É permitido fazer atividade física após um implante dentário?

5 minutos para ler

Muitas pessoas deixam de realizar procedimentos odontológicos importantes por medo, desconhecimento ou receio de que eles atrapalharão suas rotinas por muito tempo. Uma dúvida recorrente nas clínicas é se pode praticar atividade física após o implante dentário. Você saberia responder?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer que implante dentário é um suporte ou uma estrutura de metal (feita de titânio, em geral) inserida no osso maxilar, situado abaixo da gengiva, com o intuito de ocupar o lugar da raiz do dente. O procedimento é indicado para pessoas que, por algum motivo, perderam a dentição e precisam substituí-la.

Neste post, vamos falar sobre como funciona essa cirurgia, quais cuidados ela demanda e se é permitido fazer atividade física após o implante dentário. Veja!

Como funciona o implante dentário?

Essa é a estrutura sobre a qual ocorre a fixação do dente artificial. Trata-se de um suporte estável, já que é integrado ao osso maxilar. Logo, representa uma grande vantagem, pois garante que as próteses sejam afixadas com segurança.

Com o implante, não há o risco de as próteses se soltarem durante a fala ou a mastigação, por exemplo. Sendo assim, a cirurgia é essencial para a colocação de dentes novos, bastante semelhantes aos naturais, e pode proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.

O procedimento é composto por duas fases. Primeiro, o dentista insere o implante, que leva de quatro a seis meses para integrar-se ao osso (período de osseointegração). Já a segunda etapa envolve a remoção da gengiva que recobre a estrutura e, em seguida, a afixação do dente artificial.

Só pode passar pela cirurgia de implante dentário pacientes que tenham a gengiva saudável e o osso maxilar apropriado para sustentar o suporte implantado. Depois de realizada, é fundamental manter a higiene bucal com rigor e visitar o consultório odontológico periodicamente.

Quais cuidados são necessários depois de colocar implante?

Veja, a seguir, os cuidados necessários após a colocação do implante dentário para uma excelente recuperação.

Aplicar compressas geladas

As compressas geladas são importantes por diminuírem o inchaço, além de terem ação analgésica, ou seja, aliviam a dor. Por isso, são recomendadas nas primeiras 24 horas após a realização da cirurgia. O ideal é fazer a aplicação em intervalos de cinco a dez minutos. Só não as aplique diretamente sobre pele, pois o gelo pode causar queimaduras.

Ter cautela com a alimentação

Na fase pós-operatória, prefira alimentos líquidos e pastosos. As opções mais duras, por serem difíceis de mastigar, podem forçar e mover o implante dentário, comprometendo o processo de recuperação. Comidas quentes e ácidas também devem ser evitadas, já que lesionam os tecidos e desequilibram o pH da boca, respectivamente.

Não mastigar nem dormir do lado operado

É preciso tomar bastante cuidado com o local operado para evitar lesões que prejudiquem o processo de cicatrização. Acúmulo de alimentos sobre o implante, por exemplo, dificulta a higienização e, por conseguinte, aumenta o risco de proliferação de bactérias e inflamações.

Da mesma maneira, não é recomendado dormir do lado no qual o implante foi fixado. Tal prática contribui para gerar pressão sobre os tecidos e compromete a recuperação. A dica é utilizar um travesseiro um pouco mais alto, a fim de que a cabeça fique mais erguida e a circulação seja reduzida, evitando pequenos sangramentos.

Fazer a higiene bucal adequadamente

Obviamente, a higiene bucal precisa ser realizada para prevenir a proliferação de bactérias que causam doenças. Contudo, deve ser feita com cuidado, a fim de não lesionar os tecidos. O conselho é escovar os dentes suavemente e devagar e não passar a escova sobre a ferida nos três primeiros dias após a colocação do implante. Se tiver alguma dúvida, peça orientação do seu dentista.

Pode fazer atividade física após o implante dentário?

Preocupada com a forma e a saúde do corpo, muita gente se pergunta se pode fazer atividade física após o implante dentário. Não, não pode. Pelo menos nos primeiros dias, é importante fazer repouso absoluto, a fim de evitar dor, inchaço e sangramento e acelerar o processo de recuperação.

Entretanto, a partir da primeira semana já é possível voltar a praticar exercícios, desde que de forma moderada. O esforço deve aumentar aos poucos, de acordo com a disposição do paciente e seu histórico de saúde. Logo, é fundamental pedir o aconselhamento do dentista antes de iniciar as atividades.

Agora, sim, você sabe quando a atividade física após o implante dentário é permitida. Essa cirurgia é simples e de fácil recuperação, logo, não deixe de fazê-la se necessário for. Contudo, lembre-se da importância de recorrer a profissionais sérios e competentes, a fim de garantir um excelente resultado com o procedimento.

Gostou do post? Então, acompanhe todas as nossas novidades, siga a gente no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-