Bruxismo é genético? Tire suas dúvidas sobre o assunto!

4 minutos para ler

Apertar ou ranger os dentes: você sofre disso ou conhece alguém com essa disfunção? Conhecido como bruxismo, tal problema acomete 15% das crianças, mas tende a desaparecer com o passar dos anos.

Mas, afinal de contas, o bruxismo é genético? O que fazer para tratá-lo e aliviar os seus indesejados sintomas? As respostas não são tão simples assim, já que as causas são várias — logo, o tratamento vai depender da origem do problema. Muitas vezes, é o estilo de vida do paciente que precisa ser mudado para solucionar essa desordem funcional, devolvendo o tão desejado bem-estar e a qualidade de vida.

Neste post, vamos explicar melhor o que é bruxismo, quais são os sintomas, as causas, as formas de tratamento e de prevenção, além de revelar se o bruxismo é genético ou não. Acompanhe!

O que é bruxismo?

O bruxismo é uma disfunção caracterizada pelo apertar ou ranger dos dentes durante o sono e, em alguns casos, a vigília. Com a pressão provocada por essa desordem, pode haver amolecimento e desgaste dentários, além de problemas gengivais, ósseos e na articulação da mandíbula.

Quais são os sintomas do ranger de dentes?

Veja, a seguir, quais são os principais sintomas observados em quem tem bruxismo:

  • dor nos dentes;
  • cefaleias;
  • zumbido no ouvido;
  • dor no pescoço;
  • estalos ao abrir e fechar a boca;
  • dor nos músculos da face;
  • desgaste dental anormal e excessivo;
  • fratura nos dentes;
  • dor na articulação temporomandibular (ATM);
  • alterações no sono.

O bruxismo é genético?

As causas do bruxismo são desconhecidas, mas os médicos o associam a problemas físicos de fechamento inapropriado da boca ou oclusão, ansiedade, depressão, estresse, efeito de determinadas drogas, alergias e doenças respiratórias, distúrbios do sono e, até mesmo, situações neurológicas.

Além disso, muitas pessoas se perguntam se o bruxismo é genético. O histórico familiar é, sim, outro fator apontado como gerador do problema. Logo, se você ou o seu parceiro tem ou já teve essa disfunção, é importante ficar alerta caso o seu filho apresente os sintomas. Leve-o ao dentista para realizar consultas regulares.

Como tratar e prevenir o problema?

Abaixo, abordamos as principais formas de tratar o bruxismo. Confira!

Uso de placas estabilizadoras

As placas rígidas de acrílico ou interoclusais flexíveis de silicone, ajustadas de acordo com a arcada dentária do paciente, reduzem os movimentos dos músculos mastigatórios e evitam o atrito que causa o desgaste e o tremor dos dentes. Mas elas não são recomendadas para qualquer criança ou pessoa, logo, é importante a prévia avaliação médica.

Ingestão de fármacos

Medicamentos ansiolíticos são recomendados pelos médicos quando o bruxismo está relacionado ao estresse e à ansiedade, uma vez que eles ajudam a controlar tais quadros.

Controle do estresse

O controle do estresse envolve, por exemplo, a prática de atividades físicas, o convívio social com pessoas das quais gostamos, a alimentação saudável, uma boa noite de sono e, até mesmo, a psicoterapia, se necessário.

Vale lembrar, ainda, que as práticas saudáveis não só aliviam o problema, mas também o previnem. A seguir, listamos algumas dicas para evitar o ranger de dentes:

  • reduza do café;
  • evite fumar;
  • não aperte os dentes durante situações de pressão ou tensão;
  • invista em atividades prazerosas, que contribuam com o bem-estar físico e emocional e melhorem a qualidade de vida;
  • evite mascar chicletes e morder objetos duros;
  • vá ao dentista com regularidade.

Tirou suas dúvidas sobre o tema? Sim, o bruxismo é genético, mas não em todos os casos. Aliás, como vimos, as causas da disfunção são desconhecidas — embora os médicos a relacionem a diversos fatores. A recomendação é prestar atenção aos sintomas e ir ao dentista regularmente para prevenir o problema.

Agora que já tem as respostas que procurava sobre o assunto, que tal se aprofundar nos métodos para se livrar do problema? Veja como tratar o bruxismo de forma eficiente!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-