Entenda como é feito o tratamento de canal

6 minutos para ler

O tratamento de canal pode ser indispensável em algumas situações. Embora uma informação dessa cause um verdadeiro arrepio em algumas pessoas, é bom lembrar que ele costuma trazer alívio para muitas dores e desconfortos.

Ainda assim, é comum se deparar com o desconhecimento sobre como o procedimento funciona. É isso mesmo: grande parte da população não sabe quais são as etapas desse processo ou como ele acontece.

Se você quer mudar essa realidade e se informar sobre como é feito o tratamento de canal, leia este artigo até o fim e fique por dentro do tema. Vamos juntos mais uma vez?

Afinal, o que é um tratamento de canal?

Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro do que estamos falando quando o assunto é um tratamento de canal. Ele é caracterizado pela retirada da polpa do dente, um tecido encontrado na parte interna e responsável por causar muita sensibilidade.

Isso porque a polpa é um tecido mole que contém nervos, tecido conjuntivo e vasos sanguíneos. Localizada no interior do dente, ela se estende da coroa até a raiz. A remoção da polpa acontece quando ela está doente ou sofreu algum tipo de lesão. Como não consegue se recuperar sozinha, ela necrosa. As principais causas para uma situação desse tipo envolvem fraturas, cárie profunda e traumas.

Quais são as etapas do procedimento?

Para entender com mais detalhes como é feito o tratamento de canal, veja a seguir quais são as etapas mais comuns desse procedimento. Algumas pessoas pensam que se informar sobre isso é um passo pouco significativo, mas a verdade é exatamente o contrário. Saber ao que estamos sendo submetidos ajuda muito na tarefa de nos tranquilizarmos, reduzindo o medo de dentista.

Necessidade da intervenção

Como adiantamos, um tratamento de canal é indicado quando existe algum tipo de lesão ou cárie que danificou ou atingiu a polpa do dente. Nesse caso, a raiz fica inflamada ou infectada — e essa necessidade é o “start” para o que virá em seguida.

Primeiros passos

Antes de começar qualquer procedimento em si, o dentista anestesia o dente. Isso porque, como a polpa dentária é fortemente associada à sensibilidade, é fundamental vedar qualquer possibilidade de dor.

Em seguida, uma abertura é feita por meio da coroa do dente até o espaço em que a polpa efetivamente fica localizada. Ela é realizada com o motorzinho, um dos apetrechos de dentistas que mais causam arrepios nos pacientes.

Remoção do tecido

Alguns materiais específicos (conhecidos como limas) são usados para eliminar a infecção e, em seguida, a polpa do dente. Depois disso, o endodontista modela o canal para o recebimento do material de restauração.

Um procedimento conhecido como irrigação também acontece e tem o objetivo de limpar os canais e remover qualquer tipo de resíduo.

Tratativa da região

Depois que o tecido foi retirado, o espaço precisa ser preenchido para garantir que os dentes mantenham a mesma consistência e força. Feito isso, os canais precisam ser obturados com um material permanente. De um modo geral, essa etapa é realizada com um material conhecido como guta-percha, tendo em vista que ele ajuda a proteger o dente de outras possíveis infecções.

Reconstrução do dente e fim do tratamento

A etapa seguinte envolve a reconstrução do dente. Ela normalmente abrange o preenchimento temporário no topo da guta-percha e tem a função de fechar a abertura. Esse material fica no dente provisoriamente até uma nova consulta, em que o preenchimento permanente é feito (por meio da restauração ou da coroa dentária).

Em alguns casos, pode ser recomendado colocar um suporte extra, como um pino. Uma iniciativa desse tipo tem como objetivo dar mais estabilidade à coroa. Depois de alguns dias, a restauração é finalizada e o tratamento encerrado.

O procedimento dói?

Muitos pacientes sentem receio de seguir com um tratamento de canal pelo medo da dor, mas é bom deixar claro que ele não envolve nenhum tipo de desconforto. Tenha sempre em mente que tudo acontece com anestesia, então, o processo é totalmente indolor.

De um modo geral, os pacientes revelam desconforto antes ou depois da tratativa em si. Antes porque o tratamento lida com a polpa inflamada, e depois porque há um processo natural de recuperação após uma leve cirurgia.

Que cuidados adotar?

Como você deve imaginar, os pacientes que adotam algumas medidas específicas podem tornar o procedimento e a recuperação consideravelmente mais simples e fáceis. Conheça algumas recomendações abaixo e as aplique no seu caso também.

Cuidados antes do tratamento

Se você gostaria de evitar um procedimento desse tipo, é importante manter uma rotina que envolva visitas periódicas ao dentista. Esse profissional ajuda a prevenir situações desagradáveis. Assim, caso perceba qualquer inconsistência na polpa dentária, vai sugerir o melhor tratamento ainda no início.

Entre os cuidados antes do procedimento em si, não poderíamos deixar de destacar a importância de escolher um dentista especializado em Endodontia. Somado a isso, veja também se ele conta com experiência de mercado e uma boa reputação, pois esses aspectos são determinantes para alcançar os resultados esperados.

Cuidados depois do tratamento

O pós-operatório também envolve algumas medidas específicas. É fundamental que o paciente respeite o tempo de recuperação do dente e evite a mastigação nas semanas seguintes, principalmente o consumo de alimentos mais duros. Outra dica importante envolve a ingestão dos medicamentos prescritos pelo cirurgião, pois eles vão auxiliar na tratativa de uma possível dor.

O repouso não precisa ser intenso ou prolongado nesse caso, como é indicado em situações de extração de siso. Isso significa que o paciente pode seguir com uma vida normal, envolvendo trabalho e atividades físicas.

Depois de ler este artigo, ficou mais fácil entender como é feito o tratamento de canal, não é mesmo? Lembre-se de sempre contar com o suporte de um especialista para esse procedimento. Caso ainda não tenha um dentista de confiança, conheça a Qualimplan e conte com a ajuda de um time altamente competente e preparado.

Para continuar acompanhando outros materiais que temos produzido, assine a nossa newsletter. Assim, você garante os melhores conteúdos na caixa de entrada do seu e-mail e não perde nada. Nos encontramos por lá! 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-