Clareamento dental a laser em São Paulo: como funciona o tratamento?

6 minutos para ler

Nos últimos anos, tem aumentado significadamente a procura por procedimentos estéticos, incluindo os dentes. Afinal de contas, quem não deseja um sorriso bonito, não é mesmo? Além do lado estético, ter uma boa saúde bucal permite que a beleza da pessoa seja realçada e também que ela tenha mais confiança em si.

Com esse objetivo muitas pessoas têm procurado o clareamento dental a laser. Porém, ainda existem alguns receios sobre realizar este procedimento, por terem dúvidas em relação ao tratamento e não saberem exatamente como ele é feito. Além disso, a escolha da clínica pode ser um motivo de questionamentos também, principalmente em uma cidade com tantas opções como São Paulo.

Pensando nisto, nesse post tiraremos todas essas dúvidas. Confira!

Como é feito o tratamento a laser?

Ele é um método de odontologia estética que objetiva retirar manchas e descoloração, além de clarear a pigmentação nos dentes. O clareamento dental a laser não apresenta efeitos colaterais, além de ser silencioso e indolor por não ter nenhum contato físico com os dentes.

O clareamento nada mais é do que uma reação química. Dentro do dente, que é permeável, existem os pigmentos que ocasionaram o escurecimento dental. O laser entra profundamente no esmalte do dente e quebra a cadeia de pigmentos em moléculas pequenas, que são retiradas por processo de difusão, ou seja, uma reação química de oxidação que transforma os pigmentos em água e dióxido de carbono.

O efeito desse procedimento é acumulativo, logo, a cada sessão os dentes vão clareando cada vez mais, até retirar toda a pigmentação escurecida. O clareamento dental a laser é uma maneira muito confortável e ágil, em que aplica-se a luz do laser, e o peróxido de hidrogênio é utilizado como substância clareadora.

Também existem sistemas de branqueamento que não utilizam o laser, mas sim substâncias presentes no gel que realizam esse papel. Todavia, hoje em dia, o nome clareamento dental a laser se transformou em um sinônimo de clareamento dental no consultório.

Qual o passo a passo deste tipo de tratamento?

Primeiramente, o dentista realiza a limpeza de cada dente para remover a placa. Logo após, as gengivas são isoladas e o gel de branqueamento dos dentes é colocado junto a uma aplicação especial de laser de luz e pronto! Para quem não quer esperar por muito tempo para ver os resultados de seus tratamentos de clareamento, o clareamento dental a laser é a melhor opção.

Quanto tempo leva para ver resultado?

É bastante surpreendente a rapidez do resultado do procedimento: somente 1 hora, em média, sem dor e sem anestesia. O resultado é imediato! Além disso, o paciente tem a segurança de ter um dentista cuidando de sua saúde oral e assegurando a eficácia dos resultados. 

Quais são os cuidados que devem ser tomados?

São necessários alguns cuidados básicos, para obter um bom resultado e mantê-lo após o clareamento. São eles:

Alimentação

É essencial evitar alimentos que tenham grande acidez, visto que pode ocorrer o aumento de sensibilidade depois do procedimento, como temperos fortes, frutas cítricas. Também devem ser evitados alimentos coloridos e bebidas com corantes, como vinho tinto, beterraba, cenoura, chá mate, café e chocolate. 

Deve-se evitar também o consumo de refrigerantes e sucos ácidos, pois podem elevar a sensibilidade dos dentes. São imprescindíveis os cuidados com esses produtos que ocasionam manchas para evitar as marcas indesejáveis nos dentes.

Mudança de hábitos

É preciso deixar de lado hábitos que prejudicam a qualidade dos dentes, como tabaco, uso de batons com cores fortes, consumo de bebidas alcoólicas, especialmente após realizar o clareamento dental.

Saúde bucal

É essencial seguir à risca as recomendações do dentista com relação à higienização bucal e os produtos que podem ser utilizados após o tratamento. Além do mais, não é recomendado escovar os dentes logo em seguida ao consumo de alimentos com corantes. O recomendado é aguardar entre 20 e 30 minutos, pois este é o tempo suficiente para que o pH bucal seja neutralizado e também evita erosão dentária. 

Como escolher uma boa clínica em São Paulo?

É essencial escolher uma boa clínica, que esteja preparada para realizar esse tratamento altamente especializado e que tenha disponível profissionais experientes. Primeiramente, é preciso realizar uma pesquisa na internet, analisando o site da clínica, assim como as redes sociais e os relatos que as pessoas têm sobre suas experiências.

É importante também visitar a clínica odontológica e tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento. Quando o dentista responsável estiver respondendo aos seus questionamentos, verifique se ele responde com segurança. É importante ressaltar que as clínicas odontológicas precisam de um alvará sanitário, um responsável técnico e algumas questões legais para que possa funcionar.

Por mais que haja fiscalização, verifique se a clínica é legalizada, pois esta é uma maneira de se certificar que será atendido por profissionais realmente qualificados em um ambiente que esteja preparado para executar o tratamento, com aparelhagem adequada e em bom estado de conservação, que preze pela esterilização dos materiais, luvas, máscaras e assim por diante. Principalmente em uma cidade como São Paulo, com tantas opções, o cuidado deve ser redobrado.

Procure por profissionais qualificados 

O clareamento dental é um procedimento totalmente seguro, que não provoca danos à estrutura dentária. Porém, apenas o dentista é capaz de identificar as necessidades de cada paciente e qual será o tratamento mais adequado a realizar. Para tal, o profissional analisará a saúde bucal e a estrutura dos dentes de cada paciente, individualmente, para saber como proceder. 

Apenas ele poderá saber a quantidade de sessões necessárias, para eliminar as manchas e clarear os dentes sem ocasionar riscos para a saúde bucal. Além disso, os pacientes contam com os melhores produtos, que irritam menos as estruturas dentárias e disponibilizam melhores resultados, ao encontrarem uma boa clínica.

Por fim, é importante ressaltar que durante o clareamento dental a laser, o dentista acompanha e observa as reações provocadas no paciente, em relação à eficácia e também ao grau de sensibilidade. Realizando o procedimento em uma clínica de confiança e seguindo as recomendações necessárias, é possível realizar o clareamento dental com segurança, diminuir a sensibilidade e chegar ao resultado esperado.

Agora que você sabe mais sobre clareamento dental a laser, entre em contato com nossa clínica e conheça nossos serviços. Basta acessar nosso site! 

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-