Como vencer a vergonha de sorrir? Confira

6 minutos para ler

Responda com sinceridade: você sente vergonha de sorrir? Se sim, saiba que não está sozinho nessa. Tal realidade é vivenciada por grande parte das pessoas que tem algum problema na dentição. Aliás, a ausência de dentes também é responsável por inibir o sorriso, ocasionando a baixa autoestima e até quadros de depressão.

Isso acontece porque, para muita gente, os dentes são considerados como o mais importante cartão de visitas. Portanto, a falta deles ou qualquer imperfeição que os atinja — seja por uma questão meramente estética, seja por alguma doença ou distúrbio bucal — pode acarretar prejuízos às relações pessoais e profissionais.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância do sorriso para a saúde e o que você pode fazer para vencer a vergonha de sorrir. Boa leitura!

Qual é a importância do sorriso para a saúde?

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Edelman Insights apontou que 32% das pessoas deixaram de ter uma vida ativa e saudável por causa da perda dentária. Além disso, 43% disseram que essa condição atrapalhou o namoro ou a paquera, 21% revelaram que deixaram de fazer amigos e 38% se sentiram inseguros para ir a festas e eventos sociais.

Isso demonstra como sorrir é benéfico tanto à saúde do corpo quanto da mente, pois é quando liberamos endorfina, o hormônio associado ao prazer e ao relaxamento. Além disso, tal prática diminui o estresse e contribui até mesmo com a circulação sanguínea.

Ao sorrirmos naturalmente, também nos sentimos mais seguros e confiantes. Para as pessoas que estão ao nosso redor, transmitimos simpatia, favorecendo o estreitamento de relações.

Não é a toa que sorrir nos ajuda a alcançar mais facilmente nossos objetivos pessoais e profissionais. Afinal, quando estamos bem, o universo conspira a nosso favor. Porém, quando as pessoas prendem o sorriso para tentar esconder os dentes, o ato pode ser interpretado como um sinal de antipatia, timidez ou dificuldade de se relacionar com o outro.

Portanto, não são raros os casos de indivíduos preteridos por conta da suposta “cara fechada”. Tal quadro já é o bastante para propiciar o surgimento de problemas emocionais.

Sorriso e perda de dentes

Sabemos que um dos principais motivos pelos quais as pessoas sentem vergonha de sorrir é a perda da dentição. Inclusive, a falta de um ou mais dentes não afeta apenas o aspecto emocional, mas também a saúde. Problemas na mastigação e até mesmo na fala são observados em pacientes que se encontram nessa situação.

Por essa razão, a busca por procedimentos de correção da perda dentária tem crescido cada vez mais. Em vez das dentaduras removíveis — bastante utilizadas no passado —, técnicas mais avançadas, como a colocação de próteses e implantes, têm ganhado a preferência das pessoas. Afinal, tais procedimentos garantem conforto e um excelente resultado estético.

O que fazer para vencer a vergonha de sorrir?

Se você tem vergonha de sorrir porque acha que seus dentes não estão bonitos — ou até mesmo pela ausência deles —, confira as recomendações a seguir para vencer esse obstáculo!

Vá ao dentista regularmente

Não há forma melhor de manter os dentes bonitos e saudáveis do que frequentar o consultório odontológico com regularidade.

Determinadas doenças bucais, como as cáries, não são percebidas nem sentidas na fase inicial. Sendo assim, apenas um exame cuidadoso feito pelo dentista será capaz de identificá-las para tratá-las precocemente, evitando o agravamento do problema.

Além disso, diante de um profissional especializado, você poderá fazer suas queixas e descobrir como suas necessidades poderão ser atendidas.

Se os seus dentes estão muito amarelados ou manchados, por exemplo, será possível verificar se a melhor opção é fazer clareamento dental ou se o dentista recomenda a colocação de lentes de contato dental ou facetas.

Veja o dentista como seu aliado

Muitas pessoas deixam de ir ao consultório odontológico por sentirem vergonha do dentista. Isso acontece, principalmente, quando o quadro do paciente está bastante agravado — há perda de dentes ou eles se encontram muito imperfeitos, por exemplo.

Sendo assim, é importante compreender que o profissional de odontologia é seu aliado na busca por recuperar a saúde e a estética bucais. Por isso, você não precisa ter receio de procurá-lo.

Coloque aparelho ortodôntico

Seus dentes são tortos e você tem vergonha de sorrir por causa disso? Nesse caso, é provável que a melhor alternativa para corrigi-los seja o aparelho ortodôntico

Se você sente pavor só de pensar em ficar com o sorriso metálico, não se preocupe. Hoje em dia, existem dispositivos bastante discretos, que tornam as pecinhas de metal (braquetes) quase imperceptíveis. Aliás, há também opções invisíveis e removíveis, que dispensam o uso dessas peças.

Opte pela prótese ou pelo implante dentário

Com o passar do tempo, as dentaduras removíveis foram sendo deixadas de lado, ao passo que procedimentos odontológicos avançados cresceram exponencialmente, sendo hoje muito procurados por pacientes que perderam os dentes. Estamos falando das próteses ou dos implantes dentários.

As próteses dentárias são estruturas introduzidas na cavidade oral com o propósito de restaurar ou reconstruir falhas. Sendo assim, são recomendadas para pacientes que perderam parcialmente ou totalmente a dentição, além de estruturas mandibulares e do palato (céu da boca). Permanentes ou removíveis, elas auxiliam na fala, reabilitam a mastigação e melhoram a estética bucal.

Já os implantes dentários consistem na colocação de um pino no interior do osso para, em seguida, a fixação do dente artificial. Essa técnica possibilita a implantação de um único dente ou, se necessário, da arcada dentária completa. Ambos os métodos recuperam as funcionalidades e a estética bucais dos pacientes, permitindo que eles voltem a sorrir. O dentista deve avaliar qual é o melhor para cada caso.

Ao ler este artigo, você descobriu como vencer a vergonha de sorrir. Agora, é hora de partir para a ação. Por isso, recomendamos que procure um consultório com enfoque nas diversas especialidades odontológicas. Assim, suas necessidades poderão ser atendidas de forma plena, e você terá o sorriso que sempre desejou a partir de 2021. Já imaginou?

Se está à procura de um consultório odontológico de referência no mercado, contate a Qualimplan agora mesmo. Nossos dentistas especializados oferecem as melhores soluções para o seu sorriso!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-