ENTENDA O QUE É O APARELHO LINGUAL E COMO ELE FUNCIONA

7 minutos para ler

Todos desejam ter um sorriso bonito e funcional, mas sem comprometer sua imagem ao longo do tratamento. Como resultado dessas demandas, a área da ortodontia passou por grandes avanços nos últimos anos: surgiram novos métodos, muito mais estéticos e igualmente eficazes.

Para quem está pensando em corrigir o alinhamento e a oclusão dos dentes, mas não quer que o tratamento interfira na sua imagem, uma ótima opção é o aparelho lingual. Ele é um método 100% invisível que não afeta a estética da pessoa, sendo esta uma das suas principais vantagens.

Mas você sabe como ele funciona? Neste post, tiraremos todas as suas dúvidas sobre o aparelho lingual. Continue a leitura!

O que é e como funciona o aparelho lingual?

Ele é um sistema ortodôntico fixo altamente estético e baseado em braquetes que aderem ao interior dos dentes, sendo totalmente imperceptíveis. Como o resto dos aparelhos dentários, é capaz de corrigir qualquer problema de alinhamento dentário, nivelamento e oclusão.

A questão estética e a eficácia resultante do tratamento é tal, que ele obteve um crescimento significativo nos últimos anos. Essa ortodôntica leva esse nome porque é colocada na parte lingual dos dentes, ou seja, na parte interna — ao contrário da tradicional, que é colocada na parte vestibular ou externa dos dentes.

Seu uso não difere de um ortodôntico normal, pois a colocação na parte interna tem a ver mais com algo estético e não com uma questão operacional. Essa estrutura é posicionada na parte de trás dos dentes, a fim de fazer a correção de desvios durante o crescimento e o desenvolvimento da dentição do paciente.

Com o advento do design digital (como no caso dos alinhadores), a customização total dos braquetes e arcos foi alcançada especificamente para o paciente, a partir de uma imagem tridimensional da boca, simplificando muito o tempo de tratamento.

Atualmente, permite tratar todo o tipo de problemas ortodônticos, dos mais simples aos complexos, dos adolescentes aos adultos.

Quais são as principais aplicações do aparelho lingual?

Esse tratamento pode ser realizado por todos aqueles que precisam corrigir um defeito estético em seus dentes ou que precisam corrigir a função dentária. Com o sistema ortodôntico lingual , problemas de desvio dentário, apinhamento, mordida mal posicionada, sobremordida, entre outros, podem ser corrigidos.

Por si só, qualquer dificuldade na mordida ou mau posicionamento dos dentes pode ser resolvido com essa técnica. Portanto, a escolha é inteiramente do paciente. 

Existem diferentes tipos de braquetes linguais, que variam exclusivamente de acordo com os materiais utilizados para sua confecção. Eles são, em sua maioria, fabricados industrialmente. Portanto, seguem um tamanho padrão, sendo posteriormente adaptados a cada paciente de acordo com suas necessidades.

Embora existam alguns modelos que são projetados de acordo com as necessidades do paciente, esses são muito mais caros.

Como são colocados os aparelhos linguais?

Existem diferentes métodos de aplicação do aparelho lingual: alguns usam arcos e suspensórios feitos com uma medida padrão, outros são feitos sob medida para o paciente. Os primeiros são bem mais baratos, mas, quando são implementados, o período de adaptação é muito mais longo e desconfortável.

Já os feitos sob medida são relativamente mais caros, mas são muito mais precisos e também proporcionam conforto aos pacientes. O sistema ortodôntico customizado é realizado da seguinte forma: primeiro, devem ser analisados ​​os problemas de mau posicionamento ou má formação dos dentes e da mordida do paciente.

Esses dados serão analisados ​​em um software, que se encarregará de planejar o tratamento e desenhar a maquete dos braquetes para realizar a sua fabricação. O tratamento pode durar de 9 meses a 2 anos, dependendo da gravidade de cada caso, além do rigor do paciente na hora de aplicar as medidas recomendadas pelo seu dentista.

Assim que o tratamento for finalizado, será feita a retirada dos braquetes linguais para colocar os dispositivos removíveis em seu lugar. Dessa forma, garante-se que os dentes tratados não voltarão à posição original.

Quais são as vantagens de usá-lo?

A verdade é que são inúmeras as vantagens que o paciente tem ao usar um aparelho lingual. Veja algumas delas, a seguir!

Estética

A principal vantagem é a parte estética: por ser colocado na parte interna dos dentes, a pessoa não precisa se preocupar em mostrar os braquetes ou aparelhos ortodônticos semelhantes, usados ​​principalmente por adolescentes.

Altamente eficaz

Existe um falso mito de que os métodos ortodônticos cosméticos são menos eficazes do que os aparelhos de metal tradicionais. A verdade é que a ortodontia com braquetes linguais é indicada para tratar qualquer tipo de má oclusão: sobremordida, mordida aberta, mordida cruzada etc.

Muitos casos mais complexos foram tratados com esse aparelho, como aqueles que requerem extrações ou apresentam apinhamento severo.

Sem manchas visíveis no esmalte dos dentes

Os métodos ortodônticos fixos dificultam a higiene bucal em casa. Por isso, é comum que, em algumas ocasiões, apareçam pequenas manchas no esmalte da superfície dos dentes. No entanto, os braquetes linguais são cimentados na parte interna das peças.

Desta forma, se a higiene dental não foi tão rigorosa quanto deveria ser durante todo o tratamento, nenhuma mancha ou descoloração visível ocorrerá após o uso. O resultado será mais estético do que se o paciente optasse por um tratamento ortodôntico fixo com braquetes de metal, por exemplo.

Mais confortável

O uso de pequenos anéis linguais torna este dispositivo muito confortável e não interfere na mastigação ou na fala, após um curto período de adaptação. Essa ortodontia também é muito mais precisa que as outras, visto que são feitos e colocados sob medida.

Por isso também são mais confortáveis, e o paciente pode se acostumar com eles mais rapidamente sem ter que sofrer lesões nos lábios. Além disso, esse aparelho é muito mais seguro para a prática esportiva, por exemplo, do que a ortodontia mais tradicional, por não causar danos por lesões.

Tratamento rápido

Como a colocação do braquete lingual está mais próxima do centro de resistência dos dentes, o movimento pode ser mais rápido do que com a técnica tradicional. Mesmo as primeiras fases do tratamento costumam ser mais curtas, de modo que o paciente rapidamente percebe uma melhora nos seus dentes.

Agora, você sabe como funciona o aparelho lingual e como ele pode ser vantajoso para os pacientes. É muito importante ressaltar a importância de contar com uma clínica odontológica de renome no mercado, como a Qualimplan. Ela possui diversas soluções para realizar o seu tratamento bucal com os melhores profissionais do mercado.

Viu como o aparelho lingual pode ser vantajoso para os seus dentes? Não perca mais tempo e agende agora mesmo uma avaliação em nossa clínica!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-