Cárie de mamadeira: entenda o que é e como evitá-la

9 minutos para ler

As crianças estão suscetíveis, desde a primeira infância, a problemas odontológicos. Dentre eles, um dos que pode afetar mais cedo (e mais gravemente) a saúde dos bebês é a chamada cárie de mamadeira.

Podendo acometer a criança já no seu primeiro ano de vida, a doença é aguda e chega a causar a rápida destruição dos dentes decíduos (dentes de leite). Porém, se adotados os hábitos corretos de alimentação e higiene bucal, é possível evitá-la.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco melhor as causas desse problema e detalhar o que precisa ser feito para a proteção de seus filhos. Acompanhe!

O que é a cárie de mamadeira?

Você provavelmente sabe o que é a cárie, não é mesmo? Ela é uma doença multifatorial que acomete os dentes e os deteriora. Isso acontece devido à ação de microrganismos específicos, que produzem ácidos capazes de desmineralizar o esmalte dental e a dentina.

A chamada cárie de mamadeira, por sua vez, é a cárie que acomete muitos elementos dentais de bebês e crianças durante suas primeiras dentições.

O nome faz alusão a uma prática bastante comum, que é a de dar a mamadeira à noite e não promover a higienização da boca da criança, levando ao aparecimento das lesões.

Qual é a origem do problema?

Você já ouviu alguém utilizar a expressão “mel na chupeta” para elogiar algo? Ela é decorrente de um hábito antigo de colocar mel de abelha ou açúcar nas chupetas infantis, como uma estratégia para acalmar as crianças.

Colocar açúcar ou outras substâncias adocicadas nas chupetas ou mamadeiras, facilita o desenvolvimento das cáries. Os microorganismos responsáveis pelo aparecimento da doença utilizam esses componentes como substratos e levam à perda dos minerais dos dentes.

A doença ainda é persistente no Brasil e acomete muitas crianças. Também é conhecida por diversos outros nomes, tais como cárie por amamentação, cárie por acometimento precoce e síndrome da mamadeira noturna. Esta última denominação é uma boa pista de uma das principais causas que, atualmente, pode levar os bebês a adquirirem o problema.

Que hábitos podem levar à doença?

Ações que muitas vezes parecem inofensivas podem levar ao surgimento da doença e atrapalhar muito a saúde bucal, interferindo a longo prazo em tarefas como mastigar, respirar e até mesmo falar. Abaixo, listamos 4 hábitos que contribuem para o aparecimento da cárie de mamadeira.

1. Dieta inadequada

A partir dos 6 meses de idade, surgem os primeiros dentinhos do bebê e, consequentemente, é preciso introduzir novos alimentos à rotina. O leite – materno ou da mamadeira – já não é mais suficiente para prover à criança todos os nutrientes dos quais ela precisa para um bom desenvolvimento. É necessário diversificar o cardápio e adicionar à dieta alguns alimentos sólidos, como papinhas, frutas e vegetais, além de ter cuidado para que não se administre açúcares em excesso.

Alimentos como o leite e as frutas possuem açúcares como a lactose e a frutose, no entanto, eles são mais saudáveis do que outros tipos como a sacarose. Portanto, é fundamental contar com a orientação do pediatra e do odontopediatra para montar um cardápio para os pequenos, de modo não apenas a prevenir a doença, mas também promover o desenvolvimento adequado dos dentes e do organismo como um todo.

Vale destacar, ainda, que alguns alimentos são grandes vilões quando se fala em cáries na infância. Doces, em geral, são as maiores causas do desenvolvimento das bactérias. Evite, desde cedo, criar o hábito de oferecer balas, chocolates, achocolatados e refrigerantes à criança.

2. Má higienização bucal

A higienização só passa a ser importante quando surge o primeiro dentinho, correto? Errado!

Ao surgirem os primeiros dentinhos de leite, com a orientação do odontopediatra, já devem ser iniciados os cuidados relativos à escovação. São necessárias escovas específicas, do tamanho correto e com cerdas extramacias para garantir uma limpeza eficaz e também confortável.

Mas, mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes, algumas precauções já precisam ser tomadas. A limpeza da boca do bebê com dedeiras específicas ou gaze umedecida com água filtrada ou soluções apropriadas pode garantir a higiene bucal. Lembre-se sempre de procurar um dentista especializado para melhores orientações sobre o assunto.

3. Mamadeira noturna

A cárie de mamadeira, não por acaso, também é bastante conhecida como síndrome da mamadeira noturna. Muitos pais, buscando acalmar o choro dos bebês durante a noite, recorrem à amamentação.

O problema é que alimentar as crianças à noite, mesmo que na melhor das intenções, pode ser um desastre para a saúde bucal. Isso porque, durante o sono, a salivação dos bebês é reduzida, o que facilita a fixação dos açúcares naturais (presentes no leite) na boca e, consequentemente, o desenvolvimento de cáries.

Esse risco torna-se muito maior quando o leite é adoçado com açúcares ou achocolatados e a higienização posterior à amamentação não é realizada – com a criança dormindo, fica praticamente impossível fazer sua higiene bucal.

