Como funciona o tratamento da erosão dentária?

6 minutos para ler

Você já ouviu falar em um problema bucal chamado erosão dentária? Ela se caracteriza pela destruição do esmalte do dente pelo contato com substâncias ácidas. O esmalte fica na parte externa do dente e é composto, em 97%, por minerais, sendo extremamente resistente. É a substância que oferece a cor ao dente e também tem como principal função a proteção dele.

A erosão dentária é um problema de saúde bucal ainda pouco conhecido, até mesmo por alguns profissionais. Porém, ele vem crescendo entre a população brasileira e, por isso, precisa de mais atenção. Veja, neste artigo, todas as informações relevantes sobre esse problema!

Principais causas

Para tratar ou prevenir algum tipo de problema de saúde, é necessário descobrir qual a sua origem. No caso da erosão dentária, as causas podem ser várias, como a bulimia, a anorexia, o refluxo gastroesofágico, alterações sistêmicas ou doença renal crônica.

Há também outras que não estão diretamente relacionadas com a nossa saúde, mas sim com os hábitos de vida, especialmente os alimentares. Por exemplo, o consumo constante de bebidas cítricas, como o suco de laranja, o suco de limão e outros pode provocar erosão dentária. Alimentos que têm certo grau de acidez também podem ser prejudiciais.

Sinais da erosão dentária

É claro que nem todas as pessoas que têm alguma dessas patologias citadas ou consome alimentos ácidos terá erosão dentária. Nesses casos, as chances de esse problema se desenvolver são realmente maiores, mas é necessário identificar os sinais e sintomas que estão relacionados com o problema.

Aumento da sensibilidade nos dentes ao comer alimentos frios ou quentes, cor dos dentes mais translúcida ou amarelada e a mudança do formato para arredondado, com uma superfície áspera, são alguns dos sinais que podem servir de alerta para o problema da erosão dentária. Se você os identificou, procure o dentista e marque uma consulta.

Tratamento da erosão dentária

Causa intrínseca e extrínseca

O primeiro passo para realizar o tratamento da erosão dentária é descobrir a causa do problema, que pode intrínseca ou extrínseca. Para isso, o profissional fará uma anamnese completa, questionando sobre diversos hábitos alimentares, doenças existentes, problemas de saúde pelos quais você já passou, entre outras informações que precisam ser coletadas.

Enquanto a erosão intrínseca está relacionada a problemas de saúde como bulimia, anorexia, refluxo e outros, as causas extrínsecas estão relacionadas com os hábitos alimentares: consumo de sucos cítricos, refrigerantes, alimentos com grau de acidez elevado, como o abacaxi, entre outros.

Descobrindo o grau da lesão

Após identificar a causa, é necessário saber em que grau as lesões que o paciente apresenta estão. A partir daí, o dentista deverá dar as instruções necessárias para reeducar alguns hábitos diários, como alimentação e higiene bucal.

Existem algumas substâncias, por exemplo, que aumentam a produção de saliva, algo que ajuda muito no tratamento. Mastigar chicletes sem açúcar e cristais de gengibre é uma ação excelente para começar a solucionar o problema. Se a causa é a alimentação, é preciso começar a realizar algumas mudanças na dieta.

Tratamento interdisciplinar

Há também algumas técnicas de higiene bucal que devem começar a ser implantadas. Por exemplo, o paciente deve aguardar, pelo menos, 20 minutos após as refeições para escovar os dentes e não utilizar pasta de dente com abrasivos (usados em cremes dentais com a promessa de deixar os dentes mais brancos).

Em alguns casos, pode ser necessária uma intervenção interdisciplinar. Por exemplo, uma visita ao gastroenterologista pode ser bastante útil em casos de problemas estomacais que estejam causando a erosão dentária. Para quem tem bulimia e anorexia, por exemplo, um psiquiatra e um psicólogo ajudando no tratamento são indispensáveis.

Prevenindo a erosão dentária

É claro que a melhor forma de evitar um problema de saúde é apostando na prevenção. Você pode seguir algumas dicas das quais vamos falar agora para evitar esse tipo de problema na sua boca. Veja abaixo!

Reduza o consumo de doces

Difícil é resistir a um doce, especialmente após o almoço. Mas você não precisa cortá-los da sua vida definitivamente, basta reduzir o consumo. Diminuir o açúcar no seu dia a dia é uma das melhores atitudes que você pode ter para ajudar na prevenção da erosão bucal. Afinal de contas, ele é um dos grandes causadores do problema.

Você pode até não sentir, mas o açúcar também é ácido e, portanto, ajuda na destruição do esmalte do dente. Fazer algumas substituições saudáveis é a melhor escolha. Por exemplo, troque o chocolate da sobremesa, por uma fruta como a maçã. Além de proteger os seus dentes, também é uma opção melhor para manter o corpo em dia.

Aguarde o tempo certo para escovar os dentes

Apesar de os nossos pais terem ensinado a escovarmos os dentes imediatamente após as refeições, essa não é a melhor opção. Esperar por muito tempo também não é aconselhável, já que depois de 1 hora, em média, as bactérias começam a atacar os dentes. Assim, aguarde cerca de 20 ou 30 minutos para escová-los, evitando o desgaste do esmalte.

Use uma pasta de dente adequada

Na hora de escolher o seu creme dental, dê preferência àquele que contenha uma substância chamada fluoreto de estanho. Ela consegue formar uma camada protetora no esmalte do dente e, assim, dificulta a ação de componentes ácidos presentes em bebidas e alimentos. Dessa forma, você não precisa cortar diversos alimentos saborosos da sua dieta: basta reduzir o consumo.

Beba mais água

Para aqueles que querem evitar o problema da erosão dentária, uma ótima forma de fazer isso é reduzir o consumo de sucos cítricos, como o de laranja, e refrigerantes e passar a beber mais água. Mesmo aquela taça de vinho depois do trabalho, que parece ser totalmente inocente, pode se tornar um problema para os dentes, quando ingerida com frequência.

Cuidar da sua saúde bucal e evitar o problema da erosão dentária é mais simples do que parece e tudo é uma questão de hábito. Para criá-lo, é necessário ter mais disciplina nas suas escolhas e tomar a decisão de cuidar melhor da sua saúde. Além disso, vá ao dentista, pelo menos a cada seis meses para fazer uma avaliação completa e ajudar não só no tratamento de demais problemas, como também na prevenção.

Quer encontrar bons profissionais para cuidar da sua saúde bucal e tirar suas dúvidas? Então entre em contato conosco!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-