Quando é hora de levar a criança ao dentista?

4 minutos para ler

Os cuidados com a saúde das crianças devem ser intensos, especialmente quando o assunto são os dentes! Eles estão começando a aparecer e ainda são frágeis, podendo desenvolver cárie com facilidade — especialmente porque são as crianças que mais costumam comer doces.

Você já pensou em levar seu pequeno ao dentista? Sabe quando é a hora de fazer isso? No post de hoje, esclarecemos essas e outras dúvidas. Continue a leitura!

A hora de levar a criança ao dentista

Muitos pais esperam o filho sentir a primeira dor de dente para, somente a partir daí, começar a levá-lo ao dentista. Isso é um grande erro! Lembre-se que sempre é melhor prevenir do que remediar. Portanto, o primeiro contato da criança com esse profissional deve ser por volta dos 6 a 8 meses de idade — que é quando nasce o primeiro dente de leite. Parece cedo, mas é o correto!

E essa primeira consulta é muito importante. É nela que o profissional orientará os pais sobre qual o tipo de alimentação o bebê deve ter a partir desse momento, qual a escova de dente correta, como realizar a escovação e qual a pasta de dente mais adequada para o primeiro momento. Após, a orientação aos pais é que a criança seja levada ao consultório dentário, pelo menos, a cada seis meses — para prevenção de cáries e, também, para aplicação de flúor.

Os primeiros cuidados com os dentes

Os pais podem começar os cuidados com a saúde bucal do pequeno desde antes dos primeiros dentes nascerem! Por exemplo, após cada mamada, a mãe pode passar uma gaze molhada na boca e na gengiva da criança. Quando os dentes começaram a apontar, a gaze pode ser substituída por dedeiras de silicone, que massageiam a gengiva.

Quando os primeiros dentinhos já estiverem completamente para fora, é o momento de usar uma escova de dentes. Atenção: ela deve ser específica para a idade da criança! E como ela ainda não aprendeu a cuspir, é necessário que a pasta de dentes seja especifica para crianças. Já existem no mercado cremes dentais próprios para crianças.

As doenças bucais mais comuns em crianças

Formação da placa bacteriana

Conhecida atualmente também pelo nome de biofilme dental, a placa bacteriana é a principal causa para o aparecimento de cáries e problemas na gengiva. A placa pode aparecer assim que os primeiros dentinhos do bebê comecem a nascer — por isso, é de grande importância levar a criança para o dentista bem cedo.

Gengivite

É uma inflamação na gengiva, normalmente causada pela presença de bactérias por conta da má higienização da boca e dos dentes. Uma das principais características é a presença de sangramento no momento da escovação ou na hora de usar o fio dental.

Cárie

A cárie é caracterizada pelo aparecimento de manchas brancas e opacas no dente, na área próxima à gengiva. Se não for rapidamente tratada nesse estágio, as bactérias começam a fazer um “buraco” no dente, e podem atingir a raiz — necessitando, assim, de um tratamento de canal.

Lembre-se que a higiene bucal é muito importante para evitar todos esses problemas de saúde para a criança — e, também, para preservar seus dentes no futuro, o que é muito importantes para uma boa mastigação. Portanto, leve o seu filho ao dentista com a frequência correta e acostume-o a escovar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia.

E então, pronto para cuidar com excelência da saúde bucal do seu filho e levá-lo ao dentista na hora certa? Veja mais 10 super dicas de como cuidar da saúde bucal das crianças!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-