Veja como a água sanitária é útil na limpeza de alimentos

4 minutos para ler

Uma alimentação equilibrada e rica em frutas e vegetais é de fundamental importância quando o assunto é nossa saúde bucal e geral. Porém, para que todos os nutrientes e vitaminas provenientes de nossas refeições sejam mais bem aproveitados, deve-se ter uma boa limpeza dos alimentos antes de servi-los.

Pensando nisso, falaremos um pouco sobre a importância e modo de uso da água sanitária. Depois da leitura, é só preparar aquele prato especial que você tanto gosta!

O que é a água sanitária?

A água sanitária nada mais é que uma solução química cujo produto ativo é o hipoclorito de sódio. É muito utilizada na limpeza e desinfeção de superfícies e possui uma excelente ação bactericida, ou seja, é capaz de matar bactérias com eficácia.

Devo usar água sanitária na limpeza dos alimentos?

Uma vez que os alimentos são majoritariamente cultivados no solo, o contato com materiais orgânicos e microrganismos patológicos é inevitável. Assim, uma limpeza rigorosa dos mesmos antes de levá-los à mesa é fundamental.

Ao contrário do que muitos pensam, a água corrente não é capaz de eliminar esses microrganismos, necessitando de uma solução específica para sua remoção. A água sanitária é essa solução amiga que facilmente mata os germes e torna os alimentos seguros para nossa alimentação.

Como deve ser feita essa limpeza?

A limpeza dos alimentos é basicamente feita em três etapas, todas muito importantes para se ter uma comida segura e livre da maior quantidade de microrganismos possível.

1. Limpeza inicial e escovação

Antes de mais nada é preciso retirar qualquer resíduo de terra, folhas ou larvas com a ajuda de uma pequena escova de cerdas macias e água corrente. Além de remover esses detritos, essa etapa também ajuda a remover o aspecto esbranquiçado causado pelos agrotóxicos.

Uma boa dica nessa etapa é colocar os alimentos de molho numa solução de água e vinagre (2 colheres de sopa de vinagre para cada 1 litro de água) por 30 minutos. Apesar de não matar as bactérias, ele auxilia nessa limpeza inicial. Após, é só enxaguar em água corrente.

2. Imersão em solução de água sanitária

Após a primeira etapa, é preciso então colocar os alimentos em imersão numa solução de água sanitária e água (1 colher de água sanitária para cada 1 litro de água) por 15 minutos.

Quando o assunto é eliminação de microrganismos, esse processo é o que apresenta o maior custo-benefício, pois o valor do produto costuma ser baixo e o rendimento é imenso.

3. Enxágue

Por fim, para ingerir ou deixar esses alimentos preparados para outras refeições, é necessário enxaguá-los em água corrente e de preferência filtrada. Isso elimina qualquer resquício do produto e também possíveis resíduos de terra, ovos ou larvas que possam ter passado despercebidos.

Posso usar qualquer água sanitária?

Existem disponíveis no mercado uma diversidade de produtos específicos para a limpeza de alimentos que empregam o hipoclorito de sódio em sua composição. Porém, em sua maioria, apresentam um alto preço.

Como alternativa, optar pela água sanitária é uma boa saída. Você pode usar qualquer uma que possua o registro do Ministério da Saúde e não contenha perfumes, agentes clareadores ou qualquer outro elemento usado para a limpeza. Basta olhar no rótulo para saber se o produto é recomendado para a higienização alimentícia ou não.

A água sanitária elimina o agrotóxico?

Apesar de ser uma forte aliada contra as bactérias, a água sanitária não remove o agrotóxico usado no cultivo dos alimentos. Para evitar o consumo em excesso desses agentes, o ideal é optar por alimentos orgânicos.

Muitas vezes pensamos que ao ingerir frutas e vegetais já estamos seguindo um estilo de vida saudável, mas se esquecermos da sua higienização, o tiro pode acabar saindo pela culatra.

Esperamos que esse artigo sobre a limpeza de alimentos lhe seja útil e te motive a fazer disso um hábito. Se gostou, não se esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais para que eles também fiquem por dentro desse cuidado tão importante!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-