Aprenda a escovar os dentes com aparelho corretamente

3 minutos para ler

Quem usa aparelho dental fixo sabe que fazer a limpeza da boca não é das tarefas mais simples. Usar o fio dental e conseguir remover aquela sujeira mais difícil parece impossível e consome muito do seu tempo. Para que isso não aconteça, é preciso ter as ferramentas certas para limpar os dentes com aparelho.

Para te ajudar nessa tarefa e deixá-la mais simples e eficaz, listamos abaixo algumas dicas para você escovar os seus dentes e remover toda a sujeira deles ou do aparelho!

 

Tenha os itens adequados para escovar os dentes com aparelho

O primeiro item que não pode faltar na sua coleção é a escova ortodôntica. Ela tem um formato diferente, pensado especialmente para aqueles que usam aparelho dental fixo. Essa escova apresenta um tipo de caneleta central que deixa a limpeza dos dentes mais fácil de ser realizada. Além disso, as cerdas apresentam um formato em V que ajuda a deixar as laterais dos dentes mais limpas.

Outra ferramenta é o fio dental. Você pode adquirir um passa fio, que é como uma agulha flexível na qual o fio dental é preso para facilitar a passagem dele pelo aparelho. A escova interdental também é necessária para limpar aqueles cantos mais difíceis e fazer uma limpeza perfeita.

Faça a escovação de maneira correta

Existem algumas técnicas de escovação na odontologia específicas para quem usa o aparelho fixo. A escova deve ser aplicada no sentido horizontal, realizando movimentos de vai e vem.

Uma leve inclinação deve ser feita em direção à gengiva, de preferência, para fazer a limpeza de uma pequena parte do dente que fica coberta por esse tecido.

Passe o fio dental frequentemente

Como o fio dental é muito importante para uma limpeza completa dos seus dentes, vamos falar sobre esse assunto de novo. O tipo de fio mais indicado é o encerado, que consegue deslizar entre os dentes com maior facilidade e também reduz o atrito com a gengiva, evitando lesões.

De acordo com especialistas, o movimento a ser feito deve ser tal como o de um polimento, com movimentos de vai e vem. Depois de ser passado entre os dentes, o fio dental segue em direção à gengiva com uma parte nova. O indicado é usar um fio com o comprimento em média com 50 cm e ir descartando a parte que já foi utilizada.

Use o enxaguante bucal regularmente

Após passar o fio dental, o antisséptico precisa ser aplicado. Ele consegue ir naquelas áreas em que o fio e a escova não conseguiram alcançar, para uma limpeza completa.

O enxaguante feito a partir do fluoreto é uma ótima opção, já que ajuda a combater as cáries.

Faça a limpeza e manutenção com o dentista

Não deixe o dia da manutenção no dentista para depois. Quanto mais esse momento for procrastinado, mais tempo você ficará com o aparelho. Além disso, o profissional consegue visualizar melhor alguns locais que precisam de uma limpeza mais profunda. Neste caso, o ideal é fazê-la a cada 3 meses.

Quer saber mais sobre como cuidar dos seus dentes com aparelho? Então siga-nos nas redes sociais — FacebookTwitter e Instagram — e fique por dentro das novidades.

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-