Como tratar o mau hálito de maneira eficaz?

4 minutos para ler

Desagradável em qualquer situação, o mau hálito é um aviso do organismo de que algo não vai bem. Sua existência pode ter inúmeras origens, podendo ser de causas estomacais ou hepáticas, mas a maioria vem diretamente da boca, por maus hábitos de higiene, problemas periodontais, infecções na garganta, alimentos ingeridos ou boca seca.

\n\n

Confira abaixo cinco dicas para tratar o mau hálito de maneira eficaz e ter um sorriso fresco sempre! Vamos lá?

\n\n

Identifique as possíveis causas do mau hálito

\n\n

Por ter inúmeras causas, o primeiro passo é identificar a origem do problema para, depois, saber como tratar o mau hálito. De nada adianta caprichar mais na escovação e na manutenção com o fio dental, se o problema vem da região gastrointestinal, por exemplo.

\n\n

O primeiro passo para um tratamento eficaz é procurar um dentista de confiança e explicar a situação para que ele possa realizar um exame completo e verificar as possíveis origens da halitose.

\n\n

Faça a higiene bucal corretamente

\n\n

Seja para prevenir o mau cheiro proveniente da boca ou para evitar uma série de doenças, realizar a higiene bucal diariamente é de extrema importância. Escove os dentes sempre após as refeições e passe o fio dental, deslizando pelos dois lados de cada dente e indo até o início da gengiva. Não se esqueça também de passar a escova pela língua, pois algumas bactérias podem se aglomerar nela e provocar o odor desagradável.

\n\n

Hidrate-se bem

\n\n

A boca seca e a desidratação do organismo podem ser uma das causas mais simples de serem resolvidas do mau hálito. As mucosas hidratadas impedem a proliferação de bactérias e podem afastar o mau cheiro. Por isso, tome bastante água ou sucos e não espere sentir sede para ingerir o líquido.

\n\n

Tenha uma alimentação equilibrada

\n\n

Procure se alimentar com frutas, verduras e alimentos naturais. Evite o excesso de açúcar, já que seu consumo sem a escovação adequada pode causar cáries que, por sua vez, podem ser responsáveis pelo mau hálito. A ingestão de hortelã e cravos também é indicada, já que possuem propriedades antissépticas que podem limpar a região da boca e ainda barrar a reprodução das bactérias.

\n\n

Evite a ingestão de alimentos crus que podem causar a condição, como cebola e alho. Mas, lembre-se de que o mau hálito causado pelos alimentos é passageiro e não revela uma condição de saúde. Apenas evite ingeri-los antes de ter contato próximo com pessoas, como uma reunião ou um passeio com o parceiro(a).

\n\n

Visite um dentista regularmente

\n\n

O mau hálito também pode ser causado pelo tártaro armazenado entre os dentes, que acaba sendo impossível de ser retirado com o fio dental quando fica mais resistente e duro. Por isso, faça uma limpeza com um profissional a cada seis meses e aproveite para verificar o aparecimento de cáries, qualidade das restaurações e possíveis problemas periodontais.

\n\n

As dicas de como tratar o mau hálito podem ser úteis, mas só um dentista ou até um médico podem dizer qual é o tratamento adequado para a cura completa dessa condição. Por isso, manter a boa higiene bucal e fazer visitas periódicas ao médico e ao dentista são as formas mais garantidas de conquistar um sorriso saudável e sem odores desagradáveis, que podem interferir na autoestima e até causar problemas psicológicos.

\n\n

Agora que você já sabe como tratar o mau hálito, que tal saber mais sobre os diferentes tipos de aparelhos ortodônticos?

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-