Periodontia: como o uso de fio dental impacta na saúde de seu coração?

4 minutos para ler

Escovar os dentes é um hábito saudável que, felizmente, é praticado com rigor pela maior parte das pessoas. No entanto, são muitos aqueles que se esquecem do simples, mas poderoso, fio dental.

\n\n

O fio dental possui um trabalho fundamental na periodontia, pois, além de tirar os resíduos entre os dentes, pode evitar uma série de doenças perigosas para o nosso organismo. Aliás, você sabia que essas doenças, causadas pelo mau uso do fio dental, podem afetar até mesmo o seu coração? Confira a seguir.

\n\n

O que é a Periodontia

\n\n

A Periodontia é o ramo da odontologia que trata e previne as doenças que ocorrem na região próxima aos dentes (periodonto), seja entre eles ou na própria gengiva.

\n\n

Essas doenças podem ser desde simples gengivites, que podem ser tratadas rapidamente quando identificadas no início, até graves periodontites, inflamações que geralmente favorecem o aparecimento de bactérias e pus. Aí que mora o perigo.

\n\n

Saúde bucal e os problemas cardiovasculares

\n\n

À primeira vista, muitos não entendem a relação entre a saúde da boca e o bem-estar do coração. Mas, na verdade, eles estão mais do que interligados.

\n\n

Por ser um local altamente vascularizado (com muitos vasos sanguíneos), a nossa boca pode servir de entrada a muitos invasores, devendo ser higienizada regularmente. Quando isso não acontece, há o acúmulo de sujeira e restos de comida na boca.

\n\n

Com o passar do tempo, bactérias do ar e da nossa própria boca se instalam nessas regiões com nutrientes e vão se reproduzindo, atingindo, ocasionalmente, vasos sanguíneos localizados na região periodontal e na gengiva. Essas bactérias, por sua vez, vão migrando por entre vasos e artérias até atingirem o coração, obstruindo a circulação sanguínea ou afetando diretamente os músculos cardíacos, podendo causar uma série de doenças cardiovasculares, como infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral).

\n\n

Essa é a importância da saúde bucal. Toda essa dor de cabeça poderia ser evitada com a higienização correta da boca, utilizando-se da escova de dentes, mas não se esquecendo do poderoso fio dental. É ele quem faz a diferença e cuida dos pequenos detalhes.

\n\n

Fio dental: um importante aliado

\n\n

Para evitar de vez esse problema, nada melhor que o velho e bom fio dental. O fio deve ser passado por entre todos os dentes e de forma suave, tirando todos os resíduos nas laterais nos dentes. Recomenda-se o uso de fios dentais finos e macios, de forma que alcancem facilmente todas as regiões periodontais e não machuquem a boca. Fazendo isso, certamente a chance de proliferação de bactérias na boca será drasticamente diminuída.

\n\n

Além do mais, com o uso do fio dental, não há chance de acúmulo de gordura e tártaro no local, deixando os dentes belos e protegidos por muito mais tempo. Para se ter ideia, pesquisas recentes apontam que pessoas que usam o fio dental diariamente vivem até 6 anos mais do que aqueles que não usam. Ou seja, não é só a saúde da sua boca que está em jogo, mas de todo o seu organismo.

\n\n

O uso do fio dental é extremamente importante na área de Periodontia, sendo recomendado por todos os dentistas. Esse hábito deve ser levado a sério, tanto quanto a escovação diária. Dessa forma, muitas doenças poderão ser evitadas não só na boca, mas também em todo o sistema cardiovascular.

\n\n

E você? Está usando o fio dental corretamente e cuidando da saúde bucal? Então, não deixe de ver também o artigo Quais as principais bactérias da boca e como mantê-la sempre saudável?

\n\n

 

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-