O QUE É ATM? ENTENDA AS CAUSAS DA DISFUNÇÃO NESSA ARTICULAÇÃO E COMO MELHORAR

4 minutos para ler

Você sabe o que é ATM (articulação temporomandibular)? É o conjunto de músculos e articulações que ligam o osso da mandíbula ao do crânio. É por causa dessa estrutura que conseguimos comer, falar e mastigar tranquilamente. Logo, apesar de pequena, ela é uma das mais complexas do corpo humano.

Qualquer problema que compromete o funcionamento adequado da ATM é chamado de DTM: disfunção da articulação temporomandibular. Nessa situação, estalidos e sensação de desencaixe ao tentar abrir e fechar a boca são observados. Outros sintomas são dores de cabeça, nos ouvidos e atrás dos olhos, flacidez nos músculos mandibulares e travamento na região.

Neste post, vamos explicar quais são as causas da disfunção na ATM, os problemas que ela pode acarretar à saúde bucal e as formas de tratá-la. Acompanhe!

Quais são as causas da disfunção na ATM?

As causas da DTM ainda são investigadas pelos médicos. Contudo, sabe-se que a disfunção está associada a uma série de fatores. São eles:

  • má postura;
  • traumas na mandíbula;
  • condições anatômicas associadas à formação da mandíbula;
  • artrite na mandíbula;
  • dificuldade para dormir;
  • distúrbios do sono;
  • bruxismo (ranger involuntários dos dentes);
  • estresse.

Além disso, as disfunções na ATM estão relacionados a alguns hábitos que precisam ser evitados, como apoiar a mandíbula nas mãos, roer as unhas, morder as bochechas e os lábios. Com o tempo, tais costumes podem prejudicar a estrutura mandibular, levando ao aparecimento de sintomas indesejados, como cansaço no rosto e dores na região.

Pode haver prejuízos à saúde bucal?

Sim. No longo prazo, a DTM pode causar alterações na mordida devido à doença degenerativa. Por isso, é fundamental consultar o dentista assim que os sintomas aparecerem. Tal condição também afeta a saúde emocional de muitos pacientes, levando a quadros de ansiedade e até mesmo depressão.

Como tratar a DTM?

Até aqui, você viu o que é ATM, os sintomas da disfunção nessa articulação, suas possíveis causas e prejuízos para a saúde bucal. Agora, veremos que há formas de tratar a DTM. A primeira coisa a ser feita é agendar consulta com um cirurgião dentista para que o diagnóstico correto seja realizado.

Investigar a causa dessa disfunção é fundamental para seguir com o tratamento correto. Muitas vezes, a abordagem odontológica deve ser aliada a outros métodos. Há pacientes, por exemplo, que sofrem alterações hormonais. Logo, um especialista precisa realizar acompanhamento em conjunto com o profissional de odontologia.

Ciente disso, saiba que as maneiras de tratar as disfunções na ATM incluem exercícios para relaxamento muscular, fisioterapia, uso de compressas frias para amenizar dores, emprego de placas de mordida, medicamentos (em grande parte, anti-inflamatórios), cirurgia e acompanhamento com psicólogo, endocrinologista e até mesmo neurologista.

Agora você sabe o que é ATM, as causas, os sintomas e as formas de tratar as disfunções nessa articulação. Recomendamos que mantenha o seu dentista sempre informado a respeito de qualquer sintoma diferente na região bucal. Afinal de contas, o diagnóstico precoce evita o agravamento do quadro e aumenta as chances de sucesso do tratamento.

Gostou do que leu? Se sim, continue por aqui e veja como proceder se estiver com o maxilar travado!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-