Odontopediatria em SP: quando levar as crianças ao dentista?

6 minutos para ler

Você sabe qual é a hora certa de levar as crianças ao dentista pela primeira vez? Será que já é o momento de procurar uma odontopediatria em SP? Muitas vezes negligenciamos os dentes das crianças e bebês por sabermos que eles não serão permanentes.

Contudo, apesar da dentição de leite ser provisória, é preciso iniciar os cuidados com os dentes desde cedo, pois eles também estão suscetíveis às cáries e outras doenças. A saúde do filho é sempre a preocupação principal dos pais, e a saúde bucal também deve ser levada em conta.

Por isso, fique de olho em alguns sinais e crie uma rotina de higiene diária para o cuidado dos dentes das crianças. Confira a seguir qual é a melhor fase para a visita e quais hábitos devem ser adotados para a higiene bucal do bebê!

Quando fazer a primeira visita?

Muitas pessoas não sabem, mas os cuidados com a dentição do bebê começam logo na gestação. A principal dica para a mãe é ter uma boa alimentação, mas infecções e remédios também podem interferir na má formação dos dentinhos.

As visitas podem começar a partir do nascimento, casos em que o dentista vai instruir os pais sobre a higienização da boca do bebê e dar dicas para prevenção de futuros problemas.

Visitar um dentista antes do nascimento do primeiro dente é opcional, porém, é extremamente importante visitá-lo logo após o aparecimento do primeiro dentinho de leite, o que acontece normalmente por volta dos 6 a 8 meses de idade. Esse período, no entanto, não é regra. Algumas crianças têm seus primeiros dentes despontando aos 2 meses e, outras, somente perto de completar um ano de idade.

Vale lembrar que cada criança é única e tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Você deve se preocupar, apenas, caso o seu filho estiver completando 2 anos de idade e ainda não tiver nenhum dente. Aos 3 anos, a criança já deve estar com os 20 dentes de leite: 10 na arcada inferior e 10 na superior.  

Os quatro primeiros dentes a nascer são os da frente: primeiro nascem os dentinhos da arcada inferior e, só depois, os da superior. Durante essa fase, é comum que o bebê sinta muita coceira na gengiva e fique mais irritado.

O que vai acontecer na primeira consulta?

É na primeira consulta que o dentista vai ensinar aos pais como realizar a limpeza correta dos dentinhos, qual a escova de dentes mais indicada e dar orientações quanto à alimentação do bebê.

O odontopediatra poderá indicar, na primeira consulta, pomadas ou substâncias anestésicas que aliviarão a coceira na gengiva, diminuindo também a irritabilidade da criança.

Após a primeira consulta, retorne ao dentista a cada 6 meses para que ele possa acompanhar o desenvolvimento de todos os dentes, prevenir o aparecimento de cáries e tratar possíveis incômodos.

Além do nascimento do primeiro dente, outros sinais também mostram quando você deve levar as crianças ao dentista, por exemplo:

  • sangramento da gengiva;
  • dente escuro;
  • choro ao comer ou lavar os dentes;
  • dente quebrado;
  • dentes tortos ou afastados;

O principal motivo das visitas ao odontopediatra ainda é a incidência de cáries, porém, alguns outros problemas são atendidos frequentemente por esses profissionais. Os mais comuns são traumas, cistos gengivais do recém-nascido, cistos de erupção e o nascimento de dentes mal posicionados.

Outro ponto positivo de iniciar as visitas ao dentista desde cedo é a adaptação. Quanto mais cedo a criança se acostumar ao ambiente e ao profissional, mais fácil será para ela se sentir confortável e segura. É importante que a primeira consulta seja tranquila e nunca traumática, pois isso vai evitar o tradicional medo de dentistas.

Quais hábitos de higiene oral devem ser tomados?

Os hábitos de higiene oral do bebê devem começar desde o nascimento, antes mesmo do surgimento dos primeiros dentinhos. É necessário fazer a limpeza das gengivas, bochechas e língua da criança, utilizando uma gaze ou compressa úmida, pelo menos duas vezes ao dia — de manhã e à noite antes de dormir.

Após o nascimento dos primeiros dentes, a escovação deve ser incorporada à rotina diária. Utilize uma escova de dentes própria para bebês e realize a escovação duas vezes ao dia: de manhã e antes de dormir.

A pasta de dentes também deve ser própria para crianças e indicada por um odontopediatra, e só deve ser utilizada após o bebê completar um ano de idade.

Logo que a criança for capaz de segurar a escova de dentes e fazer a escovação sozinha, os pais já devem incentivar que o pequeno comece a realizar a tarefa com autonomia. Porém, devem escovar novamente, para garantir que a limpeza seja feita corretamente.

A escova de dentes deve ser trocada a cada 3 ou 4 meses, ou quando se notar que as cerdas estão desgastadas, para impedir que a criança machuque as gengivas.

É importante cuidar dos dentes de leite da mesma forma que cuidamos dos definitivos, pois eles também estão suscetíveis às cáries e outros problemas. Evite dar beijos na boca da criança ou compartilhar colheres com elas, pois esse hábito pode passar bactérias e aumentar o risco de cáries.

Não esqueça que o uso do fio dental também deve ser incentivado e cabe aos pais dar o exemplo de bons hábitos de saúde e higiene bucal. Ensine a criança sobre a importância de uma rotina diária de higiene bucal e mantenha uma alimentação adequada, evitando alimentos açucarados, principalmente à noite.

Onde encontrar profissionais especializados em odontopediatria em SP?

A Qualimplan tem profissionais qualificados para atender às mamães desde o pré-natal até a adolescência. Após o nascimento, o bebê é examinado e a mãe recebe orientações sobre alimentação, higienização e prevenção de doenças relacionadas à saúde bucal.

As visitas regulares ao dentista são muito importantes, tanto para os pais, quanto para as crianças, e ajudam a prevenir possíveis problemas bucais e a garantir dentes mais fortes e saudáveis.

Agora que você já sabe quando é a melhor hora de levar seu pequeno em uma consulta, entre em contato conosco e agende sua primeira visita a uma odontopediatria em SP. Estaremos prontos para atender você e seu bebê!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-