Aprenda a cuidar da saúde bucal durante a Páscoa

4 minutos para ler

No período da Páscoa é normal consumir uma quantidade maior de doces e chocolates. No entanto, alimentos com um alto teor de açúcar e gordura podem afetar diretamente a saúde bucal e provocar sensibilidade, corrosão do esmalte dentário e cáries, por exemplo. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados especiais para que os seus dentes e a sua gengiva estejam sempre saudáveis e bonitos.

Pensando nisso, vamos apresentar neste artigo dicas para que você aprenda a cuidar da saúde dos dentes durante esse período repleto de chocolate. Vale mencionar que os cuidados com a saúde dental devem ocorrer durante o ano inteiro e não somente em períodos festivos. Isso garante um sorriso bonito e sadio. Está interessado? Então leia este artigo e confira quais são os cuidados essenciais que você deve ter!

Prefira chocolates com um menor teor de açúcar

Antes de tudo, é primordial que você saiba que o ingrediente prejudicial à saúde dos dentes é o açúcar e não o cacau. Por isso, ao escolher um chocolate, prefira sempre os tipos mais intensos, ou seja, que possuem um teor maior de cacau e menor de açúcar, de gordura e, por vezes, de leite, sem a adição de outros ingredientes.

Em geral, os chocolates brancos são os menos recomendados, já que sua composição é basicamente de manteiga de cacau (gordura) e açúcar. Depois, tente evitar os chocolates ao leite, que normalmente possuem cerca de 32% de massa de cacau.

Já os chocolates meio amargo (entre 35 e 50% de massa de cacau) e especialmente os chocolates amargos (entre 50 e 100% de massa de cacau) são os mais indicados. Lembre-se sempre de verificar a composição de cada produto e dê preferência aos que possuem menos ingredientes em sua composição.

Substitua os recheios por frutas

Hoje em dia, existe uma grande quantidade de chocolate com recheios doces e cremosos. Todavia, brigadeiros, caramelos e cremes com marshmallow e crocantes, por exemplo, são extremamente prejudiciais à saúde bucal (principalmente para pessoas que têm aparelho ortodôntico), já que possuem grandes quantidades de açúcar e ainda agarram no dente quando consumidos, acelerando o processo de corrosão.

Por isso, ao realizar uma escolha de chocolates recheados, dê sempre preferência aos que têm frutas, em especial, frescas. A combinação de morango, uva, tangerina, banana, amora, framboesa e kiwi, por exemplo, com chocolate é super saborosa e, melhor que isso, muito mais saudável.

Mantenha a higiene bucal em dia

Utilizar escova de dente com cerdas macias, realizar os movimentos da forma adequada e sem força, usar a quantidade certa e o tipo ideal de creme dental e finalizar o processo com fio dental são procedimentos que devem acontecer por, pelo menos, três vezes ao dia.

Isso evita o contato constante de açúcares e gorduras na região da boca, impedindo também o aparecimento de placas bacterianas e presença de tártaro. Dessa forma, é essencial manter a higiene bucal em dia e escovar os dentes periodicamente, principalmente após o consumo de algum alimento.

Defina um horário para consumir doces

Geralmente, o recomendado é consumir doces e chocolates logo após as refeições, uma vez que esses alimentos serão consumidos juntos com outros menos prejudiciais ao organismo. Por esse motivo, tenha em sua mente o horário que é permitido o consumo de guloseimas, em especial se você tem crianças em casa.

Nesse período, o fluxo salivar é mais constante e ajuda na limpeza dos dentes. Se você come durante a noite, por exemplo, as chances de lesionar a região bucal é maior. Além disso, escovar os dentes depois do almoço é um procedimento que já faz parte da rotina.

É válido citar que se você ingere um alimento e não escova os dentes em até quinze minutos, as placas bacterianas começam a agir, produzindo um ácido corrosivo aos dentes.

Agora que você já sabe como cuidar da saúde bucal durante a Páscoa, tome os devidos cuidados e certifique-se de que o sorriso de toda a sua família vai estar bonito e saudável. Não se esqueça de que essa também é uma maneira de melhorar a estética bucal e ter muito mais autoestima e bem-estar.

Se você gostou, baixe o nosso e-book: “Manual da alimentação saudável” e saiba como se alimentar de forma saudável. Até mais!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-