Para alguns pais, é um desafio abolir a mamadeira das madrugadas. Isso porque as crianças podem desenvolver, facilmente, o costume de adormecer apenas depois de mamar. Várias delas, inclusive, passam a mamar até mesmo enquanto dormem.

Algumas características são específicas da cárie causada pelas mamadeiras noturnas: elas acometem, em primeiro lugar, os dentes anteriores superiores (devido ao formato do bico da mamadeira), desenvolvendo-se rapidamente próximo à gengiva, causando dores intensas e podendo destruir os primeiros dentes de leite em um curto espaço de tempo.

Então, se você já é pai ou mãe de uma criança acostumada a mamar no meio da noite, talvez seja difícil, no início, romper com o hábito. Mas abolir a mamadeira da madrugada certamente não provocará choro mais cruel do que aquele causado pela dor de uma cárie.

4. Medicamentos

Alguns medicamentos também podem levar ao surgimento das cáries, isso porque eles possuem sacarose em suas fórmulas – principalmente aqueles destinados aos bebês. Crianças em tratamento com esses produtos precisam de cuidados redobrados contra a cárie.

Procure identificar na bula se o remédio contém açúcar. Evite seu uso imediatamente antes do sono e, antes que a criança durma, faça uma higienização bucal bem cuidadosa.

Como combater o problema?

Apesar de aguda e muito rápida, a cárie de mamadeira possui tratamento e, com algumas mudanças de hábitos, é possível prevenir o seu aparecimento e ter uma boa saúde bucal. Abaixo, listamos algumas atitudes simples, mas altamente eficazes.

1. Evite a mamadeira logo antes de dormir

Procure alimentar seu bebê antes do horário em que ele está acostumado a dormir, dessa forma, você consegue promover uma higienização adequada após a refeição e reduzir as chances do aparecimento da cárie. Evite usar substâncias adocicadas no leite para não agravar ainda mais o problema. Se seus filhos já estão acostumados com essa mamadeira noturna, procure aboli-la aos poucos.

O processo será bastante penoso e desagradável, porém, se os fatores que levam ao surgimento das cáries não forem suspensos, o problema persistirá e consequências mais graves podem ocorrer a médio e longo prazo.

2. Promova uma dieta equilibrada

Bom, você já sabe que deve reduzir os açúcares da dieta do seu filho, não é verdade? Mas, além disso, promover uma alimentação diversificada e com alimentos saudáveis para os dentes também é importante. Inclua mais dos alimentos chamados “detergentes”, que são capazes de limpar a superfície dos dentes durante a mastigação, reduzir a placa bacteriana e combater as cáries.

Podemos citar como exemplos desses alimentos a cenoura, a maçã, o pepino, as castanhas em geral, a melancia, a pera, o brócolis e o aipo. Além de super saborosos, eles ajudarão no quesito saúde bucal, além de serem benéficos para a saúde em geral.

3. Faça uma boa higienização

Se seu filho ainda não é capaz de realizar a própria higienização bucal, é de extrema importância que você a faça e aos poucos vá ensinando ao pequeno a fazê-la sozinho. Ela pode ser feita de forma bem didática e varia de acordo com as características da cavidade oral da criança.

Quando ainda não há nenhum dentinho, a limpeza deve ser feita empregando-se dedeiras com cerdas de silicone, gazes ou tecidos de algodão fino embebidos em água ou em soluções destinadas para tal fim. Esfregue levemente os roletes gengivais até que tudo fique limpinho.

Se já existe algum dente, o indicado é utilizar a escova. Opte pelas de cabeça pequena e cerdas extramacias, se possível, com elementos lúdicos para estimular a criança. Coloque uma quantidade pequena de creme dental (equivalente ao tamanho de meia ervilha) e promova movimentos circulares na porção anterior dos dentes, movimentos de varredura na porção posterior e de ‘vai-e-vem’ na porção onde os alimentos são cortados e triturados.

Por fim, quando mais dentes forem surgindo, é preciso incluir o fio dental. Ele deve ter um comprimento que permita sua passagem entre todos os dentes, sem que uma parte já usada em um dente, seja repetida em outro.

4. Visite o dentista regularmente

O acompanhamento odontopediátrico desde o início também é essencial. Apenas o dentista especializado saberá dar as melhores orientações para cada caso específico. Visitando o profissional regularmente é possível detectar cáries em estágio inicial, posições e variações dentais que favoreçam o acúmulo de alimentos e também saber quando é preciso realizar um procedimento mais invasivo.

O melhor caminho para combater a cárie de mamadeira é a prevenção. Adotando as atitudes corretas, os pais podem poupar os filhos de muito sofrimento e garantir a eles o bom desenvolvimento da saúde bucal.

Agora que você já sabe tudo sobre a cárie de mamadeira, que tal compartilhar esse post em suas redes sociais? Assim mais pessoas ficarão por dentro deste assunto tão importante!

 
The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-