Você sabe como é feita a limpeza nos dentes no consultório?

6 minutos para ler

Você sabia que mesmo fazendo a escovação diária e usando o fio dental ainda sobram resíduos de alimentos em nossa boca? Por isso, periodicamente, é preciso passar por uma consulta de rotina com o dentista para fazer uma limpeza nos dentes.

Somente ele tem os instrumentos necessários para alcançar os espaços onde esses resíduos ficam escondidos. Isso é fundamental porque, se eles não são eliminados, proliferam bactérias que provocam problemas bucais, como a cárie e a gengivite.

Mas você sabe o que há de tão especial nessa limpeza feita no consultório? Para que você entenda melhor como esse procedimento funciona, preparamos este artigo, mostrando de que maneira o dentista faz a limpeza, qual é a periodicidade ideal para realizá-la, os benefícios que promove, entre outras informações. Continue lendo!

Como o dentista faz a limpeza nos dentes?

A estrutura da nossa boca e da arcada dentária tem algumas características que podem sabotar a higienização que fazemos em casa. As bordas da gengiva, por exemplo, não são coladas nos dentes e existem alguns espaços entre eles que são difíceis de acessar. Porém, os resíduos de alimentos conseguem se depositar ali.

O maior problema é o fato de que as cerdas da escova e o fio dental não conseguem remover esses restos. Por isso, precisamos recorrer ao dentista para fazer uma limpeza nos dentes utilizando técnicas, instrumentos e produtos profissionais.

Assim, o especialista complementa o cuidado que temos em casa para garantir que a boca está realmente limpa e totalmente livre de bactérias. Para isso, o dentista realiza procedimentos conforme a necessidade de cada paciente. Veja, a seguir, basicamente, o que é feito nas sessões de profilaxia dentária, ou seja, na limpeza de consultório.

Remoção do tártaro

Para remover o tártaro que está entre os dentes e abaixo da gengiva, o dentista realiza a tartarectomia. Ele utiliza instrumentos como o ultrassom odontológico e a cureta para retirar toda a placa bacteriana que calcificou e formou o tártaro. Depois que ela solidifica dessa forma, apenas o dentista pode removê-la utilizando esses equipamentos específicos.

Jateamento

Depois que o tártaro é removido, caso necessário, o dentista aplica um jato de água pressurizada e bicarbonato de sódio para remover a placa bacteriana acumulada mais profundamente. Essa solução, além de ser antisséptica, promove uma abrasão suave no esmalte.

Escovação

A escovação feita pelo dentista é diferente daquela que realizamos em casa. Primeiro porque ele utiliza uma escova elétrica, que tem um formato e cerdas especiais. Depois, porque aplica um creme dental exclusivo para uso profissional, com isso, a limpeza nos dentes é muito mais eficaz.

Aplicação de flúor

Depois de retirar todos os resíduos e deixar a boca limpa de verdade, o dentista pode finalizar a sessão aplicando flúor nos dentes. Essa substância atua na remineralização do esmalte, fortalecendo-o para que fique menos suscetível à manifestação de cáries.

É válido lembrar que o dentista aplica as técnicas necessárias para cada paciente. Portanto, o procedimento pode variar caso os dentes estejam com maior ou menor quantidade de resíduos acumulados.

Profilaxia e raspagem são a mesma coisa?

É importante entender que profilaxia dentária e raspagem periodontal não se referem à mesma técnica. No primeiro caso, estamos falando sobre a limpeza de consultório, ou seja, todas as técnicas que o dentista aplica para eliminar resíduos dos dentes. No segundo caso, trata-se de um dos procedimentos que podem ser realizados durante a profilaxia.

A raspagem periodontal se refere à remoção do tártaro, a tartarectomia que citamos. O especialista pode fazer esse procedimento apenas na parte visível dos dentes, ou seja, na coroa, mas, se houver necessidade, ele também remove o tártaro da região subgengival, aquele escondido embaixo da gengiva.

Quando o paciente apresenta tártaro em áreas muito profundas, com o risco de ter atingido a raiz do dente, a raspagem periodontal costuma ser realizada por um periodontista. Ele é o profissional especializado no tratamento da gengiva e dos tecidos que formam o periodonto.

Portanto, a profilaxia é recomendada para todas as pessoas, com problemas bucais ou não, e independentemente da sua idade. Já a raspagem periodontal é realizada quando existe um acúmulo de tártaro, seja na coroa do dente ou na região abaixo da gengiva. Também é feita em pacientes com quadro de gengivite e periodontite.

De quanto em quanto tempo é preciso fazer a limpeza?

No caso dos pacientes que não apresentam nenhum tipo de problema bucal, o ideal é que a limpeza nos dentes seja feita no consultório do dentista a cada seis meses. No máximo, pode ser adiada para uma vez por ano. Mais do que isso existe o risco de se manifestarem problemas bucais.

É importante lembrar que crianças também precisam realizar a profilaxia dentária, afinal, os dentes de leite acumulam resíduos da mesma forma que os permanentes. Portanto, o acompanhamento odontopediátrico precisa se iniciar assim que nascem os primeiros dentinhos e deve seguir por toda a vida.

Quais são os benefícios que a limpeza nos dentes traz?

Qualquer pequeno resíduo de alimento que se mantenha nos dentes favorece a proliferação de bactérias. Esses micro-organismos consomem os restos de comida e liberam ácidos, sendo essas substâncias que desencadeiam os problemas bucais.

Elas podem causar agressões no esmalte dentário, provocando a desmineralização e a corrosão dele, processo popularmente conhecido como cárie. Também pode acontecer de estimular reações inflamatórias no organismo, manifestando, nesse caso, a gengivite. Se essa inflamação não é tratada, ela pode evoluir e se tornar uma periodontite.

Além de tudo isso, quando a placa bacteriana não é devidamente removida, ela sofre um processo de calcificação em função dos minerais presentes na saliva. Consequentemente, se transforma em um cálculo (tártaro), que também contém bactérias prejudiciais à saúde.

Em todos esses casos, ainda existe um risco maior, porque as bactérias que se proliferam na boca podem migrar para o restante do organismo, desencadeando infecções no coração e no pulmão. Ou seja, uma simples limpeza nos dentes ajuda a proteger a saúde de um modo geral, evitando, inclusive, um problema muito grave: a endocardite bacteriana.

Por isso, não se esqueça de anotar na sua agenda que a cada seis meses é preciso retornar ao consultório do dentista para fazer uma limpeza nos dentes. Mas escolha muito bem o profissional, para alcançar melhores resultados. Assim, você terá sempre uma boca saudável e um belo sorriso!

Precisando de ajuda para encontrar um dentista de confiança? Então, veja neste artigo algumas dicas para escolher o profissional ideal para você!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-