Descubra o que é coroa dentária e quando ela pode ser utilizada

4 minutos para ler

Traumas e caries são alguns dos problemas que podem deixar os dentes enfraquecidos ou levar à sua perda, parecendo uma complicação sem volta e que causa preocupações em muitas pessoas. No entanto, essa condição comum nos consultórios pode ser facilmente tratada com a aplicação de uma coroa dentária.

Para quem não a conhece, saiba que ela pode ser uma grande aliada. Isso porque a prótese cobre o dente danificado, conferindo resistência e melhorando tanto os aspectos estéticos como funcionais.

Para ajudar a entender melhor, preparamos este artigo. Nele, vamos explicar o que é coroa dentária, qual é a sua função e quais são os tipos existentes. Continue a leitura e confira!

O que é a coroa dentária?

A coroa dentária é uma versão artificial feita com base no molde do dente original. Ela pode ser confeccionada em diversos materiais, e funciona como uma prótese fixa, que atua na substituição de um dente em casos de perda parcial ou total.

Ou seja, ao perder um dente, a coroa funcionará exatamente como o original, mantendo a estética do sorriso e evitando problemas maiores na dentição, como desalinhamento ou possíveis quedas dos demais dentes, devido à desestruturação da arcada dentária.

Quais são os tipos de coroas dentárias?

Como vimos, essas próteses podem ser feitas de materiais diferentes, variando em formato de acordo com o dente danificado. Além disso, cada tipo de prótese tem um tipo de direcionamento, que precisa ser analisado pelo dentista para determinar a opção ideal para a situação do paciente.

A seguir, saiba mais sobre os principais tipos de coroas dentárias.

Resina

A coroa de resina se caracteriza por ser mais barata que as demais, já que é produzida com um material mais acessível. Embora a coloração se assemelhe à natural dos dentes, ela não apresenta muita resistência, podendo desgastar e quebrar mais facilmente.

Provisória

Essa coroa, como o nome sugere, será utilizada apenas por um período provisório — e logo será retirada. Ela é feita de resina acrílica e aplicada em situações emergenciais, nas quais o paciente precisa de um tratamento emergencial.

Cerâmica

Esse tipo de prótese dentária é a mais recomendada. Sua eficiência para as funções é maior do que a das demais, além de ter uma ótima aparência: seu material permite uma maior aproximação do visual original dos dentes.

Quando a coroa dentária pode ser utilizada?

Sabemos que o dente não se regenera. Então, quando qualquer dano permanente ocorre a ele, o paciente precisará de uma coroa dentária. Casos de quebra, perda, desgaste, má formação ou falta de resistência do dente, entre outros problemas, são os principais motivos que levam as pessoas a utilizar essa prótese.

Porém, é preciso consultar um dentista com antecedência, para que ele possa avaliar a situação e realizar o diagnostico. Posteriormente, será determinado se o uso da coroa é necessário e qual tipo deverá ser aplicado.

Quais são os cuidados necessários?

Embora a prótese ofereça alta durabilidade e resistência, são necessários alguns cuidados básicos para garantir a sua vida útil. A coroa é uma substituição de um dente, por isso, os cuidados com ela devem ser também rigorosos. Dessa forma, logo após a sua colocação, é importante evitar alimentos que possam danificá-la — assim como o hábito de roer unhas.

A higiene bucal deve ser priorizada, com as devidas escovações diárias, assim como o uso de fio dental e do enxaguante bucal. Além disso, as consultas ao dentista precisam ser feitas regularmente, para ficar atento caso haja a necessidade de uma nova colocação.

Como vimos, saber o que é coroa dentária é importante para garantir um sorriso saudável e melhorar a qualidade de vida. Por isso, em caso de danos ao dente, procure um dentista de confiança e veja se essa pode ser uma opção para o seu caso!

Gostou do nosso conteúdo e quer se manter informado? Então, siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-