Veja os hábitos alimentares que prejudicam sua saúde bucal

3 minutos para ler

A rotina agitada nem sempre permite que as pessoas tenham costumes saudáveis. É muito comum “pular o café da manhã” para chegar a tempo em uma reunião, ou ainda, chegar cansado em casa e comer qualquer coisa que tenha na geladeira, por exemplo.

Alguns hábitos alimentares são prejudiciais à saúde bucal porque potencializam a formação de um ambiente propício para a ação das bactérias. A atividade destes micro-organismos é uma das principais causas das doenças bucais.

Por isso, observe e, se necessário, faça a mudança de hábitos alimentares, pois algumas ações que parecem comuns, na verdade prejudicam os seus dentes, comprometendo o sorriso perfeito. Confira o post de hoje e saiba mais!

Hábitos alimentares que prejudicam a saúde bucal

1. Ingerir alimentos ricos em açúcar

Alimentos doces são uma tentação, principalmente para crianças. Porém, oferecem pouco valor nutritivo, sendo pobres em vitaminas, inclusive aquelas que ajudam a ter uma dentição forte e sadia. Caso seja difícil resistir a um “docinho”, procure escovar os dentes logo após a ingestão, pois desta forma o açúcar não acumula nos dentes.

2. Ingerir alimentos muito duros

Ingerir alimentos que oferecem muita resistência no momento da mastigação pode causar a quebra ou o desgaste dos dentes. Em casos extremos, um dente quebrado aciona de forma errada os músculos responsáveis pela mastigação, e isso tem reflexos diretos na coluna vertebral.

3. Mastigar de um lado só

A mastigação unilateral, a longo prazo, pode causar uma irregularidade na arcada dentária e também problemas musculares. Uma visita ao dentista ajudará a identificar o problema e indicar a melhor solução para o caso.

Alimentos que são aliados da saúde bucal

Quem quer começar uma mudança de hábitos alimentares para uma melhor saúde bucal deve ficar atento ao que está ingerindo. Existem alimentos que fazem muito bem aos dentes. Confira:

Leites e queijos

Esses alimentos são uma grande fonte de cálcio e proteínas. O leite tem ainda vitaminas benéficas ao crescimento saudável dos dentes. Por isso é importante incentivar o consumo de leite desde cedo, Já o queijo tem em sua gordura uma proteína que impede que as bactérias se prendam nos dentes. Essa barreira evita a formação da placa bacteriana, grande causadora de cáries.

Vitaminas C e D

Essas vitaminas ajudam na proteção da saúde bucal. Isso porque ingerir alimentos ricos em vitamina C aumenta a imunidade da gengiva. Da mesma forma, alimentos que contenham a vitamina D auxiliam na absorção do cálcio.

Chiclete

Chiclete pode ser aliado da saúde bucal? Claro! As versões que contêm xilitol, um adoçante natural, são recomendadas até pelos dentistas. Além de evitar o mau hálito, a mastigação do chiclete aumenta a produção de saliva e elimina as bactérias que aderem nos dentes.

Fibras

Alimentos ricos em fibras são ótimos não só para o sistema digestivo, mas para a limpeza dos dentes. Você encontra a fibra em cereais como a granola e em frutas como pêssego, laranja e ameixa.

Seguindo as dicas e observando os hábitos alimentares é possível cuidar bem da saúde dos dentes. Afinal, um sorriso bonito é o nosso cartão de visitas!

Se você gostou do post, curta a nossa página no Facebook e confira mais dicas bacanas sobre saúde bucal!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

4 comentários em “Veja os hábitos alimentares que prejudicam sua saúde bucal

  1. Meus hábitos atuais para higienização bucal são de escovar os dentes após ingerir qualquer tipo de alimento, na media são 5 x dia, mas em passado recente devido as dificuldades do cotidiano não permitiam está pratica, e a fita/fio dental foram a opção encontrada, mas não são eficazes como a escovação, por isso alguns dentes implantados foram perdidos e os atuais estão com cáries, hoje estou aposentado condição que ajuda muito, no momento me encontro em Ribeirão Preto localidade próxima ao seu local de trabalho, por isso gostaria de saber a viabilidade de agendar um horário com você. Aguardo. Obrigado.
    meu celular atual e 061 998846 4749

    1. Ola Darwin, fico feliz em saber que você incorporou no seu dia a dia bons hábitos de higiene bucal. Entendo que na vida enfrentamos vários momentos e por ventura em um determinado período você não conseguiu colocar todos esses hábitos em prática. Mas é importante lembrar que hoje a odontologia possui muitos procedimentos restauradores e conservadores que podem preservar os elementos dentais. Mesmo assim, quando não é mais possível, os implantes são a melhor opção para reposição de dentes perdidos. Obrigada por nos escolher, estamos localizados na Zona Sul de São Paulo e será um prazer recebe-lo em nossa clinica.

Deixe uma resposta

-