Manutenção no aparelho: entenda o que acontece se você parar de fazer

3 minutos para ler

Você, que faz tratamento ortodôntico, está comparecendo às consultas com o dentista na época certa? Se a resposta for não, deveria. Para ficar com os dentes bonitos, não basta colocar o dispositivo dentário. É preciso também realizar a manutenção no aparelho com regularidade.

Afinal de contas, esse tipo de tratamento odontológico é feito em etapas. Logo, o acompanhamento com o profissional especializado é necessário para a realização de ajustes e para monitorar se tudo está saindo conforme o planejado.

Neste post, vamos explicar a importância da manutenção no aparelho ortodôntico e o que pode acontecer se você deixar de fazê-la. Veja!

Por que fazer a manutenção no aparelho?

A partir do momento em que você coloca aparelho nos dentes, a manutenção precisa ser feita com regularidade, conforme a orientação do seu dentista. Caso contrário, você poderá colocar em risco o sucesso do tratamento ortodôntico, desperdiçando tempo e dinheiro.

Durante as consultas periódicas, o dentista observará a evolução do tratamento e a condição da sua higiene bucal. Além disso, fará, entre outras coisas, a troca de fios e borrachinhas, a colagem de uma possível peça solta, a instalação de novos arcos e a avaliação do resultado da consulta anterior. Daí a importância da manutenção no aparelho.

O que acontece se você não fizer a manutenção?

Mostraremos, a seguir, o que pode acontecer se você deixar de fazer a manutenção no aparelho ortodôntico. Veja!

Perda da função do aparelho

Os ajustes no aparelho são necessários para que os dentes ocupem a posição adequada, conforme a etapa do tratamento. Sendo assim, se o paciente deixar de ir ao dentista nos períodos recomendados, pode haver uma movimentação inapropriada da dentição. Nesse caso, o dispositivo ortodôntico não estará cumprindo a função esperada.

Problemas bucais

Quem usa aparelho dentário pode ficar mais propenso a contrair doenças como tártaro, mau hálito, cárie e gengivite. Ainda que o paciente faça a escovação de maneira correta, restos de alimentos podem acumular entre o dispositivo e os dentes. Se isso acontecer, o dentista fará a higienização completa durante a consulta.

Outro risco é de os dentes ficarem escurecidos devido ao consumo de alimentos com forte pigmentação. Tal situação também pode ser prevenida com as visitas periódicas ao consultório odontológico. Vale lembrar que, além de fazer a higiene, o dentista presta orientações ao paciente sobre saúde bucal.

Aumento do custo do tratamento

Doenças bucais ou até mesmo desvios na movimentação dos dentes provocados pela falta de acompanhamento odontológico resultam no aumento do custo do tratamento. Afinal, será preciso tratar a dentição afetada e corrigir os desalinhamentos decorrentes do não comparecimento às consultas. Conclusão: o paciente ficará mais tempo com o aparelho e terá de arcar com os custos que não estavam previstos.

Viu por que a manutenção no aparelho ortodôntico é importante? Se você deseja obter sucesso no tratamento, realize-o corretamente comparecendo ao consultório com regularidade. Com o acompanhamento de um profissional especializado e capacitado, você alcançará um sorriso bonito e saudável.

O conteúdo foi útil? Se sim, continue por aqui e conheça os benefícios do aparelho ortodôntico safira!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-