Veja os cuidados com os dentes que você deve ter durante o verão

4 minutos para ler

A estação mais quente do ano pede passagem e atenção quando o assunto é saúde. Mesmo para quem usará as férias para descansar, a preocupação com o corpo ainda impera. E olha, muitos esquecem, mas você sabia que os cuidados com os dentes nessa época também são importantes? 

A maioria só redobra o zelo no inverno, com a ingestão de alimentos quentes, entretanto as bebidas geladas e refrescantes também podem fazer mal ao nosso sorriso. Foi pensando exatamente neste ponto que elaboramos esse texto. Preparado? Então veja os cuidados com os dentes que você deve ter durante o verão.

Nos momentos de curtição, mantenha os cuidados com os dentes 

Parece que verão torna as pessoas mais alegres e sorridentes. Para ter os dentes mais brancos, muitos adotam diversos tipos de tratamentos sem pensar nas consequências.

Clareamentos dentais, bebidas geladas e alimentos ácidos. Pronto! Os efeitos podem ser devastadores e a sensibilidade, que antes não existia, agora é uma das grandes queixas de problemas bucais.

Além disso, é nessa época que abusamos das bebidas alcoólicas, açaí, sorvetes, doces, refrigerantes, sanduíches, batata frita e de vários outros alimentos cariogênicos, ou seja, produtos que favorecem o surgimento de cáries.

Como se fosse pouco a ingestão errônea das refeições, muitas pessoas relaxam nos cuidados com os dentes – esquecem de escová-los ou na maioria das vezes escovam de qualquer jeito e não passam o fio dental.

Cuidados com os dentes precisam ser tomados

De início, antes de sair para curtir suas férias, passe por uma consulta no dentista, faça um check up no sorriso e uma limpeza de rotina. Assim, você previne qualquer imprevisto com a saúde bucal e checa o estado dos dentes e da gengiva.

Se puder, opte por alimentos que contribuem para a limpeza dos dentes. Frutas como abacaxi, goiaba, maçã, manga e pera, por exemplo, além de serem saudáveis para lanchinhos rápidos, são fibrosas e ajudam na higienização da boca. O morango também é bem eficiente, oferece vitamina C, combate o acúmulo de placa e ajuda a remover manchas.

Para quem vai passar o dia na praia, aproveitando o intenso calor, lembre-se que precisa hidratar o organismo. Se o corpo dá sinal de desidratação, a quantidade de saliva diminui e com isso seu papel de prevenção de doenças também é reduzido. 

Ações que devem ser evitadas no verão

Um dos fatores que prejudicam os dentes é a diferença de temperatura. Bebidas geladas já causam sensibilidade momentânea e imediata bem incômoda, se intercaladas com alimentos quentes podem potencializar ainda mais as dores nos dentes.

Frutas cítricas como o limão e o kiwi ou refrigerantes e isotônicos, os mais refrescantes para o verão, não devem ser consumidos em excesso. Alimentos como esses corroem o esmalte e acabam com a proteção dos dentes. 

Não abra garrafas ou saquinhos com os dentes, isso pode fazer com que os lasque ou quebre. Não esqueça que os dentes foram feitos para mastigar e não para usar como abridor.

Dicas rápidas

  • Troque o refrigerante por sucos naturais – se possível, com pouco ou sem açúcar;
  • Tenha sempre um kit com fio dental, escova e pasta de dente;
  • Se não tiver como escová-los, faça pelo menos um bochecho com água;
  • Coma uma maçã ou laranja para higienizar a boca;
  • Na hora de dormir, mesmo que esteja muito cansado, lembre-se fazer uma escovação reforçada e de passar fio dental.

Agora que já conhece os cuidados com os dentes que você deve ter durante o verão, compartilhe essas dicas em suas redes sociais e ajude outras pessoas a cuidarem do sorriso.

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-