Dentes sensíveis: saiba quais são as causas e tratamentos

4 minutos para ler

Muitas pessoas sofrem de um problema dentário comum: a sensibilidade dos dentes. O dente sensível se desenvolve devido a condições provocadas ao longo do tempo, deixando mais doloroso o contato com alimentos frios, quentes, ácidos ou doces. Tratamentos e mudanças de hábitos ajudam a evitar esse problema e melhorar a saúde bucal.

Os dentes são formados basicamente por três estruturas: o esmalte, a dentina e a polpa. A sensibilidade dentária acontece quando os pequenos túbulos da dentina estão expostos, deixando o contato com diferentes temperaturas de comidas mais dolorido. A proximidade da região com os nervos da polpa também contribui para o aumento da sensibilidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o nosso post e tire suas dúvidas.

Quais são as causas mais comuns do dente sensível?

Existem algumas causas para o desenvolvimento da sensibilidade dental. Muitas delas estão presentes em pequenos hábitos diários. Por exemplo, a utilização de escovas com cerdas muito duras e a escovação com excesso de força podem machucar a gengiva e expor a raiz do dente, provocando a hipersensibilidade dos dentes.

Abaixo, entenda mais sobre as causas desse problema.

Retração gengival

A retração gengival é uma das causas mais comuns da sensibilidade dentária. Geralmente, é uma condição provocada pela escovação com excesso de força, que provoca a exposição da raiz dos dentes, desenvolvendo a sensibilidade. Portanto, colocar muita força na escovação agride a gengiva e os dentes, causando a resseção ou retração gengival.

Clareamento dentário

O uso exagerado de produtos clareadores pode prejudicar a gengiva e gerar lesões, provocando a sensibilidade dos dentes. Os produtos utilizados para a realização desse processo são abrasivos e podem fazer com que o esmalte perca seus minerais, tornando-se mais poroso e expondo os túbulos da dentina.

Bruxismo

O bruxismo causa danos ao esmalte do dente, o que contribui para a sua sensibilidade. Pessoas muito tensas e estressadas têm o hábito de apertar ou ranger os dentes, e esses movimentos causam fraturas no esmalte, deixando os dentes mais sensíveis.

Gengivite

A gengivite é causada pela má higienização bucal e aumenta a sensibilidade dentária. Essa inflamação faz com que a gengiva se desprenda do dente, deixando a dentina exposta às diversas temperaturas e texturas de alimentos e bebidas.

Como tratar a sensibilidade dos dentes?

Para tratar problemas dentários que podem envolver questões mais complexas, é fundamental consultar um dentista. De acordo com o problema e o grau de gravidade, esse profissional será capaz de indicar o melhor tratamento para o paciente.

Dependendo do caso, os dentes sensíveis podem ser tratados apenas com cremes dentais específicos para diminuir a sensibilidade. Mas o dentista pode perceber a necessidade de fazer restaurações para cobrir a retração gengival e preservar a dentina.

Vernizes fluoretados também podem ser usados para oferecer uma proteção a mais ao esmalte dos dentes e protegê-los contra cáries. Quando a causa dos dentes sensíveis é uma gengivite ou outra doença periodontal, elas deverão ser tratadas antes da sensibilidade.

Quais são os cuidados diários que evitam o dente sensível?

Para proteger os dentes e evitar a sensibilidade dentária, é importante realizar diariamente a higienização adequada, com escovação e limpeza com o fio dental. Além disso, é essencial evitar o consumo exagerado de alimentos e bebidas ácidas, como as frutas cítricas e os refrigerantes, e diminuir o uso de produtos abrasivos, como os cremes dentais clareadores.

Como vimos neste post, o dente sensível pode ter causas simples de serem tratadas, mas também pode ser um sinal de doenças periodontais mais sérias. Por isso, visite o dentista periodicamente para realizar a limpeza bucal e aplicação de flúor, procedimentos que deixam os dentes mais fortes e protegidos.

Quer saber mais sobre sensibilidade dental? Descubra 7 dicas importantes para evitar esse tipo de problema!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-