6 tratamentos da odontologia estética que você não pode perder

6 minutos para ler

Você já sabe que ir ao dentista regularmente é fundamental para proteger a sua saúde bucal, certo? Contudo, muita gente ainda se esquece que os procedimentos odontológicos vão além desses cuidados. Por isso, é importante falarmos sobre a odontologia estética.

Os procedimentos estéticos relacionados à odontologia são capazes de dar ao paciente um sorriso perfeito. Dentes brancos, alinhados e harmoniosos são apenas alguns dos benefícios.

Ao contrário do que as pessoas podem imaginar, a odontologia estética tem custo acessível, uma vez que a busca por procedimentos desse tipo fez com que os consultórios e clínicas desenvolvessem métodos cada vez mais eficientes para oferecê-los.

Neste artigo, selecionamos os principais procedimentos estéticos relacionados à odontologia. Vamos entender mais sobre esse tema?

1. Lentes de contato e facetas

Esses dois procedimentos da odontologia estética ganharam notoriedade nos últimos anos. Isso porque eles dão ao paciente um sorriso claro, além de o tornarem mais simétrico.

Tanto a faceta como a lente de contato dentária são lâminas de cerâmica — a diferença entre elas está na espessura. A lente é mais fina, chegando a no máximo 0,2 mm. Por isso, a sua implantação praticamente não exige desgaste nos dentes.

Caso a lâmina tenha mais do que 0,2 mm, ela é classificada como uma faceta — recomendada para casos mais complexos, em que a lente de contato não traria resultados satisfatórios.

Esses tratamentos são rápidos: em média, ficam prontos em três semanas. Para recorrer a eles, o paciente deve estar com a sua saúde bucal em boas condições. Caso o dentista encontre alguma cárie, ela deverá ser tratada antes do início do tratamento estético.

2. Restaurações de resina

Aquela cor escura das restaurações dentárias incomoda muitas pessoas. Por isso, os pesquisadores em odontologia se dedicaram durante anos para resolver esse problema, apresentando uma solução que é capaz de atender tanto a estética como a saúde.

Há alguns anos, muitos pacientes já têm trocado as restaurações de amálgama, mais escuras, pelo tratamento usando a resina. O material atende às necessidades práticas da restauração, ajudando o paciente a se livrar da cárie e ter uma melhor saúde bucal.

Contudo, o material é claro, em um tom próximo ao do dente, fazendo com que essas restaurações sejam mais discretas. É verdade que a amálgama, por ser um material metálico, tem uma durabilidade maior, mas, se o seu objetivo é ter um sorriso mais natural, as restaurações com resina podem ajudá-lo.

3. Aparelhos ortodônticos

Comum entre adolescentes, os aparelhos ortodônticos são fundamentais para alinhar os dentes. Além de resolver um problema estético, eles melhoram a qualidade da mordida e ajudam a evitar danos.

Trata-se de um tratamento fundamental para ter uma boca mais saudável. Por alguma razão, muitos adultos ignoram essa necessidade, acreditando que estão “velhos demais” para usar aparelho.

Esse pensamento é fruto de um receio causado pelos modelos antigos de aparelhos ortodônticos, maiores e mais chamativos. Atualmente, esse tratamento é muito discreto, menos invasivo, mais rápido e menos desconfortável.

4. Profilaxia (limpeza)

O tártaro é uma placa visível nos dentes, formada pelo acúmulo de sujeira. Além de trazer um resultado estético desagradável ao sorriso, ele pode colocar a saúde do paciente em risco, inflamando as gengivas e contribuindo para o surgimento de doenças periodontais.

A profilaxia pode ser feita a cada seis meses. Isso ajuda o indivíduo a ter sempre um sorriso bonito e saudável. Além disso, esse tratamento pode ajudar a deixar os dentes mais branco, uma vez que ele elimina resíduos que os tornam amarelados.

5. Clareamento dentário

Esse é um dos tratamentos mais procurados pelos pacientes, afinal de contas, tudo mundo quer ter um sorriso branquinho. O que muita gente não sabe é que existe uma variação de cor entre os dentes. Dessa forma, nem todo mundo terá um dente branco, pois o que o clareamento faz é restaurar a cor natural dele — e não pintá-lo.

O procedimento pode ser realizado de diversas formas, como o clareamento a laser ou o caseiro. Em ambos, o resultado ocorrerá graças à ação química de um produto no dente.

Esse produto faz com que o oxigênio quebre as moléculas de pigmento que tornaram o dente mais amarelado. Normalmente, o resultado deixa o sorriso do paciente três tons mais claros.

Já o clareamento a laser é mais rápido do que o caseiro. Com ele, é possível ter um sorriso mais branco com apenas uma sessão — enquanto o tratamento caseiro dura certa de 14 dias. O paciente aplicará o agente químico em uma moldeira, colocando-a sobre os dentes.

6. Prótese dentária

A implantodontia está se destacando na odontologia estética. Isso porque muitas pessoas sofriam com problemas de saúde causados pela falta de um ou mais dentes.

Essa demanda fez com que os cirurgiões dentistas buscassem aperfeiçoamento para oferecerem os tratamentos mais modernos aos seus pacientes. A famosa dentadura é coisa do passado — e que bom, pois os implantes apresentam resultados muito mais satisfatórios.

Existem alguns mitos sobre os implantes. O primeiro deles é que esse tratamento tem uma recuperação lenta e dolorosa. Durante a cirurgia, o paciente receberá anestesia local, não sentindo dor alguma. Já alguns desconfortos que podem acontecer nos dias seguintes serão controlados com o uso de analgésicos.

Ademais, a recuperação é rápida, já que é possível colocar todos os implantes no mesmo dia. Antigamente, esse tratamento poderia durar meses, mas, com o avanço da tecnologia utilizada, ele é feito rapidamente.

Por fim, outro mito que existe sobre esse tratamento é o de que o corpo pode rejeitar o implante. Isso não existe, uma vez que o procedimento é realizado com materiais específicos para o tratamento.

Como vimos, a odontologia estética evoluiu muito nos últimos anos, existindo uma solução adequada para cada necessidade do paciente. Neste artigo, nós abordamos apenas as mais populares. Sendo assim, não há motivos para você não buscar um sorriso perfeito!

Ficou animado e quer recorrer à odontologia estética para ter um sorriso mais bonito? Então, continue a visita e veja nosso artigo sobre o que você deve analisar ao escolher a melhor clínica odontológica para fazer o seu implante dentário!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-