Implantes dentários: entenda como deve ser feita a manutenção

4 minutos para ler

Em grande parte dos casos de pessoas que perderam um ou mais dentes, os implantes dentários surgem como uma excelente solução. Cilindros metálicos são instalados no interior dos ossos maxilares, visando substituir as raízes do dente perdido, e têm a função de fixar as próteses.

\n\n

Mas para que o resultado seja duradouro, são necessários alguns cuidados especiais. Apesar de não serem dentes naturais, os implantes dentários não podem ser esquecidos e devem receber muita atenção.

\n\n

Para te ajudar na correta manutenção do implante, preparamos este post. Confira abaixo algumas dicas para mantê-lo sempre bonito e saudável!

\n\n

Capriche na higiene bucal

\n\n

É comum que os pacientes pensem que o implante não precisa ser higienizado como os dentes naturais, mas o cuidado deve ser o mesmo. A escovação adequada deve ser feita utilizando uma escova de cerdas macias e com movimentos suaves nas áreas interna, externa e superfícies de mastigação. O creme dental deve ser o indicado pelo seu dentista.

\n\n

Enxaguantes bucais podem ser utilizados conforme o dentista aconselhar. Outro item imprescindível para uma boa higienização é o fio dental, que deve ser usado diariamente.

\n\n

Bons hábitos de higiene bucal evitam o acúmulo de placa bacteriana, inflamações nas gengivas e outras doenças que podem prejudicar a durabilidade do implante.

\n\n

Visite periodicamente o dentista

\n\n

Uma vez que o paciente opta pelos implantes, não poderá deixar de visitar o dentista. Nas consultas, o profissional avaliará a integridade dos implantes e realizará uma limpeza profunda em toda a estrutura.

\n\n

A frequência das consultas deve ser definida pelo dentista e varia de acordo com cada paciente.

\n\n

Ponha fim a hábitos ruins

\n\n

Algumas manias podem parecer inofensivas, mas são extremamente prejudiciais à sua saúde bucal. Para os implantados, é importante evitar roer unhas e morder objetos duros, como tampinhas de canetas.

\n\n

O cigarro é outro mau hábito que deve ser evitado, pois pode trazer inúmeros malefícios à saúde bucal. No caso dos implantes dentários, o tabagismo pode causar problemas na fixação do implante.

\n\n

Trate o bruxismo

\n\n

Caso você opte pelos implantes dentários e apresente sintomas de bruxismo ou ranhura noturna, converse com seu dentista. Placas de silicone são ótimas alternativas para amenizar a pressão que é provocada na arcada e não permitem que os implantes e dentes naturais sejam danificados.

\n\n

Mantenha uma boa alimentação

\n\n

Manter uma alimentação saudável e evitar alimentos extremamente adocicados ou com alto nível de cafeína pode trazer muitos benefícios à saúde, inclusive, dos dentes. Para que os implantes não sofram danos, as gengivas devem estar saudáveis. E para isso, o organismo deve estar devidamente nutrido.

\n\n

Os implantes são excelentes opções para devolver qualidade de vida a pacientes que perderam dentes naturais. Pode ser realizado o implante de apenas um dente ou, em casos extremos, de todos os dentes da boca.

\n\n

O material também pode variar de acordo com cada paciente. Mas o fato é que essa tecnologia pode trazer inúmeros benefícios clínicos e estéticos. O importante é não esquecer que os implantes dentários também precisam de cuidado!

\n\n

Gostou do texto e acha que seus amigos podem se interessar pelo assunto? Compartilhe com eles nas redes sociais!

\n\n

 
The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-