Saiba as diferenças entre coroa dentária e ponte dentária

4 minutos para ler

Ponte ou coroa dentária? Qual colocar? Essa dúvida pode estar pairando sobre a sua cabeça, impedindo você de escolher uma opção. Essa indecisão é comum já que as duas fazem parte do grupo de próteses fixas.

Mas, para resolver esse problema para você, fizemos este post para mostrar o que é cada tratamento e quais são as principais diferenças entre essas próteses. Quer descobrir? Então continue a leitura!

O que é coroa dentária?

A coroa é utilizada para cobrir uma parte ou todo o dente que esteja danificado. Ela é indicada por vários motivos como, por exemplo, para promover maior resistência e melhorar a estrutura do dente, seja por motivos funcionais, seja por motivos estéticos. Outras indicações são:

  • Cobertura de um implante dentário;

  • Substituir uma restauração;

  • Ligar próteses;

  • Cobrir um dente que passou pelo tratamento de canal;

  • Proteger um dente que está fraco por possíveis fraturas;

  • Cobrir um dente que foi deformado ou está com a coloração alterada;

Como funcionam as coroas?

Elas podem ser tanto de cerâmica quanto de porcelana e as duas conseguem alcançar tonalidades próximas à cor natural do dente. Existem também outros materiais que podem ser utilizados como o ouro, alguns tipos de ligas metálicas (que são mais resistentes e frequentemente recomendadas para coroas em dentes posteriores) ou acrílico.

O que são as pontes?

Essas próteses fixas são bastante recomendadas para quem perdeu o dente por completo. Elas são muito importantes e devem ser colocadas o quanto antes, já que os dentes vizinhos tendem a girar, se movimentando em direção ao espaço vazio deixado. Esse processo pode trazer vários problemas para a mastigação, inclusive uma disfunção na Articulação Temporomandibular (ATM).

Como funcionam as pontes?

Elas são indicadas pelos profissionais para preencher os espaços vazios, quando o paciente perde poucos dentes. As próteses podem ficar presas (cimentadas) aos dentes naturais ou a algum implante mais próximo. Para essas estruturas que fornecem a sustentação necessária dá-se o nome de pilares.

Da mesma forma que das coroas, as pontes também podem ser fabricadas em materiais diversos como cerâmica e porcelana. Esses materiais possuem vantagem estética, já que podem ter cor parecida com a do dente.

Como são feitas?

Na construção das duas próteses, temos algumas semelhanças, já que tanto a ponte quanto a coroa dentária precisam ser moldadas de acordo com o tamanho da arcada do paciente. Além disso, o dentista também fica encarregado de escolher a cor exata da prótese.

Até que ela fique pronta e seja enviada pelo laboratório, o paciente deve usar uma prótese provisória. Esse procedimento é essencial para proteger a área que foi devidamente preparada para receber a coroa ou ponte definitiva.

Quanto tempo elas duram?

As próteses podem durar a vida toda como também podem se soltar ou cair a qualquer momento. Para evitar danos precoces, o ideal é que você faça uma higienização correta da sua boca e dentes.

Já que as próteses usam os dentes próximos como um apoio, se estes forem danificados, aquelas podem ser danificadas e se soltar. Algumas doenças próprias da região bucal também podem fazer com que o tempo de vida útil da prótese seja encurtado.

Quer saber mais sobre coroa dentária e outros assuntos parecidos? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-