Veja como tratar o bruxismo de forma eficiente

6 minutos para ler

Você tem o hábito de ranger ou de apertar os dentes? Isso costuma acontecer durante o sono ou até durante o dia? Então, pode ser que você tenha bruxismo, uma patologia bucal que afeta várias pessoas, tanto homens quanto mulheres. O bruxismo pode afetar também crianças.

Atualmente, essa patologia acomete cerca de 15% das crianças e ainda não se sabe o motivo exato do desenvolvimento da doença nessa fase, porém, quanto antes for diagnosticada, menores serão as sequelas e maiores as chances de se obter sucesso no tratamento.

Continue lendo este post e entenda um pouco mais sobre como tratar o bruxismo e qual especialista procurar para o tratamento de crianças com a patalogia. Acompanhe!

Quais são as causas do bruxismo?

Uma das causas mais associadas são as doenças de caráter emocional, como estresse, ansiedade, hiperatividade e deficit de atenção. Também existem outras, como tensão, problemas de formação anatômica e até fatores genéticos. Além disso, no caso de crianças, é possível que o bruxismo esteja relacionado a problemas respiratórios.

Nos dias atuais, o bruxismo tem afetado muito as crianças, sendo comum encontrar as sequelas da doença nesses pacientes, como desgastes dentários, sensibilidade, problemas articulares e dificuldade para dormir.

Quais os principais sinais e sintomas?

O sintoma mais comum é dor de cabeça frequente, estalos na articulação temporomandibular ou ATM (articulação que une a mandíbula à maxila, localizada próxima ao ouvido), deslocamento e/ou dor ao abrir e fechar a boca e dentes com desgastes ou trincas.

Porém, existem outros sinais e sintomas que podem acompanhar o bruxismo, tais como dores musculares na região do pescoço e amolecimento dos dentes. Outros sinais e sintomas são:

  • zumbido no ouvido;
  • estalos ao abrir e fechar a boca;
  • problemas para dormir;
  • necrose dos nervos, vasos e polpa dentária;
  • presença de pólipo pulpar;
  • maior sensibilidade dental.

Como diagnosticar?

É muito difícil que a própria pessoa identifique que algo está errado, já que o bruxismo ocorre durante a noite, enquanto ela dorme. Muitos que têm bruxismo muitas vezes rangem os dentes ao dormir, e isso incomoda quem está ao lado, tornando mais fácil que o companheiro ou companheira perceba que algo está errado.

Em crianças, o bruxismo durante o sono é mais comum, por isso é importante que os pais fiquem atentos aos sintomas. Como comentamos, nessa faixa etária, é possível que o bruxismo tenha origem em problemas respiratórios. Sendo assim, crianças com asma, rinite e infecções do trato respiratório têm maior predisposição para desenvolver bruxismo.

O diagnóstico também pode acontecer quando a pessoa vai até uma consulta ao dentista por outro motivo qualquer, e o profissional percebe que ela tem bruxismo por meio das sequelas da doença ou de relatos do próprio paciente. No caso das crianças, o profissional mais habilitado para realizar o diagnóstico é o odontopediatra. Muitas vezes, a borda da língua ou a mucosa das bochechas ficam completamente marcadas pela compressão dos dentes.

Como tratar o bruxismo?

A verdade é que ainda não há um tratamento único e específico que seja capaz de resolver completamente o problema. Como as principais causas estão relacionadas com problemas emocionais, eles precisam ser resolvidos para que o tratamento da doença seja eficaz. O tratamento geralmente é feito por uma equipe de profissionais.

Nesse caso, vale a pena consultar um psiquiatra e buscar um acompanhamento terapêutico com psicólogo. É igualmente importante envolver um otorrinolaringologista, caso o paciente apresente problemas respiratórios, e um fonoaudiólogo. O dentista saberá orientar a busca pelo melhor tratamento!

Especificamente na odontologia, existem alguns recursos que são indicados para amenizar os sinais e sintomas do bruxismo e evitar muitos problemas de saúde causados por ele. As placas interoclusais ou miorrelaxantes fabricadas em silicone — ou então aquelas fabricadas em acrílico, que são mais rígidas — são muito indicadas.

Elas são feitas de acordo com o molde da arcada dentária do paciente e evita o contato entre os dentes, reduzindo o desgaste e o desconforto gerado na ATM. A placa pode ser confeccionada tanto para adultos como para crianças. No caso das crianças, é imprescindível que seja feito o acompanhamento frequente com o odontopediatra para que a placa não interfira no crescimento ósseo e dentário.

Lembrando que a placa serve para evitar as sequelas da patologia; ela não trata o bruxismo em si. O tratamento é feito de forma multiprofissional.

Existe prevenção para o bruxismo?

Existem algumas formas de evitar que o bruxismo se desenvolva e também outros meios de aliviar os estragos que ele pode trazer.

Vá ao dentista

Não deixe para ir ao dentista apenas quando estiver com dor de dente ou algum outro problema bucal. Consulte esse profissional com a frequência adequada. O ideal é que a visita ao dentista seja realizada a cada seis meses.

Preste atenção aos seus sinais

Quem tem o bruxismo pode, mesmo durante o dia, estar com os dentes travados quando se encontra concentrado em alguma tarefa ou situação de tensão. Fique atento a fim de evitar esse comportamento. Caso haja dores de cabeça frequentes, estalo ao abrir e fechar a boca, sensibilidade dentária ou outros sintomas já citados aqui, não hesite e procure um cirurgião-dentista quanto antes.

Evite o uso em excesso de smartphone ou tablet em crianças

Dar esses aparelhos, principalmente para a criança dormir, aumenta o estresse e a tensão, pois elas ficam concentradas por tempo indeterminado e isso prejudica a qualidade do sono.

Não masque chicletes e não morda objetos duros como canetas e lápis

Isso provoca maior desgaste nos dentes e prejudica o correto funcionamento da ATM.

Pratique exercícios

Criar esse hábito é essencial para reduzir o estresse e a ansiedade, já que as atividades físicas liberam substâncias que dão a sensação de prazer e relaxamento, como a endorfina. Atividades físicas também previnem a obstrução respiratória, reduzindo as chances de desenvolver o bruxismo.

Além de seguir todas essas orientações, o mais indicado para tratar o bruxismo e prevenir as sequelas é usar a placa interoclusal ou miorrelaxante sempre que for dormir ou mesmo durante o dia, quando estiver em casa, principalmente quando for se concentrar em algum trabalho.

O bruxismo pode trazer graves sequelas aos dentes. Apesar de não ser uma patologia que apresenta risco de vida, ela pode influenciar drasticamente a qualidade de vida da criança. Quanto antes o diagnóstico for realizado, maiores serão as chances de sucesso no tratamento!

Para tratar o bruxismo em crianças é extremamente importante que os pais fiquem atentos aos seus filhos e, caso detectem algum sintoma, procurem rapidamente o odontopediatra. Aproveite e entre em contato com a Qualimplan, aqui em São Paulo, e conte com os melhores profissionais para cuidar da saúde bucal!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-