais.

Um especialista pode amenizar todo esse desconforto com uma dosagem mais fraca do agente químico que promove o clareamento. Somado a isso, também pode explorar os dessensibilizantes e tornar o processo bem mais simples. 

2. Alterações (e desgaste) do esmalte dentário

O clareamento dental também pode prejudicar o esmalte dos dentes, mas nada de se desesperar. De uma forma geral, isso acontece de maneira bem leve, ou seja, a recuperação costuma ocorrer de forma natural e sem muitas dificuldades.

Esse processo é conhecido como remineralização e significa que o organismo começa a reconstruir o efeito dos cristais nos dentes durante o procedimento. É um processo fantástico imaginar que seu corpo faz todos esses reparos de forma espontânea. 

Ainda assim, é bom ser cauteloso, pois a prática repetitiva pode dificultar a restauração com o passar do tempo e tornar tudo cada vez mais difícil. O passar dos anos e o desgaste contínuo podem tornar os danos irreversíveis — motivo de sobra para ficar de olho e evitar o uso extensivo do clareamento.

3. Risco de usar produtos cancerígenos

Aplicar um produto para clareamento sem saber qual é a sua real composição pode ser perigoso em vários sentidos. Um deles é a possibilidade de usar produtos cancerígenos, ou seja, aqueles que aumentam a probabilidade de o seu organismo começar a desenvolver células cancerígenas.

Portanto, por mais que os resultados pareçam muito bons, repense e converse com um dentista especialista no assunto. Afinal de contas, ter os dentes lindos e brancos é uma coisa que todo mundo quer, mas é fundamental entender qual é o preço que você pode pagar por isso.

4. Necessidade de fazer um tratamento de canal

Em alguns casos, a dor e a sensibilidade do dente ficam tão fortes que os pacientes precisam se submeter a um tratamento de canal. Para quem não sabe o que isso significa, o dentista destrói toda a sensibilidade do dente em um procedimento em que a própria raiz é danificada.

Isso acontece porque a dor não cessa quando o procedimento acontece com um mal planejamento. Nesse caso, a melhor forma de dar um pouco de alívio para o paciente envolve o tratamento de canal.

Para não ter que passar por isso, repense e analise muito bem os produtos que você vai usar no clareamento dental. De quebra, não abra mão de fazer um acompanhamento recorrente com um dentista. Acredite: essa é a melhor maneira de evitar desgastes desnecessários.

5. Comprometimento da gengiva

Embora o foco do procedimento seja o clareamento dos dentes, não dá para negar que a gengiva é diretamente afetada. A proximidade faz com que os produtos utilizados também acabem entrando em contato com a região gengival.

Por isso é importante saber que essa área pode ser muito danificada dependendo do produto utilizado, pois ele pode provocar sangramento gengival, descamação e irritação superficial da região.

Além disso, o procedimento pode acentuar algumas doenças já existentes, como retração da região e outros desconfortos. O peróxido de hidrogênio (componente da maioria dos produtos caseiros) é um agente oxidante potente, então pode inflamar os lábios, língua e gengivas

6. Manchas superficiais

Pode ser que esse risco traga muita surpresa para você, afinal, ninguém faz um clareamento dental pensando em ficar com os dentes machados. Pois bem, só que isso pode sim acontecer se os produtos e os métodos utilizados não forem os corretos.

Esse acontecimento também pode ser um reflexo da alimentação. Isso porque, no período de tratamento, o paciente deve seguir uma dieta específica  e isso envolve evitar alguns alimentos, como café, vinho, molho de tomate e outros que possam manchar os dentes. O dentista é o profissional recomendado para passar essas orientações.

E tem mais: algumas dessas manchas podem ter remoção difícil e acabar demandando tratamentos ainda mais elaborados e caros. Por isso, tome cuidado, certo? 

7. Irritação da polpa dentária

Esse é um problema mais comum do que muitas pessoas imaginam, pois os agentes clareadores podem agredir a polpa do dente. Eles atravessam as camadas do esmalte e a dentina e passam a atingir a região.

Conhecida como pulpite, essa pode ser considerada uma das piores consequências, pois é nessa região que estão os nervos e os vasos sanguíneos responsáveis pela sustentação do dente. O paciente que tem irritação nessa área pode sentir muita dor, então é bom ter muita cautela antes de pensar em clarear seu sorriso. 

Depois de ler este post e entender um pouco melhor como um procedimento de clareamento dental pode apresentar muitos riscos, não deixe de consultar um dentista. Além das visitas periódicas, conte com o auxílio de um profissional capacitado para esse ou outros tipos de tratamento que você precisar.

Se você está interessado em seguir com o clareamento dental, então entre em contato com a Qualimplan agora mesmo. Temos os melhores profissionais para deixar seu sorriso ainda mais lindo e saudável!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-