Você sabe o que é o aparelho dentário de contenção?

7 minutos para ler

Quando um tratamento que envolve aparelho ortodôntico — principalmente os muito visíveis — chega ao fim, o paciente fica feliz por ter alcançado o resultado esperado e aliviado por, finalmente, retirar o acessório. Nesse momento, entretanto, recebem a notícia de que o tratamento continuará de uma outra forma, com a utilização do aparelho dentário de contenção.

Embora poucos saibam, a contenção tem muita importância dentro da ortodontia, já que trata da manutenção e estabilidade do que foi alcançado com o tratamento corretivo e, sem ela, os dentes têm grande chance de voltar à posição desalinhada. 

Esse é o seu caso? Não conhece esse dispositivo e quer entender sua função e importância? Então, continue e a leitura!

O que é o aparelho dentário de contenção?

Um tratamento ortodôntico normalmente é dividido em duas fases principais: do tratamento ativo e da contenção. Na primeira fase, o paciente usa aparelhos que vão alinhar a dentição, o que vai resultar na movimentação dos dentes para a posição desejada.

No segundo momento, começa-se a manutenção dos resultados obtidos, ou seja, será feita uma consolidação da nova posição dentária. Nessa etapa é fundamental utilizar um aparelho dentário de contenção.

A necessidade acontece porque, após o alinhamento, os dentes tendem a retornar às posições iniciais — fenômeno conhecido como recidiva — e o aparelho, que tem como função e objetivo a estabilização, vai impedir.

Como funciona o aparelho dentário de contenção?

Se pensarmos bem, a função desempenhada pelo aparelho está no próprio nome: contenção. Isso significa que ele tem o papel de conter os dentes em suas devidas posições, dando o tempo necessário para que o organismo se reorganize e refaça suas fibras, que manterão os dentes nos novos lugares.

Após a correção ortodôntica, o aparelho de contenção será utilizado na modalidade fixa ou móvel. De modo que:

  • o aparelho dentário de contenção fixo, normalmente, é posicionado no arco inferior, uma vez que esse é um local com maior chance de movimentação dos dentes;
  • o aparelho dentário de contenção móvel é mais indicado para o arco superior. Esse modelo permite que o paciente remova o acessório para realizar atividades físicas e se alimentar.

Perceba que os dois têm a mesma função, trata-se apenas de uma escolha baseada nas necessidades do paciente e da localização da contenção.

Para quem o aparelho dentário de contenção é indicado?

O acessório é indicado para todas as pessoas após a finalização e remoção do aparelho fixo. Entretanto, quanto maior o risco de haver perda da estabilidade após o tratamento, maior deve ser atenção e o cuidado dispensados à contenção ortodôntica.

Desse modo, não se trata de uma opção, mas de uma complementação do tratamento, que tem por objetivo manter os bons resultados atingidos. É preciso lembrar também que a estabilidade do tratamento é multifatorial e que pessoas com prognatismo, mordidas abertas e maus hábitos de higienização bucal podem necessitar de contenções diferentes.

Qual a diferença para os demais aparelhos?

O aparelho de contenção entrará na segunda fase do tratamento, para manter a correção feitas em dentes tortos e desalinhados. Os principais tipos de aparelhos dentários utilizados na primeira fase são:

  • aparelho fixo — promove o alinhamento dos dentes a partir de força mecânica que movimenta os dentes, colocando-os na posição correta;
  • aparelho fixo estético — também promove o alinhamento dos dentes, entretanto, são feitos com um material mais transparente e, por isso, são mais discretos;
  • aparelho lingual — tem a mesma finalidade dos anteriores, mas são colocados na parte interna dos dentes, ficando em contato com a língua, por isso também são conhecidos como invisíveis;
  • aparelho móvel — indicado para crianças de até 12 anos, é utilizado com o objetivo de estimular alterações na estrutura óssea e manter os dentes na posição correta;
  • aparelho extensor de palatino — promove o aumento na largura do palato (céu da boca), indicado para crianças que possuem a mordida cruzada.

De modo geral, podemos dizer que o aparelho ortodôntico inicial é utilizado para corrigir dentes desalinhados, tortos, mordida cruzada e prevenir a oclusão dentária.

Como acontece a movimentação dos dentes após retirar o aparelho fixo e ao longo da vida?

O corpo humano é um sistema dinâmico, ou seja, em constante remodelação muscular e óssea. Assim, a movimentação dos dentes é uma constante, em maior ou menor escala.

O tratamento ortodôntico força o organismo a fazer uma neoformação óssea. Isso significa que mesmo após usar aparelho, o paciente pode voltar a ter os dentes tortos. Então, após retirar o aparelho corretivo é importante ter muito cuidado para que os dentes não voltem a se desalinhar.

Qual é o tempo de uso do aparelho dentário de contenção?

Apesar de não ser uma norma, em teoria, o aparelho dentário de contenção deve ser utilizado pelo dobro do tempo em que o aparelho fixo foi utilizado. Assim, se o paciente usou aparelho fixo por 36 ou 24 meses, o aparelho de contenção precisa ser utilizado durante 72 ou 42 meses.

Na prática, pensando na constante movimentação dos dentes durante toda a vida, o ideal é usá-los por tempo indeterminado.

Não usei o aparelho de contenção, e agora?

Converse com seu ortodontista. A indicação do uso desse aparelho deve ser feita pelo profissional. Observe se seus dentes estão voltando para as posições indesejadas e marque uma consulta.

Se não houve movimentação, isso não significa que não ocorrerá mais. Lembre-se que, em algum momento, você pode voltar a ter os mesmos problemas.

Além disso, existe também um outro fator que deve ser levado em conta, os chamados ligamentos periodontais. Eles estão localizados ao redor das raízes dos dentes e, entre outras funções, apresentam um tipo de “memória”, que tentará fazer com que seus dentes retornem à posição inicial.

Quais são os principais cuidados com o aparelho de contenção?

Para o aparelho dentário de contenção móvel, é preciso ter alguns cuidados de higienização, tais como:

  • não usar sem creme dental direto no aparelho;
  • usar uma escova mais dura;
  • guardar o aparelho seco dentro de uma caixa de proteção;
  • manter as visitas regulares ao consultório do dentista.

Por sua vez, no caso da contenção fixa é importante, principalmente:

  • prestar atenção na alimentação;
  • higienizar a boca constantemente, evitando o acumulo de bactérias;
  • manter as visitas regulares ao consultório do dentista.

Mostramos como o uso do aparelho dentário de contenção é fundamental para o sucesso do tratamento e o paciente é um grande colaborador nesta empreitada — fazendo o uso correto, visitando o dentista regularmente e, até mesmo, realizando a higienização adequada. Então, se você está nesta fase do tratamento, não desanime!

Você gostou deste texto sobre aparelho dentário de contenção? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber todas as atualizações sobre esse assunto!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-