Quais os maiores problemas de dentição que a mamadeira pode trazer?

3 minutos para ler

A mamadeira pode ser bastante útil em diversas fases da vida do bebê, mas o uso de forma prolongada pode trazer problemas de dentição. Alguns pais já entendem isso, mas você sabe exatamente quais são esses problemas?

Vejamos agora quais são eles, qual é o período ideal para usar a mamadeira e como fazer a retirada desse item da vida da criança. Confira o post e saiba mais!

Qual o período ideal para uso da mamadeira?

O ideal é que a criança nem chegue perto da mamadeira. Isso porque, além dos problemas com a dentição, o material plástico em contato com a bebida quente libera uma substância chamada de bisfenol.

Depois de algumas pesquisas feitas, já foi possível relacionar a presença desse produto químico no organismo com predisposição a doenças como o câncer e o diabetes. E não adianta trocar pela mamadeira de vidro, já que o bico também é feito de plástico.

Portanto, quando o seu filho parar de mamar no peito, o ideal é que as bebidas já sejam dadas em copos. Isso reduz consideravelmente os riscos de problemas mais sérios com os dentes durante o crescimento.

Como fazer a retirada da mamadeira?

Por mais que não seja aconselhável, nós sabemos que a mamadeira é uma ótima amiga dos pais que passam o dia trabalhando. Porém, ela deve ser retirada da vida da criança e a idade indicada para isso é entre 1 ano e 10 meses a 2 anos.

Os pais precisam ser firmes neste processo. Uma estratégia que pode ajudar é comprar copos coloridos ou de personagens que os pequenos gostem. Assim, fica mais fácil realizar a mudança.

Quais os problemas de dentição que podem aparecer?

Cáries

Se você pensa que crianças não podem ter cáries, está enganado. Quando ela usa mamadeiras sem a devida higienização, a cárie precoce da infância, também conhecida como cárie de mamadeira, pode aparecer.

Os primeiros sinais desse tipo de problema são manchas brancas que aparecem nos dentes. Esse tipo de cárie apresenta uma progressão bem rápida e, se não for tratada logo, pode promover a perda dos dentes.

A dor causada pela cárie também é outro problema já que impede a criança de se alimentar, prejudicando o seu desenvolvimento.

Mordida cruzada

Quando a pessoa não tem um encaixe da arcada superior com a inferior, dizemos que ela apresenta mordida cruzada. Ela pode ser identificada, mais claramente, de duas formas: quando ocorre o apinhamento dos dentes por falta de espaço ou quando os dentes de baixo se sobrepõem aos de cima.

Uma das causas desse problema de dentição é o uso da mamadeira ou chupeta por tempo prolongado.

Dentes tortos

É verdade, a mamadeira pode entortar os dentes das crianças, mas não há como ter certeza. Na dúvida, o melhor é não arriscar e fazer a retirada desse item o quanto antes. Os dentes tortos podem afetar a mastigação e também a fala.

Se você gostou das dicas sobre problemas de dentição em decorrência do uso da mamadeira, deixe seu comentário no post e compartilhe suas dúvidas e experiências sobre o assunto!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-