7 dicas para curtir o fim do ano sem esquecer da saúde dos dentes

4 minutos para ler

O fim do ano é uma época em que muita gente aproveita as férias, além das festas e comemorações com familiares e amigos. É comum dar uma “relaxada” nesse período e se descuidar da saúde dos dentes, mas isso pode trazer consequências no futuro ou mesmo interromper seus momentos de festividade.

Ninguém quer fraturar os dentes, ter cáries, sensibilidade ou mesmo doenças bucais como a periodontite, ainda mais nessas datas, certo? Para evitar que isso aconteça com você, leia agora mesmo estas 7 dicas!

1. Veja como anda a saúde dos dentes antes das festas

Aproveite antes de sair de viagem ou de começarem as festas para fazer um check-up com um dentista. Ele poderá verificar se seus dentes estão em bom estado, se existe a possibilidade de gengivite ou dores, além de realizar alguns procedimentos com o intuito de prevenir problemas e evitar que você tenha algum imprevisto desagradável.

2. Pegue leve nos doces

É realmente difícil resistir aos doces, ainda mais quando existem tantas opções disponíveis durante as comemorações como Natal e Ano-Novo. Você não precisa deixar de comê-los, mas, sempre que puder, opte por frutas como a pera, a goiaba, o abacaxi e a maçã, que não contêm muito açúcar e ainda ajudam a limpar os dentes.

Tente não consumir os doces mais pegajosos como os caramelos, as frutas secas e os bolos, que grudam mais nos dentes e são mais difíceis de serem dissolvidos pela saliva. Além disso, prefira os doces no intervalo das refeições, já que nesses momentos a produção de saliva está alta, o que ajuda a eliminar as partículas de alimentos que estão presas aos dentes.

3. Consuma certas bebidas moderadamente

Algumas bebidas são mais nocivas à saúde dos dentes do que se imagina. Entre elas, estão o vinho, os refrigerantes de cola e as bebidas energéticas, que costumam ser muito consumidos durante essa época. O vinho tem um nível bem alto de acidez e, por conta da sua coloração, pode manchar os dentes.

As bebidas energéticas e os refrigerantes de cola, quando consumidos em grandes quantidades, também afetam o esmalte dos dentes, além de deixá-los mais fracos e sensíveis. Portanto, o ideal é evitá-las ou consumi-las moderadamente.

4. Beba muita água

Beber bastante água é uma necessidade para todos os dias do ano, mas durante as festas de fim de ano isso é ainda mais necessário. A água aumenta a salivação que, como foi mencionado, é boa para limpar os dentes. Também ajuda a neutralizar a coloração de alimentos e bebidas, evitando as manchas nos dentes. Por fim, ainda deixa você hidratado e saudável para curtir os próximos dias!

5. Masque chiclete

Calma, não vá sair por aí comprando um estoque de qualquer goma de mascar. Apenas os chicletes sem açúcar ajudam a limpar os dentes, pois estimulam a salivação. Dessa forma, quando você estiver em uma festa e não puder parar o tempo todo para escovar os dentes, eles podem ajudar bastante.

6. Tenha cuidado com alimentos muito duros

Não são poucos os casos de pessoas que sofrem fraturas ou microfraturas nos dentes por conta de alimentos duros (como as castanhas), nessa época do ano. Tenha cuidado ao mastigar, principalmente se você utiliza aparelho ortodôntico. Quem tem bruxismo também deve ficar atento, pois os dentes tendem a sofrer um desgaste diário e as chances de fraturas aumentam muito. Caso sinta algum desconforto ao se alimentar, procure um dentista, já que nem sempre é possível ver os problemas a olhos nus.

7. Carregue sempre um kit de higiene bucal

Essa é a dica mais básica e também a mais importante. Ter à disposição um kit completo de higiene bucal faz com que seja mais simples realizar a limpeza após comer algum alimento. São apenas alguns minutos e você mantém a saúde dos dentes.

Além de usar o fio dental e escovar bem os dentes, não esqueça de escovar a língua. Esse é um hábito muito importante!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-