Você sabe o que pode causar a retração gengival?

3 minutos para ler

A retração gengival é um processo no qual ocorre um deslocamento na gengiva, que tem como consequência a exposição da raiz do dente. Ela pode acontecer com pessoas de qualquer idade, e deixa o dente e a dentina  uma parte mais sensível do dente  completamente expostos às bactérias. Para evitar esse problema e se prevenir, é preciso saber quais são as suas principais causas. É o que vamos ver agora:

\n\n

Causas da retração gengival

\n\n

Traumatismo pela escovação

\n\n

Existem várias causas para o problema, mas essa é a principal delas. Essa causa está relacionada ao fato de o indivíduo aplicar muita força na hora de fazer a escovação. Isso vale especialmente para as escovas que possuem cerdas duras, o que prejudica ainda mais o processo.

\n\n

Nesse caso, o dentista pode ensinar a maneira correta de realizar a escovação. Também pode indicar a troca da escova por uma que tenha cerdas mais macias. Porém, o principal é saber escovar da maneira correta: caso contrário, mesmo que a escova seja trocada, o paciente seguirá aplicando muita força e poderá continuar causando a retração.

\n\n

Problemas na gengiva

\n\n

Uma inflamação como a gengivite ou uma infecção na gengiva pode causar o problema da retração gengival. Isso costuma acontecer por causa do acúmulo de tártaro e placa bacteriana. O tratamento é não invasivo, e se dá realizando-se a limpeza dos dentes com remoção da placa.

\n\n

Procedimentos odontológicos

\n\n

Alguns casos de retração podem estar relacionados a procedimentos odontológicos que não foram bem realizados, como implantes, clareamento e também a aplicação dos aparelhos ortodônticos. É possível observar a inflamação na gengiva assim que ela começa a se formar, para que o problema seja corrigido facilmente.

\n\n

Outras causas

\n\n

Também é possível encontrar outras causas da doença que são mais incomuns:

\n\n

    \n

  • \n

    restaurações feitas perto da gengiva que não se adaptaram bem;

    \n

  • \n

  • \n

    dentes apinhados ou encavalados, ou seja, aqueles que ficam por cima de outro dente;

    \n

  • \n

  • \n

    posição elevada dos freios lingual e labial;

    \n

  • \n

  • \n

    pequena espessura do osso que recobre aquela raiz que foi exposta;

    \n

  • \n

  • \n

    hereditariedade;

    \n

  • \n

  • \n

    bruxismo.

    \n

  • \n

\n\n

Sinais e sintomas

\n\n

É preciso saber reconhecer quando a retração gengival está causando problemas. Sinais como mau hálito, dor nos dentes, excesso de sensibilidade, exposição da raiz do dente e sangramento da gengiva durante a escovação podem indicar a manifestação da patologia.

\n\n

O que fazer?

\n\n

Quando esses primeiros sinais aparecerem, você deve procurar um dentista imediatamente. Afinal, quanto mais cedo for realizado o tratamento, maiores são as chances de cura e vai levar pouco tempo até que tudo esteja em perfeita ordem.

\n\n

Qual é o tratamento?

\n\n

O tipo de tratamento da retração gengival vai depender de cada caso. Por exemplo, existem técnicas cirúrgicas específicas quando o problema é em 1 ou 2 dentes, mas não mais do que isso. Se não há a possibilidade da cirurgia ser feita, uma alternativa é tentar reduzir a sensibilidade dos dentes. Fazer o controle da placa bacteriana e uma boa escovação são hábitos que podem ajudar.

\n\n

E então, nossas dicas te ajudaram? Para cuidar melhor da sua saúde bucal veja o nosso material com dicas de escovação.

\n\n

 

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-