Aprenda como fazer o uso do fio dental com aparelho!

3 minutos para ler

Você tem aparelho ortodôntico e acha difícil fazer o uso do fio dental? Se sim, saiba que não é a única pessoa nesse barco. Mas não dá para fugir dele, já que o item é fundamental para manter a saúde bucal em dia. Afinal, sua função é a de retirar os restos de alimentos que a escova não consegue alcançar, de forma a evitar a concentração de placa bacteriana e prevenir a gengivite.

Vale lembrar que o aumento de placas nos dentes pode levar a outros problemas bucais. Doenças gengivais, sangramento, mau hálito, perdas dentárias e ósseas são exemplos disso. Logo, o fio dental precisa ser utilizado por todas as pessoas, inclusive por quem tem aparelho na boca. Quem vive uma rotina corrida e não consegue usá-lo após todas as refeições deve lançar mão dele pelo menos uma vez ao dia.

Neste post, vamos explicar como fazer o uso do fio dental com aparelho ortodôntico. Veja!

Saiba como usar o fio dental

Primeiro, é essencial saber aplicar o fio dental corretamente. Você vai precisar de aproximadamente 45 centímetros do produto. Insira-o por baixo do arco principal do braquete. Só depois, passe-o entre os dentes. Repita a operação até alcançar toda a dentição. É praticamente como passar o fio em uma agulha.

Utilize o fio encerado

O fio encerado não se rompe facilmente quando passado por espaços estreitos. Além disso, o produto é mais difícil de enroscar e não deixa fiapos no aparelho, algo que comumente acontece com o fio comum e gera um incômodo. Por isso, dê preferência ao item confeccionado com cera.

Experimente o passador de fio

Você já experimentou o passador de fio? Trata-se de uma espécie de agulha de plástico que possibilita deslizar o fio entre os dentes e as peças do aparelho ortodôntico com facilidade, de modo a garantir uma higienização bucal melhor. É um produto barato e descartável, disponível em farmácias. Que tal aplicá-lo?

Opte pela escova interdental

Se você quer manter sua saúde bucal em dia, além de passar o fio dental corretamente, uma dica valiosa é utilizar a escova interdental. Conhece o produto? Ele tem o formato em cone, o que simplifica a limpeza entre as peças do aparelho. Logo, é uma solução eficiente para prevenir e remover a placa bacteriana que pode aparecer entre os dentes e os braquetes.

Porém, independentemente do tipo de escova utilizada, não se esqueça de substituí-la regularmente — em média, de três em três meses. É que após esse período, o produto perde a eficácia para remover a placa bacteriana devido ao desgaste das cerdas. Além disso, com o tempo, ela acumula bactérias que podem ser prejudiciais à saúde bucal.

Aprendeu como fazer o uso do fio dental, mesmo com a presença do aparelho ortodôntico? O que parece ser complicado torna-se mais simples com o emprego das soluções disponíveis, como o passador de fio. Lembre-se de que além da escovação, o fio dental é essencial para garantir a limpeza completa dos seus dentes e, por consequência, evitar as indesejadas doenças bucais, como a gengivite e a formação de placas.

Agora que você já sabe como fazer uso do fio dental, continue acompanhando nossas novidades? Siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e Twitter!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-