Veja o que quais são as causas da hipersensibilidade nos dentes

4 minutos para ler

A hipersensibilidade nos dentes é um problema que atinge muitos indivíduos. Geralmente, esse quadro é desencadeado ao ingerir alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou muito ácidos. Até ao respirar no ar frio pode causar esse desconforto. Sabe-se que a sensibilidade dos dentes pode ir e vir ao longo do tempo.

Qual mecanismo desencadeia a hipersensibilidade nos dentes?

Quando o esmalte dentário — camada protetora mais externa do dente — fica mais fino ou quando a gengiva tem retrações — deslocamento da gengiva — ocorre exposição da dentina, camada subjacente. A dentina contém canais que permitem a comunicação com a polpa dental, região central do dente e que contém nervos. Desta forma, maior exposição da dentina leva a uma maior estimulação nervosa, o que causa hipersensibilidade e sensação de desconforto.

Existem diversas causas associadas a essa condição. Veja algumas das 6 delas:

1. Escovação exagerada

O uso de escovas de dente extremamente duras ou uma escovação vigorosa podem retirar a proteção do dente — o esmalte. Vale lembrar que o ideal é que o tempo de escovação não seja menor do que o tempo gasto ao utilizar o fio dental. Além disso, é recomendado fazer uso de escovas com cerdas mais macias e realizar movimentos circulares durante a escovação.

2. Retração gengival

O deslocamento da gengiva expõe mais a raiz do dente. Além de afetar a pessoa esteticamente, gera um grande incômodo. Dentre várias hipóteses, a mais conhecida é o traumatismo por escovação como citado na causa anterior. A retração da gengiva pode ser causada também por problemas como infecção local devido à presença de placas bacterianas. Em determinadas situações, são necessários até procedimentos cirúrgicos para a correção do caso.

3. Dieta com consumo excessivo de ácidos

O consumo de alimentos e bebidas ácidos também pode danificar o esmalte do dente. Tente reduzir o consumo de: frutas cítricas, tomate, iogurte, creme azedo, queijos envelhecidos e bebidas ácidas, como suco de laranja, isotônicos, vinhos e bebidas gaseificadas, inclusive refrigerantes.

4. Erosão por bulimia ou refluxo gastresofágico

Tanto o ato de provocar o vômito associado a uma compulsão alimentar (bulimia) quanto a presença de refluxo gastresofágico resultam na destruição do esmalte dentário pelo conteúdo ácido produzido no estômago. O ideal é que essas causas bases sejam tratadas e acompanhadas por profissionais especializados como psicólogo e/ou psiquiatra e gastroenterologista, respectivamente.

5. Bruxismo

O bruxismo corresponde ao ato de ranger/apertar os dentes durante o dia ou a noite. É uma condição também associada a destruição do esmalte dentário, devido ao desgaste contínuo, levando à hipersensibilidade dos dentes.

6. Dente lascado, fraturado ou com fissuras

A saúde dental é de extrema importância. Deve-se ficar atento à presença de lascas, fraturas, fissuras e até mesmo restaurações antigas e mal posicionadas. Essas situações permitem maior exposição da raiz do dente, o que predispõe ao aumento da sensibilidade.

Todas essas causas devem ser tratadas e acompanhadas por um profissional de uma clínica confiável e qualificada. Dependendo da causa, um bom odontologista vai direcionar a sua conduta e orientar o paciente da melhor maneira para proceder em cada situação, seja na realização de uma limpeza profissional, uma adequação das restaurações mal posicionadas ou outras medidas que visam tratar a causa base.

Em relação ao alívio de sintomas, recomenda-se a realização de bochechos com soluções que contenham flúor, que auxilia na redução da hipersensibilidade.

Previna-se

O melhor modo de evitar ou controlar a hipersensibilidade dos dentes é fazer a escovação adequada com escova de cerdas macias e com força moderada. É essencial o uso regular do fio dental e deve-se evitar/controlar a retração gengival. Além disso, a visita a um dentista a cada seis meses é mais um modo de se prevenir da sensibilidade exagerada nos dentes.

Ainda restaram dúvidas? Siga-nos nas redes sociais — Facebook, Twitter e Instagram e veja mais publicações a respeito da saúde bucal! 

 

 

 

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-