Maxilar travado? Veja como proceder!

7 minutos para ler

Já ficou com o maxilar travado? Sabemos que a dor e o incômodo por não conseguir abrir a boca são desesperadoras. Tanto é que, quando isso acontece, o primeiro impulso que temos é forçar a mandíbula para se livrar quanto antes da situação. Contudo, essa prática não é recomendada pelos médicos. Logo, o melhor a fazer é manter a calma.

O maxilar tem uma função importante em nosso corpo. Afinal, dependemos dele para realizar ações básicas do dia a dia — falar e mastigar. Qualquer problema na região, portanto, atrapalha a articulação e causa danos à nossa rotina. Isso sem falar nos sintomas desagradáveis decorrentes dos distúrbios na mandíbula — dor e sensibilidade muscular, por exemplo.

Neste artigo, vamos falar sobre essas disfunções na região mandibular e explicar o que é maxilar travado, por que ele trava, o que fazer quando isso acontece, como tratar e prevenir o problema. Entenda!

O que é ATM e quais as principais disfunções na região?

A articulação temporomandibular (ATM) é a região que liga o osso temporal à mandíbula. Ela é formada por músculos, cartilagens, tendões e ligamentos, que trabalham enquanto falamos ou nos alimentamos, por exemplo. Entretanto, o excesso de atividade pode ocasionar traumas na área ou, até mesmo, inflamações, infecções, processos autoimunes e malformações.

Isso é o que chamamos de distúrbios da ATM. Tal quadro é também denominado DTM, ou seja, disfunção da articulação temporomandibular. O bruxismo — ranger involuntário dos dentes —, o estresse e até mesmo a dificuldade para dormir são apontadas como algumas das causas desse problema. Os principais sintomas são dor craniofacial, ruído ou assimetria ao abrir a boca para falar e mastigar.

Contudo, além de afetar a articulação e o músculo da mastigação, a DTM pode gerar dor nos olhos, no ouvido, na área temporal, na musculatura do pescoço e no ângulo da mandíbula, bem como zumbido e tontura. Há pacientes que ficam com o maxilar travado quando a boca está fechada ou mesmo aberta, em casos mais raros. As dores podem ser passageiras ou tornarem-se crônicas.

O tratamento para os distúrbios da ATM varia conforme suas causas. Logo, as abordagens envolvem desde exercícios para relaxar os músculos até repouso, aplicação de compressas, correção de problemas dentários, utilização de dispositivos para proteger a região durante o sono, fisioterapia, uso de medicamentos, acompanhamento psicológico, cirurgia, entre outras.

O que é maxilar travado ou deslocado?

Como dissemos, o maxilar travado ou deslocado é um dos sintomas de disfunções na ATM. O travamento impede que a pessoa movimente a articulação. Assemelha-se ao deslocamento, quadro que provoca a assimetria da face. Trata-se de uma situação relativamente comum, logo, é importante entender por que acontece. Explicamos no próximo tópico.

Por que o maxilar trava?

Quando o disco articular, situado entre um osso e outro da articulação, desloca-se, o maxilar pode travar. Muitas vezes, isso ocorre por problemas internos na ATM. Traumas, bem como bruxismo e estresse estão associados ao travamento. Nessas situações, ele é decorrente da tensão muscular, que compromete a movimentação da região.

Fatores genéticos e artrite também são apontados como causas desse tipo de disfunção na articulação. Da mesma forma, as doenças orais propiciam o distúrbio. É que elas resultam na inflamação e no desgaste da musculatura do maxilar ou no enfraquecimento da região, devido ao inchaço e às lesões no tecido. Tal quadro compromete o funcionamento adequado dos músculos e dos ligamentos que compõem a ATM.

Em geral, a pessoa sente uma dor forte, que pode até passar rapidamente. Esse sintoma é provocado pela distensão ou pelo rompimento de algum dos ligamentos localizados na região do disco articular. Sensibilidade muscular, dificuldade ou impossibilidade de abrir a boca e estalidos são outros indícios do maxilar travado.

O que fazer quando isso acontece?

Nada de forçar a abertura da boca quando o maxilar estiver travado, certo? Você pode até conseguir destravá-lo e aliviar a dor, porém, corre o risco de desenvolver enfermidades graves, como dores na região da cervical e osteoartrose. Portanto, a orientação é procurar o médico para investigar a causa do problema e seguir com o tratamento apropriado.

Sabemos, contudo, que nem sempre é possível agendar uma consulta de imediato. Por isso, separamos algumas recomendações para você contornar o problema da melhor maneira. Veja!

Tenha calma

Se perceber que está com dor no maxilar e dificuldade para abrir a boca, o melhor a fazer é respirar fundo e manter a calma. Isso ajuda a controlar os sintomas.

Faça compressas de água quente

As compressas quentes auxiliam no relaxamento dos músculos da mandíbula. Logo, é uma excelente prática para aliviar a dor e um possível quadro inflamatório. A dica é fazer a aplicação por, no máximo, 45 minutos. Só não se esqueça de proteger a pele da temperatura elevada com uma toalha.

Movimente com cuidado o maxilar

Após as etapas acima, você pode fazer movimentos circulares ou laterais para que a mandíbula retorne ao local exato. A técnica funciona com algumas pessoas. Sendo assim, vale tentar — caso se sinta seguro.

Qual é o tratamento para maxilar travado?

Como em qualquer tipo de DTM, o tratamento para maxilar travado depende da origem do problema. Se for odontológica — bruxismo ou apertamento dentário, por exemplo —, é preciso procurar um dentista. O uso de dispositivos durante o sono (placas) pode solucionar o distúrbio e devolver ao paciente qualidade de vida.

Entretanto, há outras abordagens, como a aplicação de toxina botulínica, a depender de cada caso. Quando surge um processo inflamatório na região, o médico pode prescrever medicação. Existem ainda técnicas avançadas para tratar o distúrbio, como a lavagem e a lubrificação da articulação, feitas por vídeo. Em raras situações, a cirurgia da ATM é recomendada.

Como prevenir o problema?

Melhor que remediar é prevenir o problema, concorda? Sendo assim, listamos, abaixo, alguns hábitos simples que ajudam a evitar o maxilar travado. Confira:

  • praticar alongamentos;
  • realizar massagens na área do maxilar, a fim de reduzir a tensão muscular;
  • fazer acupuntura e quiropraxia;
  • utilizar protetores noturnos, conforme recomendação do dentista;
  • evitar o estresse.

Aliás, a adoção de hábitos saudáveis previne não apenas o maxilar travado, mas também outras disfunções na ATM e doenças que atingem qualquer parte do corpo, incluindo os dentes. Por esse motivo, é importante realizar a higienização bucal corretamente e frequentar um dentista de confiança com regularidade, a fim de combater possíveis problemas e preservar o belo sorriso. Pense nisso!

Agora, aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar por lá todas as nossas novidades. Estamos no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Você também pode gostar

2 comentários em “Maxilar travado? Veja como proceder!

  1. Moro em vila velha .ES preciso de uma boa indicação de bom dentista especialista em , ATM minha filha está sofrendo com isso.pode me ajuda

    1. Olá Amanda.
      Indico que você entre em contato com o Instituto Essence- Odontologia. É uma escola de pós graduação (27) 99583-6862. Espero ter te ajudado

Deixe uma resposta

